O VLC, player de vídeo favorito de muita gente, incluindo este que vos escreve, ganhou uma atualização significativa nesta semana: a versão 3.0.0, disponível para smartphones, tablets e PCs, pode transmitir conteúdo no Chromecast, tocar vídeos em HDR e reproduzir arquivos em 8K (!) com aceleração por hardware.

A lista completa de novidades do VLC 3.0.0 (codinome Vetinari) está na página da VideoLAN. Na nova versão, a aceleração por hardware é ativada por padrão para reproduzir vídeos com resoluções altíssimas, 10 bits de cores, HDR, 360 graus e áudio 3D. Também há suporte a novos codecs, navegação em pastas de rede e menus Blu-ray Java (BD-J).

No caso da versão para Android, é possível fazer streaming de conteúdo para um Chromecast diretamente do seu smartphone. A VideoLAN explica que isso funciona mesmo para arquivos que não são suportados nativamente pelo set-top box, então temos um leque de possibilidades aberto aqui. Além disso, o player está disponível também na Android TV, nos Chromebooks e no Samsung DeX.

Para demonstrar o poder da aceleração por hardware, temos um vídeo do VLC 3.0.0 reproduzindo um arquivo em 8K a 60 fps (!) em uma GPU integrada de Core i7:

E um vídeo em 8K a 48 fps em 360 graus (!!) tocando no Galaxy S8:

O novo VLC está disponível gratuitamente para Windows, Windows RT, Windows Phone, Windows Mobile, Xbox One, macOS, iOS, Android, Chrome OS, Linux e BSD. Os links para download estão nesta página.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados