Mark Zuckerberg enfim quebrou o silêncio a respeito do caso Cambridge Analytica. Ele não havia comentado o assunto nenhuma vez desde sexta-feira (16), quando o escândalo veio a público. Em uma publicação na rede social, o CEO diz que vai investigar todos os apps que tiveram acesso a grandes quantidades de dados dos usuários e restringir as informações que são fornecidas a terceiros.

Ele reconhece que houve uma quebra de confiança entre o pesquisador Aleksandr Kogan (criador do app de teste de personalidade), a Cambridge Analytica (que comprou os dados coletados) e o Facebook, “mas também houve uma quebra de confiança entre o Facebook e as pessoas que compartilham seus dados e esperam que nós os protejamos. Precisamos consertar isso”.

Mark Zuckerberg

Por isso, Zuckerberg promete tomar três medidas a respeito do caso. Ele ressalta que o Facebook já deu um primeiro passo em 2014, quando “reduziu drasticamente” o acesso às informações dos usuários por parte de apps de terceiros, mas que vai além: apenas seu nome, foto de perfil e endereço de e-mail será compartilhado quando você fizer login; e seus dados não poderão ser acessados pelo desenvolvedor se você ficar três meses sem utilizar o app.

Além disso, o Facebook vai investigar todos os apps que tiveram acesso a um número maior de informações, antes das restrições impostas em 2014. “Baniremos qualquer desenvolvedor da nossa plataforma que não concorde com uma auditoria completa. E se encontrarmos desenvolvedores que utilizaram indevidamente informações identificáveis, vamos bani-los e informar todos os usuários que foram afetados por esses apps”.

I want to share an update on the Cambridge Analytica situation — including the steps we've already taken and our next…

Posted by Mark Zuckerberg on Wednesday, March 21, 2018

Por fim, o Facebook vai destacar uma ferramenta que permite visualizar quais apps têm acesso às suas informações e revogar as permissões dos apps que você autorizou na sua conta. Na verdade, ela já existe (saiba como acessá-la), mas será colocada no topo do feed de notícias de todos os usuários no próximo mês, para “garantir que todo mundo a veja”.

Leia mais6 dicas para evitar compartilhar seus dados pessoais com o Facebook

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Roger "The Flood" Inacio

Vc é claramente expert no assunto. Devia se preocupar

Roger "The Flood" Inacio

Só quando dar vontade

Vinícius

Facebook: nunca prestou nem nunca vai prestar. Fuxicação de vida alheia e pagação de status de aparências.

Roger "The Flood" Inacio

Seguindo sua descrição vc aparenta ser do FB

R0gério

Nada disso surpreende. Aqui na Bananânia, o Suckerberg fez aquela "colaboração" com a ex-presidanta chamada "Humanizando Redes". Coincidência ou não, depois disso apareceu um bocado de reclamação de que páginas contra aquele governo começaram a ser censuradas. FB não precisa de intermediários pra criar um escândalo, mas como a gente continua usando...

Ricardo - Vaz Lobo

DU-VI-DE-Ó-DÓ.

Gertrudes, a Lhama Morta

Porque um serviço melhor não significa que o pessoal vá começar a usar, não em redes sociais pelo menos. Se fosse assim, ninguém usaria WhatsApp.

É tudo uma combinação de qualidade (pelo menos no início) + timing + marketing + táticas pra segurar o pessoal lá.

Sua tia que só usa o Facebook no celular não vai descobrir uma rede social melhor, baixar e começar a usar. Ela aprendeu a usar o Facebook, não tá nem aí se surgir outra. Provavelmente levou muito tempo pra ela ser convencida a usar. Ela não quer aprender de novo.

É aquele velho paradoxo: uma rede social precisa de usuários pra atrair mais usuários.

thejorsias

Olha o tempo que o Facebook levou para se tornar esse gigante que é hoje, sem contar que é muito difícil um novo player conquistar a atenção do grande público que sabe se virar no "face".

Não é atoa que as empresas que ainda tentam alguma coisa na categoria de redes sociais focam apenas no público adolescente, que se acostuma muito mais rápido a qualquer mudança tecnológica e que pode ser um cliente por muito mais tempo. Twitter só começou a operar no azul faz pouco tempo, quem consegue segurar essa bronca por tanto tempo hoje em dia?

Marsupial radical

Gostaria de deixar meu parecer à respeito da fala do sr marcos zuquerberg https://uploads.disquscdn.c...

Theo Queiroz

Todo castigo é pouco pra esse povo que faz esses testes do tipo "que personagem de Friends vc seria" ou "qual o signo que mais combina com vc".

Carlin

O Facebook precisa ter uma visão plana do que pode vir a acontecer em um futuro proximo dentro da sua rede, as Fake News não são algo novo, mais as medidas para tentar coagir as mesmas so começarão a serem tomadas a pouco tempo atrás, e agora mais essa com essa possivel "solução" para o problema! Eita Facebook... Eita!

Léo Oliveira

Porque a renda da empresa dele vem, basicamente, da mesma fonte que a Analytica

Tuk

E o melhor de tudo é que nos comentários da pagina do Mark tem gente dizendo que confia no Facebook.

Renan

Ele não explicou porque escondeu essa informação gravíssima dos usuários prejudicados em 2015

Léo Oliveira

Textão escrito por advogados e "soluções" já imaginadas.

Privacidade na web é utopia. Não me surpreendi com o caso da Analytica