O Spotify mantém aplicativos para todo tipo de plataforma — web, desktop, smartphones, TVs — mas parece não ligar tanto para o Linux. Será que isso está mudando?

A Canonical anunciou que o Spotify está disponível como um snap, formato universal para distribuição de apps. Você pode instalá-lo através deste link, ou usando o comando “snap install spotify” no terminal.

Os snaps podem ser atualizados automaticamente, ou até mesmo reverter atualizações em caso de bugs; e são compatíveis com várias distribuições do Linux, incluindo Arch, Debian, Fedora, Gentoo, Mint, openSUSE e Ubuntu.

No total, os desenvolvedores já lançaram quase 2.500 snaps. “Ao lançar seu próprio snap, o Spotify assegura que os usuários no ecossistema Linux poderão desfrutar da versão mais recente do seu aplicativo assim que for lançada”, diz a Canonical.

No ano passado, o Spotify interrompeu o desenvolvimento ativo de seu cliente oficial para Ubuntu e outros sistemas: ele segue disponível para download, mas recebe novos recursos e correções de bugs com menos frequência.

Infelizmente, parece que a empresa ainda não está pronta para dedicar mais recursos ao Linux:

O Spotify para Linux é um trabalho de amor de nossos engenheiros que queriam usá-lo em seus computadores. Eles trabalham nisso em seu tempo livre; atualmente esta não é uma plataforma que suportamos de forma ativa. A experiência pode diferir dos nossos clientes de desktop para Windows e Mac.

Este ainda não é o ano do Linux, mas já é alguma coisa.

Com informações: MakeUseOf, The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Auridian
Nossa, pra quê copiar o que escrevi? kkk, feliz ano novo brother.
Natthan Fruche Terzi
Uma pergunta, por que não usar direto no browser ? já usei no windows e achei ótimo, o que impede isso no linux ?
Gesonel o Mestre dos Disfarces
Pergunta de leigo: um snap é "tipo"uma appimage?
Molinex
kkkkkkkkkkkk
Abraão Caldas
Linux é um nada no mundo desktop, já estão fazendo muito dando suporte a plataforma. Desenvolvimento de software custa dinheiro.
Jose X.
um suporte bem capacitado, tanto para windows quanto para linux vai custar caro na verdade acho que é mais difícil achar gente competente no Windows do que no Linux...no Windows ainda dá pra enganar, tá cheio de mouse engineer por aí...tive um experiência com Active Directory (faz tempo, no WIndows 2000 Server ainda), quando dava problemas era um desespero total, não tinha NINGUÉM que entendia o troço...cheio de gente desesperada na internet, todo mundo dando chute pra tudo quanto é lado...ainda hoje você pega gente de infra de Windows e nem trace de rede (tcpdump, wireshark) eles sabem que existe...
Jose Costa
Foi mal, é que já tô cheio da cerveja nessa fim de sexta. Mas o que quis dizer é que acredito que a dominação do linux em qualquer ramo nunca foi o objetivo, principalemente em desktops. E essa pergunta de "do ano do linux" já foi resolvida há muito tempo, como você já demonstrou.As pessoas falam em "ano do linux", como se fosse um periodo em que elas teriam de usar o sistema
Alexandre Marchetti
vamos sair um pouco da area de TI e pensar na gestao de uma empresa Venho praticamente ha uma decada usando TI como feramenta de gestao para uma categoria especifica de empresas sem fim lucrativos pelo interiorzao do pais Basicamente, precisam que se equilibre resultados, como exigencia governamental para manterem os repasses a essas empresas... Entao..eles correm atras de uma "gestao completa"..e nessas, determinamos processos que devem seguir...vai de "brinde" um ERP para que sigam o processo determinado. Vcs nao tem ideia da dificuldade que e encontrar um funcionario que tenha habilidades minimas, como saber redigir um email corretamente no idioma local...seguir regras basicas, como um simples preenchimento de cadastro...ou ao menos conseguir entender o que vai "dar de errado" se ele nao fizer daquele jeito Entao...pegar um cara que saiba usar decentemente um office, usar um micro é uma luta.... Conseguem imaginar a utopia que e encontrar algum funcionario que sente a bunda em uma maquina com linux? Pior..capacita-lo pra usar essa "coisa de outro mundo"? Ah...mas o profissional linux ficara no suporte, cuidando de servidores....na boa....arrumar um tecnico de suporte que saiba se virar com win ja e um caos (MSCE, ou qualquer coisa assim e algo quase descohecido).... Temos uma equipe de suporte imprestavel e sao 8 meses procurando gente p substitui-los...e nao existe nada melhor na regiao...e estou falando de cidades de 100 a 200 mil hab, alem e uma capital de estado. Nao tem pra onde correr..e usar win e office, pre instalados em maquinas locadas....e se virar com isso.... Saiam um pouco do universo que e SP (nao e mais minha realidade ha um tempo) e pensem que educacao e luxo em regioes que o povo nao conhece o desemprego de verdade..os caras nao se sentem estimulados em crescer profissionalmente pq vao receber o suficiente pra sobreviverem sem fazer nada demais... So para terem uma ideia, um unico DBA concentra em suas maos quase todas as grandes empresas de um Estado...sou "refem dele" em 8 instituicoes pelas quais implanto esse modelo de gestao...ainda bem que o cara e competente de verdade
Tori
Ta chorando demais, usuário final.
Tori
Snap não precisa de dependências, o pacote já vem com elas incluído.
Molinex
O problema é a postura da empresa... Isso que me incomodou, eles deixaram claro que não estão nem aí, e um ou outro programador, mexe nele em tempo de folga... Sera que se tiver algum bug, eles vão corrigir, ou só quando eles tiverem tempo de folga? Se sair algum recurso pro windows, sai aqui também, ou só quando eles tiverem tempo de folga? Por melhor que ele esteja rodando aí pra você, pra mim não serve... Ou melhor, quem sabe eu não teste, e compare pra ver o quanto ele perde pro cliente do windows. Mas só quando eu tiver um tempo de folga...
brunocabral
O Spotify pra Linux é excelente sim senhor.
brunocabral
Usei é é bom mesmo;
Maxnoob
Olhe em volta. Viu? Pois é, o rage só está vindo de você amigo. Se o argumento não "colasse", todo mundo que usa smartphone, computador, etc iria precisar obrigatoriamente de um "curso" de como instalar aplicativos. Não basta ter uma loja se no final das contas você precisa recorrer ao terminal pra alguma coisa. Vou atualizar meu fedora 26 (que por sinal deve estar desatualizadíssimo) e ver se vou poder parar de utilizar o terminal como você está dizendo.
Maxnoob
Na sua loja de aplicativos aparece mais de um? Estranho...
Exibir mais comentários