O Nubank está adotando mais uma forma de confirmar a identidade de quem solicita o cartão de crédito roxo. A empresa está usando uma solução de biometria facial capaz de identificar o rosto de um terço da população que já pediu crédito.

Com a novidade, os usuários que desejam se cadastrar no Nubank precisam enviar uma foto, além de dados como nome e CPF. A imagem é comparada com todas as outras armazenadas em um grande banco de dados para comprovar que a pessoa é realmente quem diz ser.

O novo método de verificação visa combater tentativas de falsidade ideológica por quem tenta pedir um novo cartão. Ele se junta aos outros meios adotados pelo Nubank, como verificação de documentos e do cadastro, além do uso de ciência de dados para aprovar ou não um pedido.

Quem oferece o serviço é a brasileira Acesso Digital, que também atua na liberação de crédito no varejo. É de lá que vem boa parte das fotos do banco de dados da empresa. Com o consentimento dos clientes, as lojas tiram fotos de cadastro que são armazenadas nessa lista.

A empresa diz que o AcessoBio, como sua solução é chamada, é eficiente em 98% dos casos. Acessórios que podem cobrir o rosto, como óculos e chapéu, costumam impedir a verificação. Nessas situações, o sistema pede que os usuários tirem uma nova foto.

Apesar dessa limitação, o sistema tem a vantagem de obter informações sobre consumidores em uma velocidade muito alta por conta de sua presença em lojas como Magazine Luiza, Riachuelo e Pernambucanas.

Com informações: IDG Now, Exame.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

PALUDO

Queria saber como ocorrem fraudes? Eu, cidadão de bem com nome limpo a mais de 8 anos, não consigo a porra do cartão. Agora os caras conseguem fraudar?

Rodrigo Dias Carvalho

A novidade é: Agora existe um reconhecimento facial para dificultar as pessoas a fraudarem via falsidade ideológica.

Mateus B. Cassiano

O app pede a senha de 4 dígitos sempre que você abre a tela do cartão virtual ou sempre que vai confirmar uma transação com a NuConta. Alteração de limite e bloqueio/desbloqueio do cartão não pedem senha mas também não tem como gerar nenhum gasto mexendo nessas opções...

Mickão

No Android da Asus a opção pra bloquear um app com acesso através da digital já vem inclusa no sistema. Inclusive, uso justamente pros meus apps de banco e o Nubank.

CtbaBr©

O maior problema em fazermos esses cadastros é justamente esse,
cedo ou tarde haverá uma noticia de que algum hacker invadiu o sistema onde você tinha cadastro, nesse caso, quanto menos informações suas estiverem la, melhor você dormira naquela noite!

Renan Alves

cara deixei 50 conto na conta do NU e em menos de 2 meses já me rendeu 17 centes,

Eduardo RFS

Exato, consentir é aceitar termos, sempre foi, um contrato, que só é válido por que você assinou

ochateador

Sujeito tenta burlar o sistema e depois chora quando o cartão/conta é recusado ?
Mas é um bom ser humano.

ばか

Pelo que entendi, a novidade ai é o método de comparação das fotos.
A selfie em si sempre teve mesmo.

ばか

Mas e o cartão virtual, alteração de limite e a nuconta?

Caleb Enyawbruce

Não entendi tbm...

Jeferson

Ja tenho o cartão a uns dois anos e ate onde sei desde aquela época já era assim. Nenhuma novidade nessa notícia, apenas para colocar o Nubank na vitrine.

Daniel Maciel

Dizem facilitar, quando na verdade você está facilitando pra eles com suas informações.

Daniel Maciel

E dá pra fraudar isso?
Entendi a lógica, estelionatário consegue um cartão desse fraudando, mas o trabalhador que paga suas contas certinho tem que aguardar "Análise de crédito".

Tem nada não, estou muito feliz com meu Credicard Zero, valeu aí Nubank.

celsolima

Um grupo Russo roubou informação de selfie de algumas empresas, com dados pessoas que utilizam aplicativos desse tipo e vendem o pacote de documentos em sites hackers para todo tipo de fraude att executada. Pode olhar no Google.

Exibir mais comentários