Início » Negócios » Donald Trump está em pé de guerra com a Amazon

Donald Trump está em pé de guerra com a Amazon

Emerson Alecrim Por

Donald Trump ordenou, na semana passada, uma revisão das finanças do Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS). Para o presidente, a organização está perdendo bilhões de dólares graças a contratos desvantajosos. O nome da Amazon não foi citado, mas sabe-se que Trump considera a companhia de Jeff Bezos a principal responsável por isso.

Donald Trump

Talvez o presidente dos Estados Unidos tenha uma preocupação real com a saúde financeira do USPS, mas já não é novidade que ele e Jeff Bezos não se dão bem. Para Trump, desde a campanha presidencial que o fundador da Amazon usa o Washington Post (jornal comprado por Bezos em 2013) para prejudicá-lo.

De fato, o jornal tem publicado reportagens com críticas ou denúncias referentes à administração de Donald Trump. Só para dar um exemplo, uma delas diz que o presidente teria revelado informações secretas sobre o Estado Islâmico a Sergey Lavrov, Ministro das Relações Exteriores da Rússia.

O efeito disso é que a relação entre Jeff Bezos e Donald Trump só piora. É nesse ponto que o USPS aparece: a empresa tem um contrato confidencial com a Amazon para fazer entregas em grande volume desta. Mas, para o presidente dos Estados Unidos, os valores pagos são baixos e devem ser aumentados.

Jeff Bezos. Foto por Steve Jurvetson/Flickr

No entanto, analistas que acompanham o cenário político e econômico dos Estados Unidos enxergam nesses esforços uma tentativa de retaliação à Jeff Bezos. Tweets publicados por Donald Trump nos últimos meses reforçam essa possibilidade. Mais de uma vez ele acusou a Amazon de pagar menos impostos do que deveria e, principalmente, causar prejuízo ao serviço postal.

A situação financeira do USPS não é mesmo das mais tranquilas. Mas, para analistas, a crise enfrentada pela empresa é resultado de uma série de fatores, não uma consequência direta do contrato com a Amazon. Na verdade, especialistas da área dizem até que, por conta do seu volume diário de entregas, a companhia estaria ajudando a manter o USPS.

Mas Trump não se dá por convencido. A ordem para criação de uma força-tarefa para revirar os números financeiros do USPS é vista como uma tentativa do presidente de encontrar informações que sustentem a sua afirmação de que a Amazon está pagando valores muito baixos pelas entregas e, consequentemente, causando prejuízos ao serviço postal.

