A Motorola já teve um histórico notável em atualizações do Android, na época em que fazia parte do Google. Desde que foi adquirida pela Lenovo, sua linha de smartphones cresceu bastante, e a política de updates ficou menos clara.
Por isso, a Motorola esclarece o seguinte: o Moto E5 e o Moto E5 Plus, a serem lançados com Oreo, não vão receber o Android P. Da mesma forma, o Moto E4 e E4 Plus vão permanecer no Nougat, versão com a qual foram lançados.
Em comunicado ao AndroidPIT, a Motorola diz que “a linha Moto E não receberá upgrade do sistema operacional”.
Ela afirma que “continua comprometida em fornecer atualizações regulares de segurança”. No entanto, esses patches não serão mensais. Em vez disso, eles virão “a cada 60 a 90 dias”, segundo a empresa disse ao Ars Technica.
O Moto E5 e E5 Plus têm processador quad-core Snapdragon 425, 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento expansível via microSD. Eles serão lançados no Brasil, mas seu preço e disponibilidade ainda não foram revelados.
O Moto G6, G6 Plus e G6 Play têm atualização garantida para o Android P, segundo o presidente global da Motorola, Sergio Buniac. No entanto, eles também receberão patches de segurança só a cada 60-90 dias.
Em termos gerais, essa é a política que a Motorola vem seguindo para atualizar seus smartphones:
- Moto Z, Moto X: recebem duas atualizações de versão do Android
- Moto G: recebe uma atualização de versão do Android
- Moto E, Moto C: permanecem na mesma versão do Android
Claro, há algumas exceções. O Moto G4 Plus foi lançado com Marshmallow, recebeu o Nougat, e será levado para o Oreo. É que, em alguns países, a Motorola garantiu o update para duas versões do Android. Ela avisa, no entanto, que essa atualização “levará algum tempo” porque não foi planejada.
Quanto à linha Moto E, este é o comunicado na íntegra:
A Motorola informa que, desde a sua primeira geração, a família Moto E é lançada sempre com a versão mais recente do sistema Android. E reforça que continua comprometida em fornecer atualizações regulares de segurança, bem como melhorias na experiência do usuário através de atualizações de aplicativos via Play Store.
Conforme divulgado no ano passado, a linha Moto E não receberá upgrade do sistema operacional. A proposta da empresa é oferecer um linha de smartphones de qualidade, com boas especificações técnicas e uma experiência que melhore a vida dos consumidores deste segmento. Tudo isso por um preço justo.
Com informações: AndroidPIT, 9to5Google.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Comprei um moto G5S plus pensando em futuras atualizações, mas, graças a sacanagem da Motorola este aparelho vai morrer no Oreo. Ou seja... Não compro mais Motorola nem recomendo.
Também acho. Acabei de comprar. Se soubesse antes não compraria
Sim. Eu pelo menos nao recomendo e não compro mais Motorola
Meu sonho foi um dia ter um Motorola, pra nunca mais. Descaso com consumidores. V A M
Corretíssimo
Motorola primeira e última vez. Sorte que trabalho em loja e não vou indicar mais Motorola. O boca a boca e a melhor arma. Comunidades também servem para isso. Meu dinheiro não é capim Motorola
Verdade
o griiiitoooo que eu dei klkkk
Não. Só estou um pouco resfriado. Obrigado pela preocupação
Tu é doente cara?
Moto Maxx tinha a garantia de receber duas atualizações (recebeu Lollipop e Marshamallow). O Moto Z2 Force já recebeu/está recebendo o Oreo.
que mimimi de m***** hein!
Moto Z, Moto Z Force, Moto Z1 Play, Moto Z2 Play e Moto Z2 Force estão recebendo o Oreo já. (Z2 Force primeiro, Z e Z Force depois e agora Z1 Play e Z2 Play)
https://uploads.disquscdn.c...
A Xiaomi meio que faz isso com aparelhos que não vendem muito, continua atualizando a MIUI mas as funções novas não chegam a esses aparelhos, tipo: Redmi 3 continua no Lollipop, o Redmi 3S no Marshmallow e nunca vão receber uma atualização do Android oficial.
Daqui a pouco só vão atualizar os Moto Z e mostrar o dedo do meio pros Moto X e Moto G.
Gosto do Marcel mas discordo fervorosamente dele nesse ponto, o trabalho não é praticamente o mesmo por vários motivos, toda interface personalizado tem gente de design, programação, engenheiros de software e etc envolvidos, desde a parte dos dos ícones até a escolha da paleta de cor e animação da interface, então não, nao é praticamente a mesma coisa, já que eles tem que criar algo que já vem pronto, mesmo na ROM AOSP.
Lenovo como sempre cagando em cima da Motorola
Ao menos está avisando antes!
É "Android puro" só na capa. Por baixo tem uma cacetada de drivers que não existem na versão que sai direto do Google. Sem esses drivers o hardware para de funcionar.
O Marcel Campos (gerente de marketing da Asus) disse que já indagou o pessoal de desenvolvimento da empresa do porque mantinham a tal Zen Ui ao invés de usar Android puro, disseram que o trabalho é o mesmo.
"Moto Z, Moto X: recebem duas atualizações de versão do Android"
Z2 Play ainda está no Nougat, só pra avisar.
Já tive duas gerações de moto E ambos receberam apenas atualizações complementares. Ao menos lançaram os aparelhos com a última versão do Android diferente de algumas @s por aí.
Que merda.
Parti do Moto Z Play (aparelho muito bom) pro Oneplus 5T e até agora tá sussa. O problema é não ter garantia. Mesmo se a assistência da Motorola for ruim (nunca precisei) é melhor ter do que ficar totalmente desamparado, caso o dispositivo quebre.
A Motorola só está interessada em vender aparelhos, o que acontece depois: fod*-se. Pague caro por um aparelho para ter zero de suporte!
Não entendo como uma marca que lança os aparelhos com Android praticamente puro faz uma palhaçada dessas. Nem a Xiaomi com sua MIUI altamente modificada faz isso. Era melhor a Motorola se juntar com o Google e transformar os Moto E e C em Android One.
Bom já era esperado que esse seguimento não obtivesse muitas atualizações o problema é que o aparelho foi lançado a poucos dias, nem chegou direito ainda e a Motorola já tratou de esquecer todo e qualquer ponto positivo que o usuário pudesse ter em relação a fabricante! No fim das contas a Motorola está tentando se torna a nova LG, só pode! HAHAHAHAHAHA
A Lenovo consegui acabar com o que me levou a gostar da Motorola que era ter o Android praticamente puro e atualizar rápido os aparelhos Moto G5S ainda ta aqui com o Android Nougat 7.1.1 to esperando o Android Oreo com o Android já batendo a porta, gostaria que tivesse uma família da Google pixel para competir com Moto E, Moto G e Moto X apesar de não gostar tanto do Designer do Pixel mas no minimo talvez a concorrência pudesse fazer a Motorola voltar pros eixos
Não dá pra comparar com o iOS pelo preço do device, mas é no mínimo falta de respeito com o consumidor isso. Claro que a pessoa já sabe antes de comprar, mas seria interessante tentar minimamente fidelizar o usuário e lançar menos aparelhos pra poder focar mais nos existentes.
Compra um Xiaomi Redmi Note 5 pro, da um banho no G6.
Se o celular suporta o Treble, tecnicamente ele consegue rodar qualquer GSI feita para o Treble. A fabricante pode não atualizar mas isso abre portas pra uma única build de custom ROM com potencial pra atender praticamente todos os aparelhos com Treble, com nenhuma ou pouquíssimas modificações necessárias...
A Motorola acabou de escrever: Não compre esse aparelho.
Marcel Campos ri da "motinha" nesse momento..kkkkk
Realmente essa empresa me frustra.
Gosto dos aparelhos da Motorola desde sempre, mas esse desrespeito me aborrece. Em 2014 comprei o Moto Maxx, hoje ainda na versão 6. Agora uso o Moto Z2 Force e nada de atualização para o Oreo.
Tambem tenho um iPhone 5S, pois confio na marca para ter meus app bancários e esta devidamente atualizado, realmente qd ele der pau, investirei em um aparelho mais atual e bye bye Lenovo
Ótimo. Pareceu zoeira, mas eu realmente queria saber diso kkk´
Mas, então por que ela já não faz isso?
Trabalhar em cima do AOSP e se associar a Microsoft para retirar todos os apps google? Usar a appstore da Amazon? Trocar a busca de google por bing? As possibilidades são infinitas para quem é o maior fabricante... No final o Google teria mais prejuízo do que lucro e desde que aquela política "Don´t Be Evil" foi pra gaveta o povo da Alphabet não quer saber da palavra prejuízo :-)
Isso só aumenta a fragmentação no Android. Mas, desde sempre, os Androids mais básicos NUNCA recebem alguma atualização do Android, ou no máximo uma.
Quem dera se a Nokia voltasse ao Brasil....
Cadê o cara que no outro post estava falando que eu estava reclamando demais sobre falar dessa política ridícula de atualizações da Motorola? Cadê ele agora?
Aliás, esse meu Moto G5 Plus foi o último smartphone dessa marca, não quero compactuar com uma marca que desrespeita sem vergonha na cara nenhuma seus clientes, tratando-os como mero gado.
Pelo menos anuncia que não vai ter logo, melhor que ficar naquela palhaçada de "vai ter" e "não vai ter". É bom que a gente já sabe na hora que não deve comprar, não se arrepende depois hahaha
E o que a Samsung vai fazer? Migrar pro Tizen? kkkk´
Continua saturando, que é bom. Lança mais linhas de modelos (o alfabeto todinnho logo). É maravilhoso isso. Dá pra ter total controle...
No mínimo a Lenovorola deveria garantir atualizações de segurança por uns 18 - 24 meses
Foda é que aparentemente nem as atualizações de segurança devem receber.... Nisso a Samsung ta até melhorzinha.
A política de updates da Motorola é clara: estamos cagando pra isso. Aproveitando o embalo, já que não vai atualizar, coloca logo uma interface customizada e cheia de bloatware pra terminar o serviço.
" É que, em alguns países, a Motorola garantiu o update para duas versões do Android. Ela avisa, no entanto, que essa atualização “levará algum tempo” porque não foi planejada."
É Engraçado, porque se a Motorola disse na epoca (eu lembro) que haveriam duas atualizações do Android pro Moto G4, a atualização era sim planejada haha
moto e, moto c, moto d, moto g, moto z, essas desgraças tudo vão parar de vender
Quem compra o Moto E está c*gando e andando para atualizações. O público que realmente se importa com isso compra celulares mais caros.
mas se suspender, sofre retaliação. A Samsung que o diga.
Parabéns pra Motorola que conseguiu estragar uma das poucas coisas boas que tinha na marca.
A Google deveria suspender o acesso à Play Store dessas fabricantes que cometem tais atos.
Que baita sacanagem com um aparelho que acabou de ser lançado, independente da faixa de preço.
E a p*taria das atualizações do Android continua. Pelo jeito nem o Project Treble vai corrigir a má vontade das fabricantes.