Início » Celular » Facebook anuncia downvote em comentários, alternativa ao Tinder e mais

Facebook anuncia downvote em comentários, alternativa ao Tinder e mais

Rede social também apresentou recurso para limpar histórico, redesign do Messenger e melhor integração no Stories

Jean Prado Por

Aconteceu nesta terça-feira (1°), em San Jose (CA), a conferência para desenvolvedores F8, do Facebook. Nela, a rede social apresentou diversas novidades em seus produtos, com o Facebook, Messenger, Instagram, WhatsApp e mais. Veja o que há de novo:

Upvote e downvote em comentários

Esse recurso foi visto primeiro em um teste no Facebook em fevereiro, e agora deve aparecer para todo mundo durante as próximas semanas. Assim com no Reddit, usuários poderão dar “upvote” ou “downvote” para ajudar a classificar comentários de boa qualidade, mas calma.

O recurso não funciona como um “não curti”, por exemplo. É uma forma dos usuários votarem nos comentários que mais contribuem para uma discussão, não necessariamente dizendo se concordam ou não com o conteúdo. Segundo o Facebook, o recurso vai ajudar a melhorar a qualidade dos comentários na rede social. Veremos.

Facebook Paquera: o Tinder do Facebook

Outra novidade apresentada no F8 é o Paquera, uma seção dentro do app do Facebook para ajudar as pessoas a marcarem encontros e, quem sabe, começarem a namorar. Os usuários poderão criar um perfil de encontros que é diferente do seu perfil do Facebook.

Como no Tinder, esse perfil poderá conter mais fotos e informações que não são mostradas no perfil público, além das características em comum com o pretendente. Seus amigos não poderão ver que você está procurando encontros e será possível mostrar o perfil de Paquera em eventos ou grupos.

Além disso, o recurso de Paquera só pode ser usado por pessoas que não estão em um relacionamento, excluindo relações abertas ou não-monogâmicas.

Recurso para limpar histórico do Facebook

Depois do escândalo Cambridge Analytica, o Facebook prometeu mudar algumas coisas na rede social para ajudar a controlar sua privacidade. Um desses recursos é o Clear History, que permite aos usuários limpar o histórico de sites e apps que enviaram suas informações para o Facebook.

Basicamente, você poderá ver seus dados de navegação que são enviados por sites que têm algum widget do Facebook incorporado, como o botão de curtir, assim como apps que coletam dados do seu perfil. O Facebook vai deixar você desassociar essas informações da sua conta e impedir que a rede social colete esse tipo de informação no futuro.

Esse recurso só deve chegar em alguns meses porque o Facebook pretende trabalhar com “especialistas em privacidade, acadêmicos, formuladores de políticas públicas e reguladores” para planejar melhor a função.

Messenger repaginado

Eu ouvi um amém? O Facebook também anunciou que o Messenger vai ganhar um novo design, bem mais limpo que o atual. O objetivo da rede social é deixar o mensageiro mais simples e rápido, longe do visual poluído e confuso que é hoje.

Os stories ainda são mostrados, mas de um jeito mais compacto. Outros recurso, como jogos, foram removidos ou simplificados dentro das outras abas. O resto do app é focado no que importa: as conversas. Segundo o Facebook, o Messenger também deve ganhar um modo noturno e o redesign chegará “muito em breve”.

Stories com integração ao Spotify e GoPro

Outra novidade é a integração do Facebook e Instagram Stories com outros aplicativos, como o Spotify. No caso do app de streaming de músicas, será possível compartilhar o que você está ouvindo junto com um link para tocar a música no seu dispositvo.

No app da GoPro, será possível cortar seus vídeos para encaixar no formato e no limite de tempo dos Stories, sem precisar de um editor de vídeo parrudo. Não é necessário conectar sua conta do Instagram a esses aplicativos; o compartilhamento é automático.

