Tesla Model S Plaid, que atinge 100 km/h em dois segundos, chega aos clientes
Tesla Model S alcança até 200 milhas por hora, ou algo perto de 321 km/h e sem visual de um carro super esportivo tradicional
Tesla Model S alcança até 200 milhas por hora, ou algo perto de 321 km/h e sem visual de um carro super esportivo tradicional
O Tesla Model S em versão Plaid foi finalmente apresentado e entregue para alguns clientes em um evento organizado pelo próprio CEO da marca de veículos elétricos, Elon Musk. Nesta versão, o sedã é capaz de atingir os 100 km/h em apenas dois segundos e percorre mais de 627 quilômetros com somente uma carga em suas milhares de células na bateria.
O Model S Plaid é a versão mais potente do carro elétrico topo de linha da empresa americana. Ele não tem o visual esperado para um veículo que consegue alcançar os 100 km/h em apenas dois segundos, como é o caso do sueco Koenigsegg Gemera ou o Bugatti Chiron Super Sport 300+. Olhando por fora, o modelo elétrico da Tesla é basicamente um sedã mais simples para o público americano, não fugindo muito da cara de outros veículos da mesma marca – como o primeiro Model S, lançado em 2012.
Além de levar pouquíssimo tempo para alcançar os 100 km/h, outros dois detalhes que chamam atenção no Model S Plaid são a velocidade máxima de 321 km/h e autonomia das baterias. Ao todo são milhares de células fechando este componente, entregando até 390 milhas com uma só carga, o que dá aproximadamente 627 quilômetros sem parar para recarregar.
Em uma versão sem o conjunto de motores tão rápidos, a autonomia pode crescer para 405 milhas, ou algo próximo de 651 quilômetros antes de parar em um carregador. Mesmo sem a potência da versão Plaid, essa chega aos 100 km/h em 3,1 segundos.
Todo este poder é entregue ao cliente com ajuda de três motores elétricos, que podem ser controlados automaticamente com o modo de direção autônoma. O custo de um Model S Plaid parte de US$ 129,9 mil, mas com acessórios extras como rodas e interior em outra cor, o custo vai para US$ 148,9 mil.
Este veículo deveria ter sido entregue em março deste ano, mas só agora os primeiros clientes receberam o carro.
Se você já ficou surpreso com a potência dos motores elétricos criados pela Tesla para o Model S, saiba que no mesmo evento o CEO da empresa americana mostrou o carro rodando Cyberpunk 2077 na tela central do veículo, com 17 polegadas. O chip responsável pela façanha é um AMD Ryzen, junto de GPU com arquitetura RDNA 2.
“Nunca existiu um carro com tecnologia de computação de última geração e sistema de infotenimento que estivesse no nível de um PlayStation 5. Este é o desempenho real a nível do PS5… Sim, ele pode rodar Cyberpunk 2077. E vai exibir 60 quadros por segundo em jogos de última geração”, comentou Musk.
Ter poder computacional exageradamente alto é importante para um carro capaz de dirigir sozinho e tomar decisões em uma fração de segundo, enquanto analisa todo o ambiente com ajuda de seus sensores espalhados por todos os cantos. A AMD garante que o desempenho gráfico do chip encosta nos 10 teraflops, 0,28 abaixo do PlayStation 5 de verdade.
Com informações: The Verge e CNET.
Leia | Os melhores carros para cada tipo de corrida no Forza Horizon 5