Início » Negócios » eBay vai deixar de usar PayPal como principal forma de pagamento

eBay vai deixar de usar PayPal como principal forma de pagamento

Emerson Alecrim Por

A relação do eBay com o PayPal é tão próxima que é difícil imaginar os dois serviços se separando, mas é exatamente isso o que vai acontecer: depois de mais de 15 anos de parceria, o eBay deixará de usar o PayPal como serviço principal de pagamento.

Se você já fez compras no eBay, sabe como funciona: por padrão, é necessário fazer login no PayPal para concluir a compra. A partir do segundo semestre, vai ser diferente. O eBay utilizará um método de pagamento desenvolvido pela Adyen.

eBay + PayPal

Não é uma simples substituição. Ao contrário do PayPal, a Adyen implementa sistemas de pagamento de modo nativo, ou seja, dentro da plataforma. Assim, o usuário não precisa fazer login em outro serviço para concluir a compra. Os sistemas da Adyen já são usados no Uber, Spotify e Netflix, por exemplo.

O processo de troca será gradual por razões técnicas e contratuais. O novo serviço entrará em funcionamento no segundo semestre, mas em escala pequena. Em 2019, à medida que testes e ajustes forem executados, a solução da Adyen será expandida. O plano do eBay é migrar toda a base de clientes e vendedores até 2021.

Oficialmente, a parceria termina em meados de 2020, quando o contrato com o eBay expira. Depois disso, será possível utilizar o sistema do PayPal como secundário. Só não está claro até quando.

Peter Thiel (também cofundador) e Elon MuskPeter Thiel (também cofundador) e Elon Musk

Peter Thiel (também cofundador) e Elon Musk

Embora uma migração como essa seja bastante trabalhosa, para o eBay, faz sentido: a própria companhia reconhece que terá mais controle sobre os pagamentos, o que a permitirá reduzir as taxas cobradas dos vendedores. Mesmo diminuindo, a arrecadação com as taxas deverá fazer a receita anual do eBay aumentar em US$ 2 bilhões.

Criado a partir da fusão da Confinity com a X.com, empresa fundada por Elon Musk, o PayPal passou a ser o sistema de pagamentos principal do eBay em 2002. No mesmo ano, o eBay anunciou a compra do PayPal por US$ 1,5 bilhão.

O serviço evoluiu, promoveu expansão internacional e, consequentemente, se tornou rentável. Cedendo à pressão de acionistas, o eBay deixou de controlar o PayPal em 2014. Com isso, as operações da empresa passaram a ser totalmente independentes.

Mesmo assim, o PayPal continuou como o principal sistema de pagamentos do eBay, embora, nos bastidores, a separação definitiva fosse vista como questão de tempo. Com base nisso, há boas chances de, em algum momento, o PayPal deixar de ser oferecido até como opção secundária.

Com informações: Recode.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zippy Kippy
Meus caros o PayPal é uma farsa! Complicado "o suposto compliance" deixa muito a desejar especialmente para o vendedor que pode ficar até 180 dias com o dinheiro bloqueado sem qualquer tipo de explicação detalhada no meu caso 1º disseram que o meu negócio era contra as políticas de utilização e de seguida no email disseram que existia um elevado risco de perdas para o PayPalSe está a começar o seu negócio fique longe do PayPal se o seu negócio começar crescer o PayPal vai com certeza ficar com o seu dinheiro retido.Eles queriam ficar com mais de $14.000 retidos durante 180 dias.Felizmente nós conseguimos criar uma boa relação com os nossos clientes pelo que fizemos o reembolso e os clientes pagaram novamente por transferencia bancária ainda assim tenho lá $1200 retido por mais de 180 dias ... 180 DIAS!!! Dos clientes que ainda não responderamAqui vai o print screen de provahttps://prnt.sc/jonbeyLigando com eles parece que somos uns criminosos por nos terem encerrado a conta apesar de serem eles que têm o nosso dinheiro!!!Fique longe do PayPal.
Oliver Queen
como faso pra comprar nesse momento no ebay o paypal nao estar mais funcionando ?
Meninão Bobo
Mercado Livre criou Mercado Pago foram mais espertos...
Sammy
Ah entendi.
Vitor Hugo
Claro que não. A Ebanx (solução de pagamento brasileira que atua em mais de 100 sites), por exemplo, não é um banco, mas é usada para permitir pagamento por boleto - eles são a camada entre as empresas que querem usar boletos e os bancos brasileiros. Paga(va, não sei hoje em dia)-se o cartão de crédito da NuBank com o boleto de outro banco (até pq a NuBank não era um banco também).
shaolinmaru
Acho que ele quis dizer de você pagar algum boleto, usando o PayPal.
wuhkuh
Que estranho, é o mesmo que ver o Mercado Pago não ser mais o recebedor do Mercado Livre!
Alberto Prado
Lógico que não. O que precisa é fazer uma parceria com um banco. Até mesmo o Citibank que é um banco (mas não no varejo) não tem boleto próprio.
Sammy
Mas do que vocês estão falando?, o paypal está gradualmente liberando a opção de adição de fundos via boleto. mas se eu não entendi o que vocês estão e referindo, por favor me corrija.
Gragas
por causa da nossa "burrocracia",para tal serviço o paypal teria que atuar como um banco no brasil,o que eles não querem fazer.
angelobio
Podia receber boletos BR...
Adriano Angelo
Podia receber boletos BR...
Pedro Cavalieri
Essa versão pós guerra do Elon Musk sempre faz meu dia mais feliz!
Emerson Eduardo Rodrigues
Ainda bem, paypal tá um saco.
Renan
É ele sem os superpoderes de Batman
Helmut
Eita.
Lucas Carvalho
kk, só depois eu li a legenda da foto e vi que é ele mesmo.
Lucas Carvalho
O cara da foto no lado direito parece o Elon Musk