Todo mundo tem pelo menos um grande arrependimento na vida — uma oportunidade perdida, um erro que parecia evitável mas foi cometido mesmo assim, entre outros. No caso de Bill Gates, é aquela combinação de teclas… aquela maldita combinação de teclas.

Em um painel no Bloomberg Global Business Forum, em Nova York, o cofundador da Microsoft relembrou o comando Ctrl+Alt+Del, originalmente usado para fazer login em computadores com Windows. “Se eu pudesse fazer uma pequena edição, eu faria desta uma única tecla”, disse Gates na quarta-feira (20).

Foto por OnInnovation/Flickr

E por que ele não fez isso? Em um bate-papo na Universidade Harvard em 2013, Gates disse que precisou ceder à teimosia de um designer da IBM: ele se recusava a adotar um único botão para fazer login, mesmo com a insistência da Microsoft. O jeito foi programar uma combinação de teclas para realizar essa função.

“Nós poderíamos ter tido um único botão. Mas o cara que fez o design do teclado da IBM não queria nos dar esse único botão”, contou Gates na época.

Como lembra o Mashable, o Ctrl+Alt+Del nunca deveria ter chegado ao público: era só um atalho provisório para o Windows, difícil de ativar por acidente. Então, desenvolvedores de jogos e de software encontraram o comando em um manual de referência da IBM, e ele acabou se difundindo.

“Eles estavam tentando descobrir como ensinar alguém a iniciar um de seus programas, e tiveram a resposta. Basta inserir o disquete, pressionar Ctrl+Alt+Del e, como mágica, o programa começa a rodar”, explicou Gates.

A Microsoft tem erros maiores para lamentar, é claro. Steve Ballmer disse em 2013, pouco após deixar o cargo de CEO, que seu grande arrependimento é duplo: perder o mercado de smartphones enquanto desenvolvia o Windows Vista.

Com informações: CNNMoney, Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce
isso faz bem mais sentido pra mim
Keaton
Eu lembro que, lá na época do Windows 9x, eu tinha um teclado com uma maldita tecla Ctrl+Alt+Del posicionada ao lado do Esc... Se eu ainda tiver esse teclado (o que é pouco provavel), vou mandar ele pro Bill Gates...
Natthan Fruche Terzi
Quando usaram a Nokia estavam tentando retomar o que já tinham perdido. O windows mobile era o sistema concorrente ao da BlackBerry e dominavam o mercado empresarial, o iphone foi lançado em 2007 e junto com o Android acabaram com o mercado para windows Mobile e BlackBerry. Só em 2010 que a microsoft acordou e tentou fazer alguma coisa, lançando o windows phone, que não deu muito certo ai na ultima tentativa compraram a Nokia em 2013 e também não deu certo, acredito que agora desistiram do mercado móvel.
JN Marcos
Mas ele não disse que estava arrependido (pelos fragmentos de fala, não parece). Só parece uma lembrança que lamenta, pois acha que poderia ser de outro jeito. Até porque, nesse caso, nem o que se arrepender, pois ele não tinha controle sobre isso.
JN Marcos
Ele não fala do recurso em si, mas da combinação de teclas somente. E concordo, acho do jeito atual bom. O botão Windows pode servir se teu mouse tiver quebrado por exemplo, poder acessar essa parte importante do sistema.
Vitor Mikaelson
Isso é verdade.
Lucas B. de Paula

Eu também... RIP Lumia 720 e 640 XL

Lucas Bordião
Eu também... RIP Lumia 720 e 640 XL
John Smith
Tem muita coisa aí que eu não tenho nada a reclamar... hehe.
Tales Cembraneli Dantas
Eles estavam no setor mobile muito antes do Android, esta fatia do mercado poderia ter sido do Windows se eles tivessem investido em um sistema descente...
Marcus Araújo
Para uma empresa que lançou no mercado o Windows 98, o Windows ME, o Windows Vista e o Windows 8, sem falar no Windows Phone 7 e demais versões posteriores, e também o Internet Explorer, o Microsoft Edge, o Groove (software), o Zune (software), o Microsoft Security Essentials (e demais nomenclaturas anteriores/posteriores/que estarão por vir da mesmíssima pataquada), sem citar também o UAC, a tela azul da morte, a instalação de atualizações quando você quer desligar a máquina e o recurso de chamar a atenção no chat do MSN Messenger, o Ctrl+Alt+Del foi uma bênção. Tá perdoado por isso, Bill Gates. Mas só por isso. Há vários outros pecados para se redimir.
Molinex
Te perdoo billy, fique em paz...
Felipe Arcaro
13 reasons why https://uploads.disquscdn.com/images/7e6c0b3d7344daf70e9edcd313e051a3dda8414dff2bad561c20eb0a370f66bc.jpg
Ben Noku
Quem tem aqueles teclados com a tecla REC, dá pra gravar este comando. Não tem nada demais, acho que complicaria.
Abraão Azevedo
Qual é? Não captei rs
Exibir mais comentários