Início » Aplicativos e Software » Apple deixa alguns Macs de fora da atualização para o macOS Mojave; veja lista

Apple deixa alguns Macs de fora da atualização para o macOS Mojave; veja lista

Macs compatíveis com o novo macOS Mojave precisam ter suporte ao Metal, API de processamento gráfico

Jean Prado Por
TB Responde

A apresentação da Apple sobre macOS 10.14 Mojave deixou muitos usuários ansiosos para ter a nova versão em seu Mac (eu incluso). No entanto, muitos modelos mais antigos vão continuar no macOS 10.13 High Sierra e ficar sem atualização.

Ainda que o sistema não tenha recebido recursos tão grandes como as versões anteriores, a lista surpreende porque o iOS 12 chegará para todos os modelos que hoje rodam o iOS 11.

Quais Macs serão atualizados para o macOS Mojave

Segundo a Apple, todos os Macs lançados a partir de meados de 2012 são compatíveis com o macOS Mojave. Eles precisam suportar o Metal, API de processamento gráfico do sistema. Macs Pro de 2010 e 2012 que têm uma placa de vídeo compatível também receberão a atualização. Veja a lista completa:

  • MacBook de 12 polegadas (início de 2015 ou mais novo);
  • MacBook Air (meados de 2012 ou mais novo);
  • MacBook Pro (meados de 2012 ou mais novo);
  • Mac Mini (final de 2012 ou mais novo);
  • iMac (final de 2012 ou mais novo);
  • iMac Pro (2017);
  • Mac Pro (final de 2013, ou modelos de meados de 2010 e meados de 2012 caso tenham uma placa de vídeo compatível com Metal).

O macOS Mojave já está disponível para quem é desenvolvedor. Usuários interessados para testar o sistema deverão se cadastrar em beta.apple.com e devem receber a atualização em junho. A versão final, para todo mundo, chega em setembro ou outubro.

Quais Macs vão permanecer no macOS High Sierra


Diversos Macs que receberam a atualização para o macOS High Sierra vão ficar de fora do Mojave. Mais especificamente, os modelos listados abaixo:

  • MacBook (final de 2009 e meados de 2010);
  • MacBook Pro (meados de 2010, início de 2011final de 2011);
  • MacBook Air (final de 2010 e meados de 2011);
  • Mac Mini (meados de 2010 e meados de 2011);
  • iMac (final de 2009, meados de 2010meados de 2011);
  • Mac Pro (meados de 2010meados de 2012 se não tiver placa de vídeo compatível com Metal).

Apesar de não serem atualizados para o Mojave, os Macs acima ainda devem receber atualizações de segurança por mais ou menos dois anos.

Como descobrir qual modelo você tem

Para descobrir qual Mac você tem, é só clicar no ícone da Apple no canto superior esquerdo e depois entrar em Sobre Este Mac. O modelo do computador aparecerá entre a versão do sistema e as informações de processador. Felizmente, estou dentro. E você?

Com informações: CNET, Apple.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Peggy Memories

Hey❤ I wanna ċhαt with you😏
https://google.com/#btnI=ru...
My id 834797

Wagner

Nãaaaaaaaaaaaaao, o K6 é de 1997, o iMac não é do seculo passado.

Então...

Tenho um MacBook Pro de 17 Polegadas do fim de 2011. Apesar do tempo de uso está longe de ser um computador "de se jogar fora". Acho que tem muito notebook hoje custando na faixa de R$ 2.000 pra cima com hardware semelhante.
O problema é que estou no OS X Yosemite Versão 10.10.5 e não consigo atualizar. Uso o esse Mac pra jogar na Steam e a versão 10.10 parou de funcionar por lá... Sou leigo e tô vasculhando a por aí atrás de uma solução.
E sobre o windows como solução pra falta de atualização, no Paralells Desktop não consigo conexão com a internet. Já tentei reinstalar, instalar drive da placa de rede e nada.
Qualquer ajuda será muito útil!

Nome do Modelo:MacBook Pro
Identificador do Modelo:MacBookPro8,3
Nome do Processador:Intel Core i7
Velocidade do Processador:2,2 GHz
Número de Processadores:1
Número Total de Núcleos:4
Cache L2 (por Núcleo):256 KB
Cache de L3:6 MB
Memória:16 GB 1333 DDr3
AMD Radeon HD 6750M 1024MB

helalferrari

Vai nessa, se tu tiver usando ubuntu, com certeza tem surpresas da canonical.

