A Anatel começou a receber sugestões da sociedade nesta quinta-feira (19) para regular o telemarketing no país. O objetivo é determinar regras para um possível cadastro de bloqueio de ligações, gravação de todas as chamadas em atendimentos telefônicos e as formas de atendimento digital.

Segundo a agência, o consumidor recebe, em média, cerca de 20 ligações indesejadas por mês no celular. A regra atual é que as operadoras móveis não podem enviar “mensagem de cunho publicitário”, exceto se houver “consentimento prévio, livre e expresso” por parte do usuário, mas não há algo aplicável a todas as empresas.

Como bloquear ligações de números indesejados no Android

Uma das ideias da Anatel seria “criar um cadastro para bloqueio de ligações e mensagens”. Já existem algumas iniciativas parecidas, mas espalhadas pelo país: a Fundação Procon-SP, por exemplo, tem um sistema em que é possível cadastrar o celular ou fixo para impedir telemarketing, com base em uma lei estadual de São Paulo. No caso da Anatel, o sistema poderia ter abrangência nacional.

Leia mais: Como bloquear SMS e ligações no iPhone e Como bloquear ligações de números indesejados no Android

Também está em discussão a possibilidade de mudar as regras de gravação de chamadas nos atendimentos telefônicos. Hoje, as empresas são obrigadas a manter a gravação de todas as ligações por seis meses. Como isso gera custos de armazenamento de dados, elas pedem que a gravação seja obrigatória apenas em casos de contratação, alteração e cancelamento de serviços.

Por fim, o atendimento presencial por parte das empresas de telecomunicações pode deixar de ser obrigatório: o Ministério Público entende que o atendimento digital deve ser um acréscimo em relação ao presencial; as operadoras, por sua vez, defendem a substituição do atendimento presencial pelo digital, passando a responder às demandas dos clientes apenas por meio da internet, incluindo redes sociais e chats.

As discussões sobre o telemarketing no país acontecerão até dia 18 de maio, e os interessados podem participar nesta página.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Corvo

Sim digo que foi descontinuado justamente a Free

Cristina Nascimento

Acho q não foi descontinuado não, inclusive agora é pago
https://www.phonetray.com/o...

Corvo

Baixei do site oficial a quase 10 anos quando ainda não tinha sido descontinuado pela empresa.

Cristina Nascimento

ok, vc baixou em qual site?

Corvo

Não conheço este site, o programa é meio chatinho pra configurar, se não tiver conhecimento mais aprofundado é bom chamar um bom técnico em informática pra deixar ele funcionando direitinho, depois que ta configurado é só alegria.

Cristina Nascimento

Axei no uptown, será q é seguro baixar nesse site?
Mas eu nao sei como usar meu pc pra receber chamadas. Seria util um bloqueador pra linha fixa, mas parece ser complicado pra usar.

Corvo

Existe o PhoneTray Free que é o que utilizo, procure que acha na web pra baixar.

Cristina Nascimento

Tinha uma q falava "alô tá me ounvIndu?" Enfase no i devido o sotaque paulista ou do sul, sei lá, rsrs. Mas enchia o saco essa gravação, e logo após desligava.

Cristina Nascimento

Esse phonetray é pago né? Mas pagamento mensal, anual, como é? Me interessei pois me ligam todo dia pro fixo e nao há como bloquear, e sou obrigada a deixar o telefone sem fio no mudo direto.

Cristina Nascimento

A partir do 7 isso já é nativo, não?

SiouxBR

Muitíssimo obrigado, Rodrigo! A opção 1 funcionou perfeitamente...

Pereira

Duas formas:

1. O discador padrão do android, ao menos no meu moto z2 play, tem a opção de, no histórico de chamadas, bloquear um número: simplesmente segure no número que quer adicionar e espere aparecer as opções "copiar número", "editar número antes de chamar" ou "bloquear número".

2. Outro método, se nao tiver essa opção, que eu usava no meu aparelho anterior, era:
a) Criava um contato chamado "Telemarketing"
b) Na hora de editar o contat, nas configurações (três pontinhos), eu marcava a opção "Enviar para correio de voz" nesse contato específico.
c) Cada vez que um número diferente me ligava eu o adicionava nesse contato "Telemarketing", e todas as chamadas posteriores eram filtradas para a caixa postal.
d) Vale lembrar que é interessante desabilitar a Caixa Postal, para que eles não deixem recados.

Abraão Caldas

20 por mês? Eu recebi quase 20 num dia só, tinham que proibir esse negócio de ligação com linha muda ou com gravação falando : "alguém ai" e depois desligando.

SiouxBR

Muitíssimo obrigado, Raul! Não conhecia essa. Já estou bloqueando os números todos da Tim e da Vivo... :)

Raul Craveiro

Não sei se tem algum lugar específico pra gerenciar isso, mas você pode ir no número que te ligou, clicar nele, ir em Detalhes, depois nos 3 pontinhos lá em cima e aparece "Bloquear número"

Exibir mais comentários