A força-tarefa tem prazo de 120 dias para entregar os resultados da revisão. Já o atrito entre Trump e Bezos não tem data para acabar.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Junior Auditore
quer punir a amazon por ser eficiente demais... pelo visto os EUA ja tem sua propria Dilma
Eduardo Barreto
Segundo ele, provavelmente qualquer notícia crítica ao laranjão (Trump).
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Mesma coisa são os Correios que insistem que importações e encomendas da internet é que são atividades não lucrativas, mas a pergunta é:Se não entregarem encomendas o que os serviços postais vão entregar, cartas e contas?
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Foi uma piada, e eu concordo totalmente com a sua posição
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Mas quem calcula o frete e cobra é o próprio Mercado Livre, quando se usa o mercado pago e mercado envios... talvez você não tenha vendido nada lá ainda e não conheça o sistema... O que o mercado livre faz é oferecer frete grátis quando você paga mais pelo anúncio, consequentemente você vai cobrar mais pelo produto, ele mesmo sugere que você crie dois anúncios iguais, um mais caro com frete grátis e um normal
Vinícius Jorge
Ele não faz isso pois só idiotas bajulam um idiota maior
Rmavalli
Passei pelo mesmo caso recentemente, fiz uma compra, paguei 40 reais de Sedex de Bauru pra São Bernardo do Campo, 370km, só porque é aquele com Ar Condicionado. Prazo máximo 3 dias. E só recebi porque pedi pra loja abrir reclamação.https://uploads.disquscdn.c...
Renan Alves
os vendedores colocam um preço menor e botam a diferença no frete simples. o concorrente cobra 20 vende o produto por 15 e bota os 5 de diferença no frete, vejo uma porrada de vendedor fazendo isso
Kodos Otros
Impossível. Ele deve ter vendido o perfil dele na OLX.
Kodos Otros
Por onde anda a raposa maldita?
Matheus Gonçalves
Minha opinião é pautada em informações que são públicas, é bom deixar claro:1. https://www.forbes.com/site..."For example, Atlanta is in Zone 2 and Los Angeles is in Zone 8. Shipping directly from Zone 2 to a Zone 8 parcel carrier's sorting facility can lead to substantial savings for a shipper. But the ability to consolidate for zone skipping depends on whether a shipper has both enough time and enough volume, something most companies lack. Amazon certainly has the volume.That discount, if it exists, exists for all USPS customers. It’s just that Amazon sends a lot of packages."2. https://www.vox.com/2017/12...E, pra complementar:3. https://www.washingtonpost....
Matheus Gonçalves
hahahahah opinião pessoal sem vínculo com a empresa. =)
Matheus Gonçalves
Quais fake news?
Matheus Gonçalves
Yep, o/Opinião pessoal aqui, tá? Da Amazon causar o fechamento de pequenas empresas, imagino que isso seja possível, mas também é verdade que a Amazon criou novos pequenos comércios. Só dentro da Amazon existem milhares de pequenos vendedores que nunca teriam chance de atingir o número de consumidores que eles atingem se não fosse a Amazon, saca?Eu não tenho a estatística exata dessa comparação do que fechou para o que abriu, mas via de regra, acho que muito do que fechou foi de loja física, e esse tipo de comércio migrou para as lojas virtuais.O que no final das contas seria uma migração natural com todas as facilidades que a Internet nos proporciona. Não fosse a Amazon, seria outra empresa.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
Toadgeek é você?Sim, parece birra. Mas e essa questão dos pequenos varejistas? Não é a primeira vez que vejo a Amazon sendo criticada por, em tese, causar fechamento de pequenos comércios. Fora que tenho lido sobre uma crescente onda de pessoas que trabalham em dois empregos nos States, por causa de salários baixos.
johndoe1981
Mercado Livre acho completamente inviável para comprar essas miúdezas. É 40 reais de PAC num pendrive de SP pra cá, dá não, dinheiro tá difícil. Como moro numa capital nordestina, só dá pra comprar produtos acima de 120 reais, que têm frete "grátis". Kabum jé outra que eu parei de comprar devido ao frete absurdo.
CtbaBr©
Na Rússia é o Telegram levando porrada do Putin... No Brasil, todos os empreendedores apanhando de todos os corruptos governantes, o tempo todo!
Kodos Otros
Ora ora, veja quem apareceu pra tacar cocô por aqui....
Vitor Hugo
Isso aconteceu com um amigo meu também, de falarem que não conseguiram entregar mesmo com porteiro 24h. só que no caso dele, mesmo eles tendo falado que tentariam entregar novamente, simplesmente mandaram o produto dele (de quase R$200,00) de volta pra Holanda.
grande_dino_2
