Início » Internet » Universidade americana se nega a usar Gmail

Universidade americana se nega a usar Gmail

Avatar Por

O Google vem tentando implementar seu sistema de e-mail Google Apps (o mesmo do Gmail, porém para quem tem domínio próprio) em faculdades e órgãos públicos, com objetivo de ao menos fazer cócegas no Exchange da Microsoft. No entanto, pelo menos uma instituição importante desistiu do serviço.

Representantes da Universidade da Califórnia - Campus Davis anunciaram que estavam encerrando os testes que faziam com o Google Apps. Portanto, o Google perde uma clientela de 30 mil usuários, entre estudantes universitários e funcionários da universidade. O projeto de troca do serviço local de comunicações pelo do Google ainda não havia sido iniciado, e pelo visto não será feito.

O motivo para desistir do Gmail - veja só! - é a privacidade. Membros da faculdade relataram estar inseguros com relação aos seus dados, que passariam a ficar a um clique de distância dos engenheiros do Google (ou pelo menos é isso o que eles pensam).

Em carta, os representantes não chegaram a chamar o Google de chato, bobo e feio, mas disseram que muitos estudantes "expressaram preocupação de que o compromisso do nosso campus em proteger a privacidade de suas comunicações não é demonstrado pelo Google e que as garantias necessárias não estão em funcionamento nesse momento nem planejadas para o futuro próximo".

O Google Apps é o serviço do Google que oferece e-mail, comunicação instantânea (Gtalk), calendário (Google Calendar), edição de documentos (Google Docs) etc. para empresas, universidades e instituições. A prefeitura de Washington DC e as universidades estaduais  do Arizona e do Sudoeste da Califórnia adotam o produto powered by Google. Você pode instalá-lo de graça no seu domínio.

Com informações: InformationWeek.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

