YouTube Charts mostra as músicas mais populares da plataforma em cada país

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O YouTube está preparando um serviço pago para streaming de música, a ser lançado ainda este ano. Por isso, a plataforma está fazendo algumas mudanças e ganhando alguns recursos.

Um deles é o YouTube Charts, lançado nesta quinta-feira (10). Ele mostra quais são os videoclipes e os artistas mais populares em 44 países, incluindo o Brasil.

O youtube.com/charts tem quatro seções. “Em Alta” traz os videoclipes novos que ficaram em alta assim que lançados, e é atualizada em tempo real.

“Músicas em alta” inclui as mais tocadas no YouTube na última semana. Há também os “Principais videoclipes” e “Principais artistas”, com base no número semanal de reproduções. Essas listas serão atualizadas todo domingo.

No Brasil, a lista de clipes em alta começa com This Is America, do Childish Gambino (Donald Glover); e é seguida por Kevinho e por uma batalha de YouTubers entre Nando Moura e Mussoumano.

Você pode clicar em cada um deles para abrir o vídeo. Há também um atalho para uma playlist automática com todas as músicas em alta.

O YouTube diz que o objetivo é “apresentar e prestigiar os artistas e vídeos de música mais populares”, e se autointitula “a plataforma de música mais abrangente do mundo”. São 1,8 bilhão de usuários logados a cada mês, sem contar as pessoas que usam o serviço sem fazer login.

Seu futuro serviço de streaming, chamado YouTube Remix, poderá substituir o Google Play Música. A ideia é convencer usuários a assiná-lo exibindo mais anúncios em videoclipes.

Com informações: Google.

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados