O Hulu é um dos mais importantes sites de streaming de vídeo no mundo (ou pelo menos nos EUA, único país onde ele funciona oficialmente). O que o torna diferente do Youtube, Vimeo e afins? O fato de que ele passa legalmente diversos seriados americanos sob demanda (pra assistir na hora que preferir), sem cobrar nada dos usuários (exceto que assistam a alguns segundos de propaganda entre um bloco do episódio e outro).

O player do Hulu, assim como em tantos outros sites de streaming de vídeo, é feito com a tecnologia Flash, da Adobe. Diferentemente de tantos outros sites, porém, o Hulu exibe seus vídeos exclusivamente em Flash, não há alternativa em H.264. Foi sobre um assunto intimamente relacionado — HTML5 — que o vice-presidente de produto, Eugen Wei, comentou em um recente post no blog da empresa, que anunciava a nova versão do player do Hulu.

Em uma seção intitulada “Um aparte sobre HTML5”, Wei  foi categórico: “Diversos usuários e membros da imprensa perguntam sobre esse assunto a todo tempo. Continuamos a monitorar o desenvolvimento do HTML5, mas no presente momento ele ainda não supre todas as necessidades de nossos clientes”. O VP justifica essa postura dizendo que o player do Hulu não faz somente um simples stream de vídeo, “ele também precisa garantir a segurança do conteúdo, lidar com relatórios para os anunciantes, renderizar o vídeo usando um codec de alta performance que garanta qualidade visual premium, se comunicar de volta com o servidor para determinar quanto tempo de buffer deve ser feito e com qual bitrate o vídeo deve ser transmitido, e dúzias de outras coisas que não são necessariamente visíveis ao usuário final”.

E, caso você esteja se perguntando se de alguma maneira é possível assistir ao vídeos do Hulu no iPhone, eu já adianto a resposta: um sonoro não. Nem no iPhone, nem no iPod Touch e nem no iPad.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Essa limitação regional é o fim
Breno Brito
Java é multi-plataforma e não roda no iPhone. E nem por isso vai deixar de ser MP =D Mas, quanto ao flash, nem sei xD fiz poucas coisas pra ele e nem gostei =X
Breno Brito
Usuário mesmo nem vai ver e não vai ser ele quem vai decidir. Pro usuário migrar pro HTML5 vai ser transparente. Ele vai fazer aquela atualização do seu navegador achando que tá atualizando pq é mais bonitinho e seguro, mas não, estará ganhando um presentão, o HTML5 =) Ele nem vai dar falta do flash pq, afinal, ele nem sabe que youtube requer flash... e por ai vai. E claro, o que falei acima é para a massa, os usuários em geral e não nós, assíduos leitores da TB =D (puxei saco agora, será q mereço um macbook? =D (mas só vale se for o high top ^^) /zoa)
bigkax
No CS5 pode-se exportar para iPhone OS. Como disse "Com flash pode-se desenvolver para... e exportar para as varias plataformas.". O que é preciso é "o libertarmos da monarquia" .
bigkax
O problema não é o IE, o problema é o IE ter parado no tempo e não ter evoluído desde a versão 6.
bigkax
Ou isso ou o Gianduia.
tplayer
Me desculpe, mas existe Flash para Windows e Mac. No Linux ele é lamentável, Android vai ser lançado e no iPhone OS jamais vai existir. Isso já tira o fator multi-plataforma dele.
bigkax
Na verdade o flash é multi-plataforma, mas em OSX e linux está muito mal desenvolvido. Com flash pode-se desenvolver para Windows, OSX, Linux, Android, iphone(se o libertarmos da monarquia), etc. e exportar para as varias plataformas. O HTML5 tem as sua vantagens mas também tem as suas desvantagens, ele está previsto para 2012 o mesmo ano em que o H.256 possivelmente deixa de ficar isento de royalties(e origina o fim do mundo).
EDI
ta o html 5 vai ser lançado em 2012, imagine como o flash vai esta ate lá. E pra quem quer foder com a MS, eu digo que seu "odio" é infundado. por mais que se "odeie" ela, a MS revolucionou o mundo com o WINDOWS. t certo que ela fudeu tudo com o IE, mas isso é outra historia
Luciano Vieira
Markos, estou com vc.
Fabiano
Que nada, o HTML 5 vai salvar o mundo - afinal, todos esses "paus" que o planeta está tendo é porque usa flash!! XD
Fabiano
O lance é que toda tecnologia tem seus prós, seus contras e seus pontos fracos! Além disso, o HTML5 acabou de chegar, ainda não dá pra apostar todas as fichas nele!
tplayer
Que nada, o mundo acaba em dezembro e o HTML 5 será lançado em Fevereiro. Poderemos utilizar durante alguns meses.
tplayer
Tenho certeza que a Adobe já mandou o link da matéria pro tio Steve.
tplayer
Na verdade sou adepto de qualquer tecnologia que permita um desenvolvimento único independente de plataforma. O Flash infelizmente não é multi-plataforma, em parte a culpa e da Adobe. O que não aceito é o pessoal falando do HTML 5 como se ele fosse algo maravilhoso e completo. A tecnologia nem foi lançada ainda.
Exibir mais comentários