Início » Negócios » Ripple: o que é, pra que serve, cotação e como comprar

Ripple: o que é, pra que serve, cotação e como comprar

Entenda por que o Ripple se valorizou tanto nos últimos meses

Por
1 ano e meio atrás

Além do bitcoin, outras criptomoedas têm ganhado muita atenção. Uma delas é o Ripple, que foi a moeda virtual que se mais valorizou em 2017, subindo 36.018% no ano. Por que isso aconteceu e para que serve o Ripple?

Como surgiu o Ripple?

O Ripple se diferencia de outras criptomoedas por ser controlado por uma empresa privada, a Ripple Labs. A companhia trabalha com transações globais de dinheiro e resolveu usar a tecnologia de blockchain para transferir dinheiro entre um país e outro.

Como já explicamos aqui, mandar dinheiro internacionalmente é bem complicado; normalmente demora, é muito caro e passa por diversas instituições diferentes. Com blockchain (e o RippleNet), a transferência é instantânea, pode ser verificada e tem baixos custos operacionais e de liquidação.

Pra que serve o Ripple?

Desde o princípio, o propósito do Ripple é facilitar a transferência de dinheiro entre países. A moeda, chamada tecnicamente de token XRP, serve para financiar as taxas de transação entre instituições financeiras; por isso, você pode comprar e vender Ripple.

Além disso, o XRP funciona como uma moeda-ponte: se o banco não trabalhar com reais (BRL) e francos suíços (CHF), por exemplo, ele pode converter de BRL para XRP e depois de XRP para CHF.

Por ser operado pela Ripple, o blockchain RippleNet é bem escalável (pode aguentar até 50 mil transações por segundo) e rápido (transferências são confirmadas em 4 segundos).

Hoje, bancos como o Bank of America Merrill Lynch, RBC e Santander fazem parte do conselho executivo do Ripple. Por conta dessas parcerias e rumores de que o XRP seja adicionado à Coinbase, maior casa de câmbio de criptomoedas nos EUA, o valor da moeda virtual subiu bastante.

Como minerar Ripple?

Como o Ripple é centralizado por uma empresa privada, existem vários servidores que processam e verificam as transações; ou seja, não é necessário minerar a criptomoeda. Portanto, os tokens XRP não são mineráveis.

Qual a cotação do Ripple?

Veja a cotação abaixo do Ripple (XRP) em USD (dólares americanos), com o preço em bitcoin (BTC) logo abaixo.

Como comprar Ripple

As principais exchanges para comprar Ripple são: Bithumb, Bitfinex, Poloniex, Bitstamp e Binance. Normalmente, é necessário pagar em bitcoin ou dólar.

Para comprar Ripple no Brasil, com BRL, o método mais seguro é comprar BTC em exchanges populares como Mercado Bitcoin e Foxbit e depois trocar a moeda por IOTA nas maiores casas de câmbio.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.