Kelvem Costa

Com linux vocês não terão problemas algum

Kelvem Costa

use linux

Luiz Carlos de Toledo

Eu tb. to fora. Infelizmente!!

Bruno Lima

Eu me fodi, vou ficar com o high sierra por mais dois anos e depois migro para o Windows ou outra distribuição linux, da mesma forma que fiz com meu MacBook white 2008, foda-se a Apple

Jonatan Lemos da Silva

mesma coisa, estamos falando de maquinas com 7 anos de uso que não terão a mesma capacidade de aproveitar todo o potencial do sistema. Que adianta liberar e ter um uso frustrado ? ou voce consegue por exemplo jogar GTA V com uma placa de video GTS 250 256mb de mais de 15 anos atras ?!

Luis Kr

Meados de 2007 foi o lançamento do iphone 1.0, depois em meados de 2010 foi o iphone 3G, a atualizacao do iOS existe para iphone como o 5, bem mais atuais, entao... porque no computador seria diferente. Os OSX de 2009, 2010 e afins ja tao bem (BEM) desatualizados pra suportar um sistema atualizado. Fora que Isso é muito mais que a microsoft oferece em tempo de uso de um software... Nao to vendo o porque da reclamacao. E o mesmo que rodar um windows 10 em um pc com 1GB de RAM de um Pentium 4, vai ficar uma carroça, a apple nao poderia se arriscar a atualizar o sistema e deixar o computador uma carroça, como um certo concorrente com um logo de janela faz.

Alem disso tem mais 2 anos de atualizacao de seguranca. Eh bem generoso esse update.
Acredito que nesse caso, seria melhor usar um Linux num mac tao antigo.

André Leão

Pessoa quer recurso novo que não usa e nem sabe nem o que tem de novo, tenho um mid 2012 com 16G e SSD de 1Tb, vou ficar com ele ate não conseguir mais usar, mesmo se nao tivesse atualização pra ele ficaria trabalhando pq ele nao vai parar, isso é frescurite da turma.
Wiindows nao quero mais nem de graça, minha esposa passou 6 meses reclamando do windows 10 no notebook dela, antes de colocar memoria e SSD coloquei o manjaro linux, acabou a reclamacao ZERO ZERO...

Jean Prado

Sim! Late 2012 significa que ele é do final de 2012.

Arthur Silva

Meu mac mini é "late 2012"... alguém sabe me dizer se vai ser possivel atualiza-lo?

Eduardo ॐ

Até rola, tinha uma epoca que tinha instalador de uma versao do Mac para desktop comuns, mas se nao me engano o processador tinha que ser Intel em AMD não rolava, Hackintosh era nome da mutreta

Rafael Moreira

Boa !! O cara pode usar o sistema Windows no Mac para rodar algo especifico, como o Visual Studio Full que só tem para Windows. Qual problema de rodar Win no macOS ? Nenhuma !! O inverso que não rola.

Rafael Moreira

Custom ROM nem sempre roda redondo. Quando tinha um Nexus 5, smarpthone da Google, para rodar o Nougat redondo foi uma tortura. Porque o smartphone só recebeu o Android até a versão 6.0. No final das contas deixei ele na ultima versão, e comprei um Nexus 6P. Nunca instalei uma Custom ROM nele, continua firme e forte com a stock 8.0. Caso eu necessite de features, instalo o root magisk e habilito os módulos. Pronto, ROM stock com modificações hehe.

Agora sobre o Windows no Mac vejo nenhum problema, o cara pode fazer um bootcamp com dois sistemas (dual boot), ou pode rodar VM via algum software como o Parallels Desktop, que no final das contas parece nem que tem VM dentro do macOS de tão perfeito que roda os outros sistemas, em modo janela, arrastando arquivos entre eles, e até fixando programas na dock. O inverso que não funciona. Tem o hackintosh mais da trabalho. Tenho amigos desenvolvedores que precisa de rodar o Windows no MacBook para utilizar a IDE Visual Studio completa. Não vejo nenhum problema. Pelo contrario, vejo isso como um esforço da pessoa, o cara precisa usar uma ferramenta da Microsoft especifica, e não quer comprar notebook no mercado com o Windows, e sim emular ele dentro do seu Mac. Até eu faria isso caso precisasse de usar algo da MS.

