Início » Negócios » Ripple: o que é, pra que serve, cotação e como comprar

Ripple: o que é, pra que serve, cotação e como comprar

Entenda por que o Ripple se valorizou tanto nos últimos meses

Jean Prado Por
TB Responde

Além do bitcoin, outras criptomoedas têm ganhado muita atenção. Uma delas é o Ripple, que foi a moeda virtual que se mais valorizou em 2017, subindo 36.018% no ano. Por que isso aconteceu e para que serve o Ripple?

Como surgiu o Ripple?

O Ripple se diferencia de outras criptomoedas por ser controlado por uma empresa privada, a Ripple Labs. A companhia trabalha com transações globais de dinheiro e resolveu usar a tecnologia de blockchain para transferir dinheiro entre um país e outro.

Como já explicamos aqui, mandar dinheiro internacionalmente é bem complicado; normalmente demora, é muito caro e passa por diversas instituições diferentes. Com blockchain (e o RippleNet), a transferência é instantânea, pode ser verificada e tem baixos custos operacionais e de liquidação.

Pra que serve o Ripple?

Desde o princípio, o propósito do Ripple é facilitar a transferência de dinheiro entre países. A moeda, chamada tecnicamente de token XRP, serve para financiar as taxas de transação entre instituições financeiras; por isso, você pode comprar e vender Ripple.

Além disso, o XRP funciona como uma moeda-ponte: se o banco não trabalhar com reais (BRL) e francos suíços (CHF), por exemplo, ele pode converter de BRL para XRP e depois de XRP para CHF.

Por ser operado pela Ripple, o blockchain RippleNet é bem escalável (pode aguentar até 50 mil transações por segundo) e rápido (transferências são confirmadas em 4 segundos).

Hoje, bancos como o Bank of America Merrill Lynch, RBC e Santander fazem parte do conselho executivo do Ripple. Por conta dessas parcerias e rumores de que o XRP seja adicionado à Coinbase, maior casa de câmbio de criptomoedas nos EUA, o valor da moeda virtual subiu bastante.

Como minerar Ripple?

Como o Ripple é centralizado por uma empresa privada, existem vários servidores que processam e verificam as transações; ou seja, não é necessário minerar a criptomoeda. Portanto, os tokens XRP não são mineráveis.

Qual a cotação do Ripple?

Veja a cotação abaixo do Ripple (XRP) em USD (dólares americanos), com o preço em bitcoin (BTC) logo abaixo.

Como comprar Ripple

As principais exchanges para comprar Ripple são: Bithumb, Bitfinex, Poloniex, Bitstamp e Binance. Normalmente, é necessário pagar em bitcoin ou dólar.

Para comprar Ripple no Brasil, com BRL, o método mais seguro é comprar BTC em exchanges populares como Mercado Bitcoin e Foxbit e depois trocar a moeda por IOTA nas maiores casas de câmbio.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Da Silva Cunha

Ola, O ultimo paragrafo esta errado. Ele diz que a melhor maneira de trocar Reais,BRL, por Ripple é comprando Bitcoins nas exchanges brasileiras e depois comprando IOTA, numa exchange internacional, acho que foi um erro de digitação.

Aline

Oi gente.

Notícia fresquinha.

Vi no blog da CoinBene Brasil que amanhã terá um AirDrop de Ripple (XRP) para novos cadastros.
Mas só podem se cadastrar a partir de amanhã, se tentarem hoje não vão ganhar.

Ah, é só para novos usuários.

http://blog.coinbene.com.br...

Amando Tardelli

Favor corrigir a cotação da CoinMarketCap, pois estão mostrando da IOTA e não da Ripple.
Pra quem é leigo ou iniciante que abriu essa matéria para ter conhecimento do mercado, vai ficar confuso.

Daniel Ribeiro
Está errado o Widget da CoinMarketCap... Está mostrando IOTA em vez de Ripple.