Os estragos causados pelo furação Maria em Porto Rico foram tão grandes que, um mês depois do desastre, a maior parte da ilha continua sem energia elétrica. Elon Musk prometeu ajudar e assim o fez: a primeira rede de painéis solares da Tesla já foi montada na região. É a primeira de muitas, garante a companhia.

Tesla - Porto Rico

No início do mês, Musk foi questionado no Twitter sobre a possibilidade de fornecer sistemas de energia solar e baterias para Porto Rico. Toda ajuda é bem-vinda. O governo local estima que a rede elétrica da região precisará de pelo menos seis meses para ser completamente restaurada. Musk respondeu prontamente que estava disposto ajudar, só precisava de um sinal verde das autoridades.

Tesla - Porto Rico

Pouco tempo depois, Musk tratou do assunto com Ricardo Rossello, governador de Porto Rico. O resultado é este: a primeira rede de energia solar da Tesla foi instalada no Hospital del Niño, localizado na cidade de San Juan.

Questão de prioridades, obviamente. Poucos dias antes, o ex-governador Alejandro García Padilla divulgou uma foto mostrando médicos tendo que operar um paciente com auxílio de celulares e lanternas.

Montada no estacionamento do hospital, a rede da Tesla combina aproximadamente 700 painéis solares com três baterias Powerpack de 210 kWh e algumas baterias Powerwall de 13,5 kWh. Durante o dia, os painéis serão capazes de gerar cerca de 200 kWh. À noite, as baterias darão conta do fornecimento de energia, pelo menos para os procedimentos mais importantes.

Tesla - Porto Rico

A rede foi montada em menos de uma semana. A Tesla assegura que outras serão construídas em breve, mas não informou em quais pontos, tampouco quantas. Além do fornecimento de energia solar, Elon Musk fez uma doação de US$ 250 mil para apoiar os esforços humanitários em Porto Rico.

Vale lembrar que a ajuda tecnológica não vem só da Tesla. Em parceria com a AT&T, o Google colocou em operação os balões do Project Loon para fornecer acesso à internet via rede LTE na região. As estimativas oficiais dão conta de que quase 70% das torres de telefonia celular de Porto Rico estão fora de operação.

Com informações: Mashable

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

dsf

e mas gastaria muito oleo disel

carlos dias
e mas gastaria muito oleo disel
Matheus Pinho
placas solares tambem desmatam... a nao ser que vc tenha um telhado GIGANTE
꧁꧂ Bad Vibes ꧁꧂

Do mesmo jeito que foi feito com esse monte de painéis e baterias.
Usar fonte de energia intermitente em um hospital é no mínimo irresponsabilidade.

Bad Vibes
Do mesmo jeito que foi feito com esse monte de painéis e baterias. Usar fonte de energia intermitente em um hospital é no mínimo irresponsabilidade.
Marco Antonio
E o transporte do combustivel para os geradores vai ser feito como, considerando que o acesso para o simples transporte dos feridos esta inviavel?
phsodre
Se foi ou não para mostrar a tecnologia, ainda assim foi de uma grande ajuda. Além de que ações de marketing não são de graça em sua maioria, então o gasto foi sim bastante alto, fora a doação de 250mil Trumps
Discípulo do nada
do jeito que as coisas estão por lá, deve ser difícil fazer chegar combustível para alimentar os geradores. Também temos que considerar que este equipamento tem um tempo de vida longo e isto vai diminuir consideravelmente o custo da poluição. Relativamente a energia solar polui menos.
꧁꧂ Bad Vibes ꧁꧂

Agradeço a resposta Sr. Marangoni

Discordo pois na cadeia de produção dos painéis a energia usada é de fontes poluidoras, com o agravante da poluição gerada na mineração dos componentes usados na manufatura do painel.
Logo é melhor, e mais eficiente, usar diretamente o diesel para gerar energia.

Bad Vibes
Agradeço a resposta Sr. Marangoni Discordo pois na cadeia de produção dos painéis a energia usada é de fontes poluidoras, com o agravante da poluição gerada na mineração dos componentes usados na manufatura do painel. Logo é melhor, e mais eficiente, usar diretamente o diesel para gerar energia.
Will Marangoni
De acordo com a definição mais comum, "Energia limpa é aquela que não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global." E mesmo se não for "limpa" ainda é bem mais limpa que a energia do grupo gerador. Mas indago: Por que o senhor discorda?
꧁꧂ Bad Vibes ꧁꧂

Discordo do energia limpa e concordo que é ação de marketing

Bad Vibes
Discordo do energia limpa e concordo que é ação de marketing
Will Marangoni
O senhor não percebe que a energia é limpa e gera visibilidade para os negócios de Sr. Stark, digo Musk. Win-win.
꧁꧂ Bad Vibes ꧁꧂

Desnecessário.
Um grupo gerador atenderia essa potência instalada e seria do tamanho de uma dessas matérias.

Exibir mais comentários