Rafael Moreira

O Dell XPS é taxado por algumas pessoas como o MacBook mais acessível devido o preço, lógico que depende do modelo escolhido também. Discordo porque ambos equipamentos carrega sistemas embarcados diferentes. Os dois são da categoria Laptop Premium e isso eu concordo. Enfim não entrarei em detalhe sobre sistemas senão começa a guerra hehe. Não sei como é a durabilidade desses Dell XPS. Eu sei que muitos amigos já tiveram problemas com a série Inspiron da Dell. O que posso dizer é que os Macbook são duráveis, mesmo que alguns modelos fique de fora dessa nova versão do sistema, o usuário pode escolher umas 8 versões anteriores para rodar em sua maquina, e o sistema é super estável. Tanto ele como o Linux, uso ambos atualmente.

Helmut

Como o cara respondeu ali embaixo, daria para comparar as atualizações semestrais do Windows 10 (creators) com as versões anuais do macOS.
Eu uso os dois, trabalho com homologação de sistemas nos dois, e posso dizer que as dores de cabeça com atualização de versão são da mesma magnitude. E estou falando de uma amostragem de mais de 20 mil estações de trabalho =P

Quanto à comparação entre o Macbook e XPS, eu acho que dois laptops premium vendidos a 1200 dólares, têm propostas semelhantes, sim.

Rafael Moreira

Com as atualizações mensais do macOS nunca tive nenhum problema. Já o Windows 10 quando ocorre uma grande atualização é dor de cabeça na certa nos notebooks aqui do meu serviço. Disco passa a ficar com 100% de uso, alguns programas são danificados e preciso reinstalá-los. Danifica a indexação de pesquisa dos arquivos PST do Microsoft Outlook. Enfim, não tem como fazer comparação dos dois sistemas. E também nem de hardware entre um Macbook e Dell XPS. São duas propostas diferentes. Bem, eu já fui usuário de Windows a anos, agora só uso macOS e Linux. Então eu sei dos problemas que já passei com o Windows, e estou relatando aqui. Não meto o pau de vez no Windows porque amanhã eu posso precisar dele. Afinal trabalho na área de tecnologia, e não posso desprezar sistemas operacionais. Preciso ajudar usuários, e tem várias pessoas que usa sistemas diferentes.

Rafael Moreira

Esse negócio de várias atualizações do Windows 10 já me deu bastante dor de cabeça aqui no serviço. Quando o sistema recebe uma grande atualização, alguns programas preciso reinstalar. Já tive problemas que corrompeu a pesquisa de e-mails em arquivos PST. Já tive que formatar notebook no serviço porque lascou com o sistema. Enfim, é uma tremenda dor de cabeça. Só tem como parar essas atualizações quem usa a versão Pro ou Enterprise do Windows 10, que tem como matar via GPO. Agora o Windows Home Single é zica, o sistema é atualizado automaticamente na marra.

Rafael Moreira

Sistema macOS é feito para rodar em cima do hardware do Macbook. Fazer comparação de hardware entre um MBP de 2016 e Dell XPS 13 é besteira. Ambos possui sistemas embarcados diferentes. Só o Windows 10 carrega um milhão de serviços em segundo plano. Dell é Dell e Mac é Mac sem mais.

Jhon

Custom ROM é gambiarra cara, funcionando ou não é gambiarra.

E qual seria o problema de instalar o Windows no Mac se a outra opção seria justamente usar um notebook Windows? Se o problema é ter o sistema atualizado, mesmo que seja com um SO inferior tá ai a solução.

Leo Freire

Custom ROMs são suportadas por desenvolvedores, já usei para atualizar aparelhos que não recebiam mais updates e nunca tive problemas. Uma coisa é atualizar um Android pra outro Android, agora comprar um Mac pra instalar Windows depois?

Não é implicância, é interesse de alguém que quer saber os pontos fortes e fracos pra no futuro decidir ter ou não um.

