Início » Celular » Por que você não deve fechar apps manualmente no iOS

Por que você não deve fechar apps manualmente no iOS

Isso só piora a duração de bateria do iPhone

Paulo Higa Por

Parece que às vezes pensamos que nosso sistema operacional não é inteligente, e o tratamos como um bebê — o que nos faz perder tempo com tarefas geralmente inúteis, como ficar gerenciando o consumo de RAM do Windows.

No iOS, essa sensação se manifesta na tela de aplicativos recentes: muita gente fecha manualmente o que está “rodando” em segundo plano, acreditando que isso melhora o desempenho do iPhone ou reduz o consumo de bateria. E de vez em quando surgem publicações como a de John Gruber, no Daring Fireball, para reforçar que, na verdade, isso só piora as coisas.

O próprio vice-presidente de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, respondeu a uma dúvida em 2016: um usuário queria saber se Tim Cook fechava aplicativos manualmente e se isso era necessário para preservar a duração da bateria. O CEO direcionou o e-mail a Federighi, que respondeu: “Não e não”.

Por quê? Porque o multitarefa do iOS é bastante controlado. Como explica John Gruber: “Apps em segundo plano estão efetivamente ‘congelados’, limitando severamente o que eles podem fazer em background e liberando a RAM que estavam consumindo”. Ele completa: “descongelar um aplicativo congelado consome bem menos processamento do que executar novamente um app fechado de maneira forçada”.

Isso significa que, se você tem o hábito de pressionar duas vezes o botão Home e ficar deslizando o dedo para cima freneticamente, seu iPhone (que já não tem uma bateria maravilhosa, vamos combinar) tende a gastar mais bateria. Além disso, outros aplicativos não serão executados mais rapidamente: o próprio iOS libera a RAM necessária quando um aplicativo em primeiro plano está funcionando.

Então para que serve o recurso de fechar aplicativos no iOS? Bem, o único artigo de suporte que encontrei mencionando o recurso diz: “Se um app não estiver respondendo, force o encerramento dele”. É isso: é um recurso para ser utilizado somente quando algo der errado.

Com tanto tempo economizado, você pode colocar as séries em dia, ler um livro ou dormir até mais tarde. Sempre vale lembrar deste infográfico (para um adulto, o ideal é ter de 7 a 9 horas de sono por dia):

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson

Tem um erro nessa matéria. O texto faz parecer que fechar apps manualmente gasta mais bateria” O correto seria enfatizar que apenas gastará mais bateria SE VC FREQUENTEMENTE REABRIR UM APP! Caso a pessoa abra um app que usa poucas vezes por dia e force seu fechamento VAI ECONOMIZAR SIM! Lembrando que são poucos apps que usamos constantemente como os mensageiros instantâneos. Estes sim vale a pena deixar sempre em segundo plano.

Sérgio Luiz

Eu olhando aqui agora eu tenho 33 Apps congelados na memória do iPhone. Eu nunca percebi isso, também não tenho o Hábito de ficar fechado Apps já que nunca senti necessidade!!!👌

Lairton Gomes
teu s8 tá ficando lento com o tempo?
Helio Almeida
Entretanto, apps como o Waze que rodam praticamente "em full" quando em background é melhor que se encerre mesmo.
Jorge Vaz (shadowvaz)
Segui a sugestão -- eu tenho esse hábito de fechar apps que não estou mais usando -- e em menos de 24h pela primeira vez desde que tenho um iPhone (no caso o 6, desde o final de 2015) ele reiniciou, do nada. Vou continuar com meu bom e velho hábito e recomendo a todos, inclusive Androiders
Bruno Silveira
Mas essa "regra" vale tmbm para iPhones mais antigos o uapenas para iPhones mais novos? Pq eu ainda estou no iPhone 5S que tem apenas 1GB Ram e um SOC dual core 1.3GHz. Se eu tiver muitos apps abertos e abrir mais algum jogo pesado, ele nao vai apresentar travamentos e lags?
BassVix
Meio relativo isso. Já cansei de ter problema de aplicativos que não abriam, então fechei alguns que estavam ocupando memória (???) e então consegui rodar o que queria. Não havia nenhum congelado, simplesmente o uso de memória dele estava impedindo a execução do outro.
Pedro H Garcia
@paulohiga:disqus Existem casos em que é desejável terminar a execução de um app. Especificamente, quando você não quer que o aplicativo acesse algumas funções em background, como o Background App Refresh, acesso a localização, notificações locais, e outros, que são funções que consomem bateria. O Michael Tsai tem um [bom resumo](https://mjtsai.com/blog/2017/07/21/when-to-force-quit-ios-apps/ ) disso.
Doug
Meu pai que o diga.
Doug
O Android já faz essa tarefa por mim. O TOC agradece.
Adriano Sequeira Avello
@Paulo Higa qual seria a forma correta de fechar/encerrar os aplicativos no iOS? Aprendi da forma errada, e sei apenas esta, gostaria de corrigir para tornar maior a vida útil do iPhone. Valeu
Adriano Sequeira Avello
@Paulo Higa qual seria o modo correto de fechar/sair do aplicativo no iOS? "Aprendi" do jeito errado e gostaria de corrigir para tornar o iPhone menos descartável. Valeu
@RicardoSouza
Legal o texto e como um colega disse abaixo, poderiam fazer um post desse para o android. Tenho varios amigos que usam um app e logo em seguida fecham tudo(inclusive nos novos S8, S7,etc). Eu to usando Android, acreditem, a no maximo dois anos... Serio! antes eu usava Windows Phone, windows 10 mobile. Entao, quando começei a usar o S7, com android 6, nunca fechei meus apps. E tambem nunca senti lentidao de qualquer tipo. Atualmente uso o S8 e ainda mantenho a minha lista de apps em segundo plano bem grande, sem perceber qualquer engasgo. Acredito sim, que o IOS seja melhor no gerenciamento de recursos, mas nao acho que o Android 6 ou 7 seja tao ruim hoje em dia comparado com as versoes anteriores... Acho que esta questao tá mais pra um vicio do passado, quando de fato nao tinhamos um SO com um bom gerenciamento...
Marsupial radical
Os samsungs dão problema nos Mensageiros e outros apps que dependem de segundo plano, justamente por causa desse gerenciamento inteligente. Se tu não abrir o app em determinadas horas (se ele ficar x horas fechado) ele vai lá e mata o processo. Tu deixa de receber notificações, daí. Tu pode ajustar isso nas configurações do gerenciador e mandar desconsiderar alguns processos, mas nunca fiz, não sou usuário Samsung.
Rubens dos Santos
Sei não man, esses app que usam recursos extras (localização, internet, hardware) eu opto por fecha-los.
Exibir mais comentários