Início » Celular » Sony terá que devolver dinheiro por dizer que aparelhos Xperia são à prova d’água

Sony terá que devolver dinheiro por dizer que aparelhos Xperia são à prova d’água

Mas só nos Estados Unidos

Emerson Alecrim Por

Se você compra um smartphone promovido como à prova d'água, espera que ele resista a uma corrida feita num dia chuvoso ou saia ileso de um mergulho na piscina. Mas não foi isso o que aconteceu com muitas unidades da linha Xperia. Por conta disso, um tribunal nos Estados Unidos decidiu que a Sony vai ter que reembolsar os clientes que se sentiram lesados.

Xperia ZR

Hoje, a companhia é muito mais cautelosa e já não aponta a resistência à água como um dos grandes atributos da linha Xperia. Mas, em um passado não muito distante, era diferente. No comunicado de imprensa sobre o Xperia Z2, por exemplo, a Sony disse que o modelo pode "ser usado debaixo d'água por 30 minutos, sob 1,5 m de profundidade".

Em alguns sites regionais da Sony, era possível encontrar imagens de divulgação que mostravam o smartphone sendo manipulado dentro da piscina. Nessas páginas também era possível encontrar expressões como "leve seu dispositivo para nadar".

Xperia dentro d'água

Convencidos, muitos consumidores confiaram na divulgação e submeteram seus smartphones Xperia à água, entrando com o aparelho na piscina, por exemplo. A partir daí, as reclamações dizendo que o dispositivo parou de funcionar só cresceram, inclusive no Brasil: o Reclame Aqui está cheio delas.

Até o Tecnoblog passou por essa experiência. Há dois anos, quando eu testava o Xperia Z3+ para um review, coloquei o aparelho debaixo da torneira para tirar uma foto, mas, nos instantes seguintes, ele desligou para nunca mais voltar à vida. Havia entrado água. A Sony trocou a unidade imediatamente, mas o trauma foi grande (valeu, Mobilon, por pagar a terapia).

Sony Xperia Z3+

A Sony passou a ressaltar em avisos de rodapé e páginas de ajuda que os aparelhos não devem ser submersos, mesmo quando apresentam certificado IP68, que assegura que o dispositivo pode ficar protegido sob longos períodos de imersão em água.

Por fim, a companhia parou de destacar a suposta resistência à água. Na página brasileira do Xperia XZ Premium, por exemplo, a Sony ressalta apenas que o modelo foi "desenvolvido para suportar respingos e garoas inesperadas". Discurso parecido é adotado em outros países.

Sony - deixa chover

Mesmo assim, a Sony terá que remediar o estrago já feito. Um tribunal federal de Nova York deu causa ganha a uma ação coletiva contra a empresa nos Estados Unidos. O processo afirma que a companhia exagerou nas afirmações sobre determinados modelos de smartphones e tablets da linha Xperia serem “impermeáveis”.

Como resultado, a Sony terá que oferecer uma garantia adicional de 12 meses para unidades adquiridas no último ano ou de seis meses para aparelhos comprados há mais tempo. Os consumidores que tiveram problemas poderão ainda obter 50% de reembolso sobre o valor de mercado do smartphone ou tablet desde que faça a reclamação até 30 de janeiro de 2018.

Veja também: Não é uma boa ideia colocar seu smartphone Xperia à prova d'água… na água

O percentual de reembolso pode mudar, pois a Sony ainda tem chance de recorrer — há uma audiência marcada para dezembro. Porém, se o tribunal não concordar com as alegações da empresa, é possível que o juiz determine, em contrapartida, uma proporção bem acima de 50%.

Os modelos afetados são estes:

  • Xperia M2 Aqua;
  • Xperia M4 Aqua;
  • Xperia ZR;
  • Xperia Z Ultra;
  • Xperia Z1, Z1s, Z1 Compact;
  • Xperia Z2;
  • Xperia Z3, Z3 Compact, Z3v, Z3+, Z3+ Dual;
  • Xperia Z5;
  • Xperia Z5 Compact;
  • Xperia Z2 Tablet;
  • Xperia Z3 Tablet Compact;
  • Xperia Z4 Tablet.

Vale frisar que a decisão beneficia apenas consumidores nos Estados Unidos. Até o momento, a Sony não se pronunciou sobre o assunto.