igor
O "pessoal do google" te conhece melhor que o "pessoal de TI" de uma universidade, pode acreditar. Tambem não confiaria dado estratégicos ao google, acho que é demasiadamente perigoso terceirizar segurança da informação.
@ledark
Acho difícil ter um departamento no Google com pessoas só para vascular nossos dados no GMail, Docs, e etc. Mas se tiver, com certeza é liderado pelo mesmo cara que criou o Orkut hehehe Mas de qualquer forma, na boa... mesmo que uma universidade esconda segregos mega confidenciais, como por exemplo a construção de uma nova bomba de poder intergalático; Ainda assim, quem garante que nenhuma outra empresa/pessoa vai ter acesso a esses dados? O Google "olha" e diz que olha, mas pior são os outros que olham em segredo.
@adrikei
Aí que tá, galera quer serviço DE GRAÇA, sem propaganda, e sem nada que dê algum lucro a quem providencia o serviço, isso é utopia >_>
Ibraim
O conhecimento e a inteligência enlouquece alguns. Isso já parece coisa típica de faculdade. Aqueles coitados que se achando donos do saber duvidam de tudo e de todos, infelizmente, tomando para si posturas apresentadas por professores que tentaram incitar-lhes a criticidade, mas que, provocando um efeito colateral, acabam por formar alunos sem opinião própria e meros reprodutores da opinão de outros.
Tiago César Oliveira
Googlepólio? Googlarei esse termo, hehehe.
Rafael
E se eles nunca usaram o Google e bloqueiam todas as Ads? hahahah se ferrou (um pouquinhozinho) Google!
tplayer
Eu acho muito mais seguro confiar meus dados aos engenheiro do Google do que ao pessoal de TI de uma universidade que te conhece pessoalmente. ;)
Hernani
Mal sabem eles que o que eles querem esconder, o Google já sabe faz tempo
Alessandro Johnny
Para quem usa o Gmail, Docs e tal, o Google diz em uma claúsula do contrato de aceitação que pode usar os seus dados como ele bem entender.
Arimathéia
Com certeza, uma universidade americana deve conhecer muitos detalhes que nunca saberemos.
Breno Brito
Eu acho algo totalmente inválido. Se os usuários estão preocupados com a sua informação, o Larry e Sergey estão mais ainda. Se alguém conseguir comprovar de que os funcionários Googles conseguem acesso a este tipo de informação. Puts! Google vai pro saco. Portanto, internamente existem sistemas, logs e o diabo a quatro pra gerenciar isto. Eu posso estar passando por ingênuo agora, mas eu realmente acredito que nenhum humano google fica lendo o q tenho na minha conta. Já foi explicado por eles q existem robos q ficam lendo emails e tal pra dar uma propaganda mais direcionada. E realmente faz sentido, pq quando abro um email de viagem por exemplo, vem propagandas de viagem. E quando abro email da empresa, vem propagandas corporativas. E seria muito difícil um humano fazer algo assim tão rápido =D
Arimathéia
Mas é claro! Vocês já pesquisaram a fundo o esquema de privacidade real? Não adianta pesquisar onde o resultado será filtrado.
EDI
Na boa, coisa de ignorante. NÂO EXISTE MAIS PRIVACIDADE, e sim google usa de todas as formas para vender seus anuncios, certo dia eu abri um documento do word falando sobre coisa que não fazia parte do meu "universo" qdo abri o igoogle la estava uma anuncio falando exatamente sobre o que eu estava lendo no word. Mas o que eu achei mais "sinistro" foi qdo fuimandar um link no orkut e o codigo de verificação era o nome da empresa onde eu trabalhava e um nome nada comum REMAT ate tirei um print. mas ai se quizer privacidade desconecta...
Thássius Veloso
Não custa lembrar que essas faculdades costumam ter centros de pesquisa importantes, com dados mantidos em sigilo que podem ser interessantes para o Google. Mas essa é só uma teoria conspiratória.
Rui Andrada
Não sei porque os "super-importantes" com dados ultra privados que não podem ficar na web pensam assim. Será que eles são tão importantes para o google ficar "vasculhando" mensagens de terceiros? será que o google quer gastar processamento com tantos "imbecis" assim? O que o google ganharia em ficar fuxicando dados de terceiros? será que não tem algo melhor para fazer? Bom, se o problema é privacidade então não coloque dados sensíveis perto da rede, não é o gmail com tantas sérias para fazer, vai ficar olhando email de universitário para sabe-se la fazer o que... Agora desçam do palco e vamos produzir alguma coisa util que de palhaçada já chega os palhaços políticos. :)
Thássius Veloso
O chamado Googlepólio da informação.
Alexandre
nao é a primeira vez que vejo pessoas preocupadas com sua privacidade quando se toca no assunto google.
Tiago César Oliveira
Privacidade é um direito cada vez mais difícil de se manter nessa era do acesso democrático à informação...
Rodrigo Fante
Acho que para uma instituição desse porte é complicado ficar na mão do Google sem garantias que com certeza pediram e não obtiveram, portanto, cancelaram os testes.
João
Hum, faz algum sentido. Vamos lá: Logo que o Google apresentou o Gmail, láaa em 2004, não foram poucos que ficaram desconfiados com os anúncios contextuais que apareciam ao lado das mensagens (e que de quebra financiavam o serviço), mas logo o assunto foi esquecido por conta do mote "Don´t be evil" empunhado pela gigante da web. Mas até hoje conheço gente que se recusa a usar produtos do Google por esta razão. Se eles estão preocupados com essas questões provavelmente têm alguma coisa suficientemente preciosa rodando em suas caixas de entrada, e assim devem se sentir mais seguros administrando seus próprios servidores de mensagens. Não que vá fazer qualquer diferença efetiva contra eventuais invasões, é uma simples questão de escolha.
Felini
Eu particularmente uso o GoogleApps e é muito bom! Agora acredito que: Sim, os engenheiros tem acesso ao conteúdo dessas caixas postais. O máximo que vão ter que fazer é mexer uns pauzinhos. PS: Falo de engenheiros, não da tia da faxina que nem se deu conta de onde trabalha! Então por mim, tudo bem! :) PS2: Ou eu estou errado! hahahaha...