Também acho uma sacanagem o lucro sobre o frete, mas é o serviço de transporte que eles oferecem/obrigam a usar (serviço terceirizado, sim, mas é o serviço deles).Sendo um serviço, eles colocam os custos e o lucro desse serviço no preço. A diferença de preço cobrado do comprador/vendedor e do preço que sai no balcão dos Correios é pra cobrir esses custos e lucro.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Não deveria ter lucro sobre o frete, é sacanagem, já que já tem as taxas pra quem quer destacar mais os anúncios, tem as propagandas tipo ad sense e etc. etc. Seguro do próprio correio é coisa de centavos, e com o mercado pago acho que limita muito a questão de seguro contra malandragem, o dinheiro só é liberado dois dias depois do produto ser recebido.
Danilo Cursino
É sempre assim, liberalismo pra mim protecionismo pra os outros. hahaha
grande_dino_2
Nessa diferença de preço está incluso o seguro contra perda, extravio e danos, o seguro do ML contra malandragem de vendedor e comprador e um lucro.Tem vez que o frete que é cobrado pelo ME é mais barato do que o que sai na nota dos Correios.Com a atualização dos valores que o ML fez, a coisa ficou um pouco mais obscura, mas a lógica é a mesma. No preço que eles cobram, está incluso outras coisas além do frete. (além do frete do ME ser cobrado a partir da média da categoria, ou seja, varia de acordo com a categoria em que você está anunciando e não do produto em si).
João
Justo a amazon que é a única atualmente q tem força de concorrer com o youtube... Já tem a twitch, basta lançarem um serviço de vídeos estilo youtube pq a google já perdeu o compasso faz tempo.
ばか
É só o Trump comprar o NYT que resolve o problema.Seria uma bela digladiação midiática.
Highlander
"Mais de uma vez ele acusou a Amazon de pagar menos impostos do que deveria..."Mas não foi o Trump que disse em debate com o Hilary que ele não pagava imposto porque era inteligente? Agora quer acusar a Amazon de fazer o mesmo que ele?
JWB
Noto que o pessoal aqui leva a sério mesmo as ''Fake News'' rsrs...
Jairo ☠️
So o Bezos mudar a política do WP e puxar o saco do Trump .....que falta de visão empresarial do Bezos nesta questão -)
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Mas isso é meio óbvio.... eu vi aonde ele trabalha no site dele mesmo...
Henrique Dias
Exatamente: "um dos poucos contratos que são vantajosos é com a Amazon, onde a USPS ganha no volume"Parece ter informação privilegiada... :)
Kodos Otros
Que nada, de SP pro Rio! Absurdo demais isso! Na sexta atualizaram que saiu pra entrega mas não foi encontrado em casa, mentira, tem portaria 24h lá.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Tem um buraco negro no centro de distribuição da minha região, tudo que chega lá fica sem rastreio por uns 3 a 5 dias... depois começa a andar de novo
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Não discordo, mas põe o disclaimer aí que vc trabalha pra Amazon :-D
Jairo ☠️
Veio do Acre?
Matheus Gonçalves
Sabe o que é pior? Ele sabe que na esfera judicial não vai dar nada. Mas ele como presidente tem direito de fazer esse tipo de coisa, e cada vez que ele bate na Amazon, as ações caem.Então, mesmo que as acusações não tenham nenhuma procedência, ele ainda fere o Bezos no bolso.
Kodos Otros
Estranho isso, hein?Era algo que deveríamos apurar mesmo.Eu tô puto pq paguei 35 reais num frete no dia 16 do mês do passado e o produto só chegou hoje lá em casa! Saudades dos Correios de 5 anos atrás.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Queria entender quem tá lucrando na guerra MercadoLivre x Correios aqui, exemplo:- Vendi um grill que tava parado em casa, o comprador pagou 40 de frente, na NF dos correios veio 17- Vendi um roteador, o cara pagou 14,90 de frente, nota dos correios: 8,88.ML fez um auê sobre preço mas o custo do frente pra ele parece ser mais baixo do que ele cobra na maioria das vezes....
Kodos Otros
Pois é... Ele tá de birrinha pq o jornal do Bezos tá denunciando as M dele.
Matheus Gonçalves
É um maluco. A USPS está mal das pernas por outros motivos, e um dos poucos contratos que são vantajosos é com a Amazon, onde a USPS ganha no volume.Ele tá puto com o Bezos por causa do Washington Post e resolveu usar a influência presidencial pra algo de caráter pessoal.E ele tá usando recursos federais pra isso. Impostos. É uma criança mimada e irresponsável.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Ele tá falando groselha, a Amazon cobra sim impostos em muitos estados, eu já paguei em vários, e quase tudo que recebo da Amazon lá vem por UPS (a transportadora) e não por USPS (correios de lá), pode ser o fato de eu mandar pros lockers da Amazon, mas mesmo quando mando pra hotel ou casa de alguém, não vem por USPS.
brunocabral
"Na verdade, especialistas da área dizem até que, por conta do seu volume diário de entregas, a companhia estaria ajudando a MANTER o USPS."
brunocabral
"A situação financeira do USPS não é mesmo das mais tranquilas. Mas, para analistas, a crise enfrentada pela empresa é resultado de uma série de fatores, não uma consequência direta do contrato com a Amazon. "
Ricardo - Vaz Lobo
Trump às vezes é bipolar.Outras vezes também.
Kodos Otros
"De fato, o jornal tem publicado reportagens com críticas ou denúncias referentes à administração de Donald Trump."Tudo explicado.