Com informações: The Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Warelo

Que Saudade do meu Z3...
Tava aqui pesquisando pra comprar um celular novo a prova d'água e vim da uma olhada na Sony, afinal já tive um Z3 "aprova d'água"... Mas aí... Pera! Como É ? acabei descobrindo que era só aprova d'água no Brasil?... Kkkkkkkk
Comprei meu Z3 por ser a prova d'água, afinal andava de moto e era chato ficar me preocupando para o telefone não molhar... Tive um Z3 por pouco mais de 1 ano... Sempre Fiz uso do a prova d'água com fotos e vídeos em baixo d'água, mergulhando, dando mortal em piscinas, fiz até um Sup no Lago Paranoa (BSB) com várias fotos e tombos... Meu medo era de perder o telefone e não que ele ia parar de funcionar... Kkkkkkkk
Com a garantia quase expirando (10 meses de uso) ele parou de funcionar após uma festa na piscina, onde após descarregar coloquei ele pra carregar, logo após chegar em casa, umas 3 horas dava pra ele secar, né? Talvez tenha dado um curto nele pois ele esquentou muito e se entrou água, virou vapor e danificou ele, fez ele parar de funcionar... Levei na assistência da Sony 3 dias, arrumaram + 90 dias de garantia, claro que fui testar e no primeiro mortal na piscina, tudo certo... Mas novamente ao carregá-lo tava esquentando muito e parou de funcionar... Levei na assistência e uma semana depois a Sony me deu outro z3 zerado com nota fiscal, novo imei, mais 6 meses de garantia, sem marcas de uso, arranhão na tela, amassadinho na quina, paguei outra película feliz ... Hahaha
Continuei minha vida subaquática por mais uns 3 meses sem nenhum problema até que em uma festa em um momento de distração e multidão me levaram ele do meu bolso, fui roubado... Infelizmente não conseguia comprar outro novo e um usado sem garantia pra mim não servia afinal meu interesse era ser a prova d'água... Que na verdade nunca existiu?! Como assim!? O meu era aquele com TV que a uma antena é adaptável antes do fone, então assisti TV até em baixo d'água... Oxi num era a prova d'água... Kkkkkkkkkk
É uma pena pq tava procurando um aparelho a prova d'água pra comprar...

Obs: Nunca lavei ele com água da torneira após uso de piscinas água com cloro...
Obs2: contei a mesma história em outro post do blog que o assunto é relacionado...

FSchmitt

acho que esse é o problema da maioria,,,, as tampas de vedação mal encaixadas ou já sem a borracha

TaSerto Schmitt
acho que esse é o problema da maioria,,,, as tampas de vedação mal encaixadas ou já sem a borracha
FSchmitt

sinistro mesmo, confiante nisso ja molhei o z2 até em água salgada,,,, uma semana depois apresentou mal contato no plug d fone de ouvido... resolvido com wd40, ele vive até hoje...

TaSerto Schmitt
sinistro mesmo, confiante nisso ja molhei o z2 até em água salgada,,,, uma semana depois apresentou mal contato no plug d fone de ouvido... resolvido com wd40, ele vive até hoje...
Lobo Solitário
Quem é bitolado doente a ponto de não conseguir desgrudar do celular nem na hora de nadar na piscina, merece isso e muito mais.
X Power

Meu z3 aguenta água de boa

Laerte Victor

usei dezenas de vezes o meu antigo Z2 na agua e nunca dei nada e ainda funciona na mão da minha esposa, mas tenho um Z5 premium e não tenho coragem de por na agua nem a pau

Helbert Luiz Paulino

A melhor proteção contra a água é nunca colocar o smartphone nela!

Paulo Robson

Tenho m4 aqua nunca deu problema já mergulhou na piscina cachoeira parque aquático torneira chuva já tenho ele a mais de um ano exelente celular
Recomendo

Bruna Talpo

Olha
Tenho o meu z3 a 2 anos indo para o 3. Já coloquei ele na piscina, lavei depois com água corrente. Ele já caiu dentro de cachoeira e está em perfeito estado. Só não estou mais usando ele embaixado d'agua pois umas das portas está com a vedação ruim, não está fechando direito. A borracha de vedação se rompeu de tanto ter que abrir e fechar para carregar. Mas quanto ao problema em questão, o meu está perfeito.

Felipe

Eu perdi meu Z3 Compact na água, mas nem foi por isso, é que como ele é muito vagabundo uma pecinha da lateral soltou, ai eu me distrai, apoiei ele numa pocinha que tinha na pia (nem vi ela ali) e acabou entrando água...

Ismael Pini Gonzales

Nunca vi uma empresa se auto sabotar como a Sony nesse setor...

Mickão

E agora? Foi marketing demais da Sony ou essa certificação é fajuta? Aliás, acho que a emissora da certificação também deveria ser questionada nesse caso, afinal de contas, não são eles que dizem se o aparelho é resistente à água ou não?

Meu z1 compact na piscina aguentou 5 segundos até começar a piscar e desligar. Tive sorte e coloquei no arroz e no secador, mas depois dessa nunca mais...

O ideal para esses celulares a prova dagua é colocar dentro daquelas capinhas a prova dagua do mercadolivre. Assim a chance é bem mais baixa de entrar pois a capinha no máximo vaza algumas gotas e o celular não fica sobre muita pressão da água.

Exibir mais comentários