Sair com o carro, mas esquecer de levar a CNH é uma situação que pode render multa e até apreensão do veículo. Mas, a partir de fevereiro, você poderá escapar desse tipo de problema mostrando o documento no seu smartphone: atendendo a uma proposta do ministro das Cidades, Bruno Araújo, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e).

A ideia é que, sempre que você tiver que apresentar a sua carteira de habilitação, tenha a opção de mostrar a versão digital do documento por meio de um app específico. A validação da CNH-e e a checagem dos dados serão realizadas por certificado digital e, a exemplo do que já é feito com CNHs impressas mais recentes, via QR Code.

Para evitar fraudes, o Contran vai estabelecer uma série de padrões técnicos e aplicar um sistema de criptografia. Todos os parâmetros tecnológicos deverão permitir que a CNH-e tenha o mesmo valor jurídico da versão impressa.

CNH - QR Code

De acordo com o Contran, a emissão da CNH-e, pelo menos inicialmente, não será automática. O cidadão interessado deverá se cadastrar no site do Denatran com o uso de um certificado digital ou comparecer a um posto do Detran.

Depois, o cadastro terá que ser ativado a partir de um link enviado ao email. No passo seguinte, será necessário fazer login no smartphone e criar um PIN. Em caso de perda ou roubo do aparelho, será possível bloquear a CNH-e no site do Denatran.

Ainda não está claro, porém, quais os custos que o processo de emissão da CNH-e terá ao usuário — gratuito o procedimento dificilmente será. Como já informado, a previsão é a de que a versão digital da carteira de habilitação comece a valer em fevereiro de 2018.

Vale ressaltar que a versão impressa do documento continuará sendo emitida.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Theo Queiroz
A versão digital da CNH começa a valer em fevereiro de 2018, mas quando posso aderir? Todos os Detrans já estão fazendo o cadastro?
Eric D.
http://www.icarros.com.br/noticias/geral/lei-por-dirigir-sem-o-documento-do-veiculo-muda-em-novembro/21403.html
Junior Santos ?
????
Eric D.
Mas a partir do ano que vem não seremos mais obrigados a andar com documentos do carro tb...
Eric D.
Mas talvez nem seja necessário... fala que ela vale de forma equivalente a carteira física... e a carteira fisica vale como RG e CPF.... teoricamente falando quem tem no cel o sistema de pagamentos via NFC nem vai precisar andar de carteira... tomara...
DumbSloth87
??
Ed
Eu costumo deixar o do carro dentro do próprio carro. Em moto não tem como, a menos que tenha caixinha ou porta-capacete embaixo do banco, mas o risco de roubo de moto também é bem maior, né. Enfim, se fosse um documento pequeno que nem a CNH, certamente moraria na minha carteira. https://uploads.disquscdn.com/images/b986cdb9777159ae6a7dbe1e5e7b14b25a77d19044915827f1ad6bdc0d122e13.jpg
Rafael Dias
Podia fazer com o documento do carro também, pois é um saco todo ano ter que pagar e esperar pra enviar aquele papel gigante que tem quer ficar amassando.
tuneman
Nem precisava tanto, bastava fazer a consulta com base no CPF do motorista. Bota o numero num app e ele mostra dados e foto. Claro, ainda seria interessante carregar ela caso faça uma viagem mais longa ou em algum lugar sem conexão com internets.
tuneman
principalmente o documento do carro. porra, aquilo é uma porcaria pra carregar na carteira. e eu ando de moto! nao tenho como deixar nela!
Emerson Alecrim

Verdade, já alterei aqui.

emersonalecrim
Verdade, já alterei aqui.
Leandro Alves
Por mim todo documento deveria ter formato e o mesmo material do cartão de crédito. Até o documento do carro.
João Paulo Alencar
"O cidadão interessado deverá se cadastrar no site do Denatran ou comparecer a um posto do Detran para confirmar seu email com o uso de um certificado digital." Pelo que eu entendi, no site do Ministério das Cidades diz o contrário: certificado digital só para quem for fazer online. Pessoalmente, no Detran, só precisa do e-mail mesmo. http://www.cidades.gov.br/component/content/article?id=5294
Paçaro
Bem isso. A minha tem um cantinho fixo na carteira. Diferente do RG que não cabia, e por isso nem ando mais com ele (na verdade não lembro nem onde tá).
Exibir mais comentários