Foto por Dave Hunt/Flickr

Dizer que Mario é o “encanador mais famoso do mundo” deixou de estar inteiramente correto, após uma mudança em seu perfil oficial.

O Kotaku nota que, de acordo com o site japonês da Nintendo, o personagem não exerce mais essa profissão:

Bastante esportivo, seja praticando tênis ou beisebol, futebol ou corridas de carros, ele faz tudo de bacana. Na verdade, ele também parece ter trabalhado como encanador há muito tempo…

Mario começou sua carreira como “Jumpman”, um carpinteiro em Donkey Kong (1981). O jogo se passa em um canteiro de obras, e sua arma é um martelo.

Em Mario Bros (1983), ele assumiu a profissão de encanador. Shigeru Miyamoto explicou ao USA Today em 2010 que, nesse jogo, “trouxemos o Luigi e muito ocorria no subterrâneo, então o fizemos se ajustar a esse cenário, decidindo que ele poderia ser um encanador”.

Graças ao seu sucesso, o bigodudo logo diversificou suas atividades: demolidor no obscuro jogo Wrecking Crew (1985); juiz de boxe em Punch-Out!! (1987), médico em Dr. Mario (1990), e malabarista em Mario the Juggler (1991).

Então, Super Mario Kart (1992) marcou sua estreia como piloto. Ele praticou diversos outros esportes, como tênis, golfe e até atletismo olímpico (junto ao Sonic!).

Pode ser que Mario não seja mais um encanador, mas ele ainda pode ser visto consertando encanamentos de vez em quando, como no início de Super Mario 3D World:

Com informações: Kotaku.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados