A concorrência no mercado de processadores ficou mais acirrada desde o ano passado, quando a AMD lançou a linha Ryzen para bater de frente com o Intel Core. Essa disputa só deve aumentar nos próximos meses.

A AMD disse a investidores que está testando processadores da próxima geração, chamada Zen 2, com tecnologia de 7 nanômetros, e seu lançamento está previsto para 2019.

Foto por Fritzchens Fritz/Flickr

Com esse processo de fabricação, o chip poderá conter mais transistores, ou oferecer a mesma velocidade com menor consumo de energia. Os processadores Zen de primeira geração são feitos em processo de 14 nm, enquanto a segunda geração é fabricada em 12 nm.

Além disso, a AMD está testando placas de vídeo Radeon Instinct que usam tecnologia Vega de 7 nanômetros. Essa linha de GPUs não é voltada para jogos, e sim para aprendizado de máquina e outras aplicações de inteligência artificial.

Produzir chips com transistores cada vez mais próximos uns dos outros é um desafio tecnológico. A TSMC vai fabricar os processadores da AMD em 7 nm, e usa para tanto um processo de litografia em ultravioleta, em vez de comprimento de onda de luz visível.

Enquanto isso, a Intel prevê que começará a vender processadores com tecnologia de 10 nm, da geração Cannon Lake, só em 2019. A previsão inicial era 2016, que foi empurrada para 2017, depois para o final de 2018 e, agora, só para o ano que vem — talvez no segundo semestre.

Os planos da AMD foram divulgados junto a seu resultado financeiro mais recente. No primeiro trimestre, a empresa teve receita de US$ 1,65 bilhão e lucro de US$ 81 milhões.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keviny Oliveira

Eu também quero saber o que a Intel irá lançar para "abater" a linha ryzen 3000

Mestre Ioda

é Grafinu

Felipe Tiago

Acho que essa Rivalidade entre Intel X AMD somos nós consumidores que criamos (ambas as empresas tiram proveito disso) visto que AMD tem um alvo foco entregar algo bom por um preço bem mais acessível, já a Intel esta focada em não economizar e entregar um produto final bem mais poderoso e assim justificar seu alto custo, em toda via a Intel está chegando ao seu limite atual (ainda pode melhorar sim!) e a AMD vindo aos poucos entregando produtos satisfatórios, e até então, conseguiu alcançar a Intel. É aquela velha história de uma corrida, deu a largada e os 2 saíram, um por ser mais potente chegará primeiro, já o outro é mais fraco chegará depois, mas ambos irão chegar. Então esse 2019 - 2020 a intel ja chegou e a AMD esta chegando atrás entregando um produto até em algumas situações melhor e um preço quase que pela metade!

George Oliveira

na minha opinião a intel ta esperando pra da um tiro só e mata geral

Sidnei Silva

Baba Intel, você com seus preços altos ficará como os dinossauros: Só osso!

Roger "The Flood" Inacio

o cara não manja sascarmo

Joao Paulo

Irônico ,Intel sempre teve a vantagem na litografia .Dessa vez e bem provável que AMD passe a frente ,mesmo que por pouco tempo.
Ryzen 2, como e comum das segundas gerações ,deve melhorar todos os pontos.

Lairton Gomes

foi uma zoeira com o jean wyllys

Monscriser
Lairton Gomes

*gafreno

Eduardo RFS

Não é especulação, pode olhar os dados divulgados pela própria tsmc

Eduardo RFS

Bem antes disso começa acontecer tunelamento de elétrons, que impede de fazer transistores

Alberto Prado

+/-. Há uma especulação no meio que diz que os 14 nm da Intel são melhores que os 12 / 10 nm das outras foundry's por conta do desempenho.
Eu ACHO que a TSMC não estava implementando os 14 nm por completo nos dies. Tipo, em certas áreas do processador ela conseguia, em outras mais críticas, não. Por isso a diferença no consumo e no desempenho. Mas pelo que li, parece que ela superou isso. Vamos vê como será.

Alberto Prado

Até pouco tempo atrás se especulava-se que seria os 7 nm com muito custo. Mas como começaram a dopar o silício com germânio, isso foi conseguido com "mais facilidade".
O limite teórico seria de um átomo do elemento a ser usado. O silício tem o tamanho de 210 pm. Já estamos bem perto. Mas logo vai as fugas de corrente.

ochateador

Abaixo de 7 nm já vão ter que trocar os metais usados para fazer os chips.

Exibir mais comentários