Rafael Moreira

Comentei esse modelo acima, o Dell 7460 i14 FHD com Ubuntu. Deixei de comprar ele novo, para comprar um MBP mid 2012. Melhor coisa que fiz. Esse Dell estava por 2.900 no final de 2017, esse ano está mais caro. Um MBP 2014 usado com 8gb de ram e 256gb de SSD está por 4mil reais. Com mais um pouco de grana você compra esse Mac no lugar desse Dell. Vai do seu gosto é claro. Esse Dell a parte do teclado é todo revestido de borracha, a câmera é na parte inferior, e na parte do HD mecânico esquenta um pouco, então se apoiar a mão do lado direito irá sentir a temperatura. O Macbook é todo revestido de metal, dissipa melhor o calor na parte traseira entre a dobradiça da tela e carcaça. Como falei vai do gosto. Se você gosta mais de Windows, é evidente que vai preferir o Dell. Macbook muita gente compra por conta do belo sistema.

Rafael Moreira

Os preços praticados no Brasil é um absurdo. O bom é comprar produtos usados em ótimo estado de conservação. O meu macbook pro mid 2012 paguei 2.600 reais. Eu tinha a opção de comprar um Dell Inspiron série 7000 novo por 2.900 reais, o modelo 7460 de 14 polegadas FHD. Mais preferir comprar o Macbook e não me arrependo. Quem deseja entrar no mundo Apple, e não está com muita grana, o bom é partir para esse lado. Além do MBP tem o Mac Mini 2012 outra boa opção para se comprar e realizar o upgrade depois. Detalhe, tem alguns modelos que já são vendidos com upgrade de SSD e Ram com preço camarada. Porque tem usuários que está trocando de maquina para modelos de 2014 a 2015. Então é até um bom momento para adquiri um. O meu equipamento mesmo sendo antigo, roda tudo perfeitamente. Com upgrade que fiz então nem se fala. Futuramente ao trocar de modelo, será por um usado também. Sempre usado. Só compro computador pessoal Apple novo fora do Brasil.

Jhon

Mas se você bota algo extra oficial e sem garantia nenhuma como opção você não pode reclamar do Mac, já que você pode pegar e instalar Windows ou Linux atualizados nele a vontade a qualquer momento. Enfim, isso só parece implicância besta com a Apple mesmo, nunca vi ninguém deixar de comprar Apple pq depois de “só” 10 anos vc para de receber update do macOS.

Leo Freire

Aí tu já quer demais né não? Kkk

Leo Freire

É por isso que falei de custom ROM.

Jonas Rafael Rossatto

Coloca WINDOWS 10 no K6 500 quero ver.

Kaleb

Sós e for a enterprise né. As versões home não passam de 200 conto salvo engano.

Kaleb

Concordo 100% com seu comentário. Apenas uma correção boba: iPhone 5s é de 2013. Mas de fato, disse tudo.

Jhon

Até onde eu sei o notebook continua funcionando mesmo se não receber o novo OS, já notebook com Windows se durar 3 anos sem problemas já pode sair comemorando.

Jhon

Falar de atualização citando o Android é no mínimo cômico kkkkkkkk mas enfim, o notebook continua funcionando perfeitamente mesmo com o OS antigo, minha irmã tem um Air que nunca atualizou o macOS e não tem problema nenhum na hora de usar.

A coisa

O que eu quero vai ficar uns 10k na cotação atual. Mas como tenho meu macbook desde 2011, acho que apesar de caro, vale o tempo que eu vou ficar com a máquina sem dar problema, como tive com outros notebooks em bem menos tempo.

Leo Freire

MacBook Pro 2018 e XPS 13 estão, mas o que justifica o preço do 2016 com especificações mais fracas que o i14?

Rafael Moreira

Entendi. Enfim, o sistema já é bom Leo, então qualquer que seja a versão está tranquilo. Os softwares sendo totalmente compatível rodando de boa isso que importa. Quando usava Windows em casa, permaneci no windows 7 por opção. Tenso é quando começar perde suporte a alguns aplicativos.

Rafael Moreira

Eu fui além coloquei de 500gb. Porque futuramente talvez precise, caso eu resolva rodar máquina virtual para testar alguns sistemas. Mais a princípio de 250gb já atendia. Vida longa para o mid 2012 hehe.

