Um dos destaques do carro elétrico Model 3, da Tesla, é seu interior minimalista: uma touchscreen de 15 polegadas serve como painel, exibindo o velocímetro, trazendo instruções de navegação, e permitindo ativar o Autopilot.

No entanto, isso significa que o motorista precisa usar a touchscreen para ajustar o Autopilot — como mudar a velocidade máxima — e desviar atenção da estrada, o que pode ser perigoso. A Tesla está distribuindo uma atualização de software para melhorar isso.

O volante do Model 3 possui dois controles giratórios embutidos no volante: um do lado direito, e outro do lado esquerdo. Eles mudam de função de acordo com o que você ativar no painel.

Com a atualização 2018.12, você pode girar a roda de rolagem direita para ajustar a velocidade máxima do veículo no Autopilot. E, para mudar a distância que o Model 3 deverá manter do carro à frente, basta empurrar essa roda de rolagem para a esquerda ou direita.

O Autopilot consegue manter o veículo na mesma pista; impede que ele ultrapasse limites de velocidade, lendo as placas através de suas câmeras embutidas; e até estaciona sozinho.

Enquanto isso, a roda de rolagem no lado esquerdo do volante permite ajustar os espelhos retrovisores, ou a posição do próprio volante. Você pode movê-los para cima, para baixo ou para os lados. Esses controles também podem ser acessados pela touchscreen.

Alguns reviews do Model 3 notam que, graças ao design interno, o motorista tem uma visão desobstruída da estrada. No entanto, o carro depende muito da touchscreen, e você terá que desviar sua atenção para executar comandos simples.

Por isso, é interessante que a Tesla consiga responder às críticas através de uma atualização de software. É algo ainda mais importante agora que ela está passando por mais escrutínio após um acidente fatal envolvendo um Model X com o Autopilot ativado.

Com informações: TeslaTechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Xavier

Pra ter mais uma feature passível de falha? Muito mais simples utilizar o volante, que (teoricamente) deve estar na mão do motorista.

Bruno

Cara, a Tesla matou a pau com esse tipo de atualização.

A indústria automotiva é muito parada, eu acho incrível que apenas no dias atuais temos computadores de bordo que podem ser atualizados, mesmo sendo uma coisa "básica" de se pensar, agora, imagina uma montadora disponibilizar atualizações para funções do carro em si. Muito bacana...

Caramba, nao era mais facil terem colocado um comando de voz?

Zanac_Compile

Isso é o mais incrível, os carros da TESLA recebem atualização como um smartphone...
Vai sair uma nova função no celular, o povo fica aguardando o dia pra atualizar correndo.

Agora, nos carros a mesma coisa... Vai sair uma atualização que ele estaciona sozinho! E o povo todo aguarda pra atualizar. O carro que tu comprou a alguns anos passa a ter uma nova feature ! Isso é muito legal !