O VLC, player de vídeo favorito de muita gente, incluindo este que vos escreve, ganhou uma atualização significativa nesta semana: a versão 3.0.0, disponível para smartphones, tablets e PCs, pode transmitir conteúdo no Chromecast, tocar vídeos em HDR e reproduzir arquivos em 8K (!) com aceleração por hardware.

A lista completa de novidades do VLC 3.0.0 (codinome Vetinari) está na página da VideoLAN. Na nova versão, a aceleração por hardware é ativada por padrão para reproduzir vídeos com resoluções altíssimas, 10 bits de cores, HDR, 360 graus e áudio 3D. Também há suporte a novos codecs, navegação em pastas de rede e menus Blu-ray Java (BD-J).

No caso da versão para Android, é possível fazer streaming de conteúdo para um Chromecast diretamente do seu smartphone. A VideoLAN explica que isso funciona mesmo para arquivos que não são suportados nativamente pelo set-top box, então temos um leque de possibilidades aberto aqui. Além disso, o player está disponível também na Android TV, nos Chromebooks e no Samsung DeX.

Para demonstrar o poder da aceleração por hardware, temos um vídeo do VLC 3.0.0 reproduzindo um arquivo em 8K a 60 fps (!) em uma GPU integrada de Core i7:

E um vídeo em 8K a 48 fps em 360 graus (!!) tocando no Galaxy S8:

O novo VLC está disponível gratuitamente para Windows, Windows RT, Windows Phone, Windows Mobile, Xbox One, macOS, iOS, Android, Chrome OS, Linux e BSD. Os links para download estão nesta página.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Angelo

Streaming para o Chromecast pelo Android o player nativo do smartphone já fazia, seria muito interessante adicionarem isso na versão de PC.

Dentista

Que tipo de câmeras eles usam?

ochateador

8k mesmo.
Não é raro em campanhas publicitárias os conteúdos serem criados em 4k ou 8k (ou até um pouco mais) e ao finalizar os trabalhos eles renderizam em 1080p para entregar para o cliente.
Dessa forma você produz algo com bastante qualidade, detecta e remove as imperfeições e a renderização para resolução menor serve para diminuir um pouco o tamanho do arquivo.

Dentista

Mas é 8k mesmo ou uma coisa simulada?

ochateador

Tem sujeitos que produzem vídeos para campanhas de marketing e resolve faz uns vídeos para soltar em fóruns de encode para a negada brincar.

Dentista

onde vc acha videos 8k?

Renato Targino

Oh, obrigado!

Carlos Taylor
Renato Targino

Como baixar o de 64? Não consegui de jeito nenhum.

Daniel Lopes

Olha o link de 64-bit aê:

Daniel Lopes
Sacanagem!! Só faltou isso pra ser bom!!
Rod
Sem querer cortar o barato, mas aparentemente não funciona com legenda .srt
Rod
Fui seco e ?
ʞǝʌǝɥs

mpv é meu player favorito

Jose X.
mpv é meu player favorito
Exibir mais comentários