Helmut

Veja bem, se o mercado fosse nivelado de forma que tornasse possível fazer essa comparação entre Macbook Pro 2018 e o Dell i14 7460 a20g, a Dell não precisaria ter um XPS 13 no catálogo.

Se pra você os dois são a mesma coisa, OK, nós podemos encerrar aqui a discussão.

Agora, se você entende a diferença entre um Dell i14 7460 a20g e um XPS 13, então deveríamos estar concordando.

Leo Freire

Entendo seu ponto, mas pra mim o problema principal são exatamente os preços no Brasil, infelizmente.

Leo Freire

Entendo.

Leo Freire

Não falei de preços, falei de só ser possível atualizar até onde a empresa quer.

Leo Freire

O computador que pretendo comprar é um Dell i14 7460 a20g, que está na faixa de R$ 3700, um MacBook Pro ((de 2016)) tá custando R$ 6700, um de 2018 tá R$ 9800.

Eduardo ॐ

Intel DUAL CORE fuja que já está ultrapassado demais, se orçamento está curto melhor pegar um AMD dai.

Rafael Moreira

Também tenho um mid 2012. Se não fosse receber essa atualização, estaria nem aí. Rodo a última versão estável do sistema operacional, instalei SSD de 500gb e 16gb de ram e estou rindo atoa. Uso o Mac para estudos, desenvolvimento de softwares e estou satisfeito. Sem problema algum com tela azul, drivers, atualizações que as as vezes buga o sistema, disco processando em 100%. Não tenho mais problema com isso, após larga o Windows. São excelentes equipamentos. Abrir mão do meu PC gamer para comprar o Macbook, foi a melhor coisa que fiz. Para jogar recorro a um Xbox One.

Rafael Moreira

Sim, essas máquinas antiga com upgrade realizado rodando a última versão do S.O já está de bom tamanho. Só para voce ter uma ideia. No meu serviço tem máquinas top com 64gb e 128gb de RAM, Nvidia Quadro e GTX 1070 rodando Windows versão antiga. Continuamos usando o Windows 7 por um motivo: " estabilidade ".

Rafael Moreira

Exato. Algumas pessoas acha que por conta dessa nova atualização não rodar em modelos mais antigo, o MacBook perdeu o status de durabilidade. Esses Macs suporta upgrade como mencionei no post, com a ultima versão High Sierra rodando já está de bom tamanho. Já usei vários notebook de diversas marcas com Windows. Nem se compara com Mac, tanto no quesito construção como sistema embarcado. O único Notebook bom no mercado é o Dell XPS. Eu com um desse retiraria o Windows e instalaria o Linux hehe. Sistema é gosto e não se discute. Não acho o Windows ruim afinal amanhã eu posso precisar de usar para algo específico. Mais hoje em dia meu sistema principal é macOS e secundário o Linux.

Rafael Moreira

Linux e macOS é grátis a anos. O usuário não precisa desembolsar nenhum centavo.

Rafael Moreira

Qualquer versão do macOS é melhor que o Windows na minha opinião. Esses Macs antigos não perde nada com essa nova atualização do sistema. Continua tendo a boa durabilidade, sem problemas de driver, tela azul e algo do tipo. Fazendo o upgrade nessas máquinas fica melhor ainda, afinal esses modelos permite até fazer Raid 0 com dois SSD. Hoje de sistema uso três (macOS, Android e Linux). Windows não quero voltar a usar tão cedo.

Rafael Moreira

O motivo é que algumas máquinas não são compatível com o novo API Metal, por isso houve o corte de alguns modelos de MacBook. Enfim, mesmo com o corte as máquinas possui ótima durabilidade, e o sistema macOS é estável e da gosto de mexer seja qual versão que esteja instalada na máquina. Esses MacBook Pro de 2009 a 2011 permite fazer upgrade. Se instalar 16gb de ram e SSD fica bala e dá para usar por muitos anos. Eu mesmo tenho um MBP 2012 com SSD de 500gb da Samsung, e 16gb de ram Corsair e não se desfaço tão cedo do meu Mac. Será compatível com o novo sistema. Uma das melhores coisas que fiz foi sair um pouco do mundo Windows. Em casa uso o macOS e no serviço Linux versão Mint. Perfeito. Caso eu resolva jogar novamente, o Xbox One Scorpio está aí disponível para compra, sem a necessidade de montar um PC gamer com sistema Windows. Sou feliz usando macOS + Android + Linux. Não largo esse trio.