Videochamadas no Instagram e WhatsApp

Na F8, o Facebook também anunciou que o Instagram e o WhatsApp devem ganhar chamadas de vídeo. No caso do Instagram, as videochamadas serão feitas pelo aplicativo do Direct e podem ser feitas com mais de uma pessoa.

Já no WhatsApp, as chamadas em vídeo também funcionam em grupos, com até quatro pessoas. Antes, só era possível fazer uma videochamada com dois membros. O app também ganhou stickers.

Oculus TV

Por fim, algumas redes de televisão poderão ser assistidas a partir do headset de realidade virtual da Oculus. Essa é a proposta do Oculus TV, uma parceria do Facebook com redes como Hulu, Showtime, Red Bull, Pluto TV e ESPN.

Não necessariamente a programação será em 360 graus, porém: a Oculus construiu um ambiente virtual para simular uma sala com uma imensa televisão.

Com informações: The Verge, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcvs Antonivs

Que saudade da fazendinha do Orkut...

Eliézer José Lonczynski

Hahaha to falando de ambiente saudável cara

RodrigoCard

Eles só querem tirar o cu deles das reta dos moralistas...

Jonas S. Marques

Sério? Tu alguma vez na tua vida foi nos comentários de uma notícia qualquer nas páginas do Estadão, G1, Folha, qualquer um desses? Trolls são trolls e eles se orquestram até parecerem a maioria. E esse recurso só vai fazer eles parecerem mais numerosos.

Eliézer José Lonczynski

Trolls são Trolls não merecem espaço, todo mundo sabe quem são.

@Sckillfer

Eu só uso o Messenger Lite

Eduardo Braga

Isso me deixa muito puto

TiuhhDaKitanda

Na minha opinião, é só mais do mesmo, que muitos apps já vêm fazendo há um certo tempo...
Pra mim, o FB realmente está sem idéias - a fonte verdadeira de criatividade por lá, parece que secou de vez.
E eles lá devem estar com receio de quebra, tal como aconteceu com o MySpace (que caiu em desuso geral, depois de um dia ter sido a Social Network mais pop do Planeta), e também é claro, o finado Orkut (R.I.P), esse que não houve jeito nem de se tornar ao menos um "Zumbi" que fosse, mesmo com a Google em sua retaguarda... Aí junta-se aí nessa salada toda, o "pequeno problema" recente envolvendo a Cambrige, aí percebo no horizonte uma certa tendência já - ou quem sabe o termo correto, seria um Dejavu??
Bem, são só conjecturas pessoais mesmo; mas se eu fosse apostar meus parcos recursos, então eu apostaria 0,1 BTC, que em no máximo 2-3 anos, a rede azul estará no mesmo patamar que o MySpace ocupa hoje...
Mas como não sou vidente (e nem tenho a pretensão de sê -lo), o negócio é aguardar pra ver se "farei gol" na afirmação; se ao menos relarei na trave; ou se tenho o pé quadrado mesmo...

Gertrudes, a Lhama Morta

~não uso~

Murilo Rafael De Mello

A ideia do upvote e downvote é ótima, porém vai ser igual ao reddit está - as pessoas dão upvote só no que concordam, e não em comentários que promovam uma discussão legal.

Fábio Valentim

Redesign do Messenger? Vai poder retirar o Stories?

Felipe Liʍa

Os haters farao a festa

Lord Cheetos

"Finalmente os trolls poderão calar seus e outros comentários no facebrooklyn"

Marcella

Gente, o Mark quer saber até a hora em que as pessoas fazem coisinhas.

Neo_One

Né? Afinal, eu não posso sentar na minha sala real e assistir a programação real da minha TV real. Deve ser para o caso de você ter uma sala pequena e bagunçada, cheia de brinquedo espalhado, o cachorro deitado no chão, a estante cheia de pó... Aí você coloca os óculos e tudo some num passe de mágica. Tipo uma tal de MATRIX....

Exibir mais comentários