O SMS recentemente comemorou seu aniversário de 25 anos, e diversas empresas estão trabalhando em seu sucessor, chamado RCS (Rich Communication Service) — é quase um WhatsApp que não gasta seu plano de dados.

O Google anunciou uma parceria com diversas operadoras na América Latina. Desta forma, você pode enviar mensagens RCS se estiver na Oi, Claro ou Vivo. Para tanto, você e o destinatário precisam usar o Android Mensagens.

Com o RCS, você pode criar bate-papos em grupo, ver quando alguém está digitando uma resposta, saber se o destinatário leu a mensagem, e até mesmo compartilhar fotos e vídeos de alta resolução. Ele tem suporte a emojis e também a jogos.

E há algumas aplicações comerciais, como explica Amir Sarhangi no blog do Google:

Por exemplo, uma companhia aérea pode fornecer uma experiência de check-in completa, com cartão de embarque e mapas de terminal, tudo através de mensagens. Ou você pode conversar com a sua operadora sobre fazer um upgrade do seu plano e aparelho, ou comprar um novo pacote de dados.

O serviço usará a nuvem do Google (Jibe RCS) para conectar operadoras em diferentes países, incluindo América Móvil, AT&T no México, Telefónica e Sprint. Por exemplo, um cliente da Claro no Brasil pode enviar uma mensagem para um cliente da Sprint nos EUA.

Para o Google, a grande vantagem do RCS é o seu potencial de chegar a mais pessoas, tal como o SMS — que é utilizado por bilhões ao redor do mundo. O serviço será lançado “a partir deste ano” na América Latina, e estará disponível em breve para o mundo inteiro.

Com informações: Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Filipe

não, cara, isso seria MMS. RCS é usando internet mesmo. tipo o iMessage

Yago G. Oliveira
Ele transmite como SMS. Acredito eu.
Yago G. Oliveira
Espero que seja ilimitado
Yago G. Oliveira
É um SMS. Só precisa de rede móvel.
Baidu feat MC Brinquedo
Qual parte do A-V-U-L-S-O não ficou claro pra você?
Douglas from Brazil
Bizarro pq?
Douglas from Brazil
Na pegou pq o povão gosta é de mandar corrente e notícia falsa, povão é assim.
Douglas from Brazil
Zap quem fala é pobre.
Douglas from Brazil
Eu não pago sms no claro controle.
Roberto
mas o Whatsapp só é bloqueado porque é o mais usado... é "mérito" Houve uma mudança de mercado sim.. antes era o IRC, depois o ICQ, depois o Messenger da MS, teve um hype no Skype... agora é Whatsapp. pra este RCS funcionar, só se trouxer algo realmente diferente.. como funcionar sem conexão de dados (acho difícil)
David

Nível de mercenagem:

Vivo >>>>>>>>>>>>>>>>>Agiotas>>>>>>>>>outras operadoras

A TIM começou em 2010 mais ou menos, uma promoção bem justa: 0,50 centavos por dia por SMS ilimitado pra qualquer operadora. Só precisam melhorar a oferta pro RCS e pro já disponível MMS que custa 0,99 POR MENSAGEM.

A Vivo é muito escrota, até hoje até mesmo plano pós pago de mais de R$100 não têm ligações ilimitadas pra outro DDD de outra operadora.

David Matheus
Nível de mercenagem: Vivo >>>>>>>>>>>>>>>>>Agiotas>>>>>>>>>outras operadoras A TIM começou em 2010 mais ou menos, uma promoção bem justa: 0,50 centavos por dia por SMS ilimitado pra qualquer operadora. Só precisam melhorar a oferta pro RCS e pro já disponível MMS que custa 0,99 POR MENSAGEM. A Vivo é muito escrota, até hoje até mesmo plano pós pago de mais de R$100 não têm ligações ilimitadas pra outro DDD de outra operadora.
Meninão Bobo
Zapzap caiu no gosto popular dificilmente vai mudar, o google com Hangout poderia ter vindo antes do zapzap mas... como diz o velho ditado. Bobeou dançou! Pode criar SMS novo, Telegram, ICQ, Skype, DUO, Hangout... Para desbancar o Zapzap ou tem que ter algo super piks da galaxya revolucionario ou sente e chore. O que acontece é que corremos o risco toda vez que o servidor do zapzap cai ou quando o judiciário resolve bloquear.. Mas a solução que eu tenho é, ter instalado no smartphone todos os outros concorrentes, sou muito fácil qualquer um me acha por qualquer lugar.. ui...
Haggis

Essa é a ideia. Igual ao SMS tradicional.

Rod O'Rod Haggis
Essa é a ideia. Igual ao SMS tradicional.
Exibir mais comentários