Eduardo ॐ

Não sabia que eles tinham desenvolvido um API gráfica proprietária

Eduardo ॐ

Pelo que eu vi esses dias na loja de informatica, estava R$700 a licença do Windows 10, facadinha como sempre

Shrueak

Eu entendo, mas o 7 e o 8 não foram gratuitos. E foi ainda pior para quem gostaria de versões diferentes (como eu que usava o Windows 8 SL) pois não havia escolha para trocar de versão, continuaria sendo o Windows 10 SL Home, Pro, etc. Tive de comprar o Windows 10 Pro.

Thales Rock

A Apple está disponibilizando atualizações para computadores de quase 10 anos. Um computador de uso profissional que funcione bem e atualizado por 5 anos pra mim já está de ótimo tamanho. Mais tempo que isso, o uso só se justificaria se a finalidade do computador fosse para coisas bem básicas, como ler email e navegar na internet, uma vez que os softwares evoluem e demandam cada vez mais recursos. A mesma coisa vale para celulares, onde um iPhone 5s comprado em 2012 continua recebendo atualizações de SO que o deixa praticamente com as mesmas características de um comprado em 2018. Além disso, ainda que o aparelho não receba mais atualização da Apple, a qualidade dos produtos garante que eles ainda funcionem muito bem por anos, e essa estabilidade/qualidade justifica o padrão de preço praticado pela empresa, embora seja óbvio que no Brasil a coisa seja mais inflacionada.

Helmut

Se você for comprar um Dell XPS 13 ou um Surface book 2 ou um HP Spectre, vai pagar na faixa dos 1200 dólares.. mesma faixa do Macbook Pro.
Se em 2028 você comprar a licença do Windows 20 e quiser instalar no seu note de 2018, vai ter gastado mais que o Macbook.

Leo Freire

Sim, grátis, a atualização foi de graça pra quem tinha Windows 7 e 8.

Shrueak

"Grátis"

Leo Freire

Mas o Windows 10 veio grátis. E mesmo assim acho que não chegaria a um preço de MacBook né?

Eduardo ॐ

consumo de multimidia e edição de textos Linux Mint com interface grafica LXDE. Roda lisinho lisinho (uso num note antigo pra levar para praia).
Navegação dependendo a pagina já fica pesada dependendo o que comporta o computador pré historico...

Eduardo ॐ

Tenho uns Pentium com placa video AGP 1GB, rodando bem windows XP mas se eu tento por o 7 ou 10 ele diz que o processador é incompativel com o sistema...

Mas nesses casos costumo usar um linux com interface grafica LXDE que é extremamente leve qualquer 256MB de RAM já roda o sistema otimo para recalchutar PCs pré historicos...

Anubis

Eu comprei o MacBook Air (para sobrar dinheiro) pois eu também queria o iPad Pro de 10.5” para jogos casuais. Então, comprei os dois.
Sempre usei iPads e vale cada centavos.

Drax

Sim, eu tenho um lenovo i3 com 4gb de ram e 500gb de hd, com acabamento de plástico vagabundo.
Depois de ficar um tempão pesquisando na época e esperando promoção, paguei 1600. O preço normal dele era 1900.
Uns anos antes eu tive um dell core i5, 8gb de ram com acabamento em alumínio escovado.
Sorte minha que coloquei um sdd e melhorou muito.

lordtux

Sim eu entendo, mas ruim quando vc paga um preço premium por maquinas assim, ai fica dose, para o americano não impacta muito mas pra realidade brasileira, pagar quase 10 mil conto num mac, é de se esperar mais. E fora que tipo, do jeito que a Apple vai indo, o ruim também é quando os proprios devs, por comodidade começam a limitar builds de seus apps as versões mais novas do SO sendo que nem tem justificativa tecnica para isso. Pelo menos nesse quesito o windows é bem mais de boa.

Helmut

Mas se 10 anos atrás você comprou um notebook com hardware compatível ao do macbook da época e depois comprou todas as versões pro/ultimