Donald Trump

Donald Trump ordenou, na semana passada, uma revisão das finanças do Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS). Para o presidente, a organização está perdendo bilhões de dólares graças a contratos desvantajosos. O nome da Amazon não foi citado, mas sabe-se que Trump considera a companhia de Jeff Bezos a principal responsável por isso.

Talvez o presidente dos Estados Unidos tenha uma preocupação real com a saúde financeira do USPS, mas já não é novidade que ele e Jeff Bezos não se dão bem. Para Trump, desde a campanha presidencial que o fundador da Amazon usa o Washington Post (jornal comprado por Bezos em 2013) para prejudicá-lo.

De fato, o jornal tem publicado reportagens com críticas ou denúncias referentes à administração de Donald Trump. Só para dar um exemplo, uma delas diz que o presidente teria revelado informações secretas sobre o Estado Islâmico a Sergey Lavrov, Ministro das Relações Exteriores da Rússia.

O efeito disso é que a relação entre Jeff Bezos e Donald Trump só piora. É nesse ponto que o USPS aparece: a empresa tem um contrato confidencial com a Amazon para fazer entregas em grande volume desta. Mas, para o presidente dos Estados Unidos, os valores pagos são baixos e devem ser aumentados.

Jeff Bezos. Foto por Steve Jurvetson/Flickr

No entanto, analistas que acompanham o cenário político e econômico dos Estados Unidos enxergam nesses esforços uma tentativa de retaliação à Jeff Bezos. Tweets publicados por Donald Trump nos últimos meses reforçam essa possibilidade. Mais de uma vez ele acusou a Amazon de pagar menos impostos do que deveria e, principalmente, causar prejuízo ao serviço postal.

A situação financeira do USPS não é mesmo das mais tranquilas. Mas, para analistas, a crise enfrentada pela empresa é resultado de uma série de fatores, não uma consequência direta do contrato com a Amazon. Na verdade, especialistas da área dizem até que, por conta do seu volume diário de entregas, a companhia estaria ajudando a manter o USPS.

I have stated my concerns with Amazon long before the Election. Unlike others, they pay little or no taxes to state & local governments, use our Postal System as their Delivery Boy (causing tremendous loss to the U.S.), and are putting many thousands of retailers out of business!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 29 de março de 2018

Mas Trump não se dá por convencido. A ordem para criação de uma força-tarefa para revirar os números financeiros do USPS é vista como uma tentativa do presidente de encontrar informações que sustentem a sua afirmação de que a Amazon está pagando valores muito baixos pelas entregas e, consequentemente, causando prejuízos ao serviço postal.

A força-tarefa tem prazo de 120 dias para entregar os resultados da revisão. Já o atrito entre Trump e Bezos não tem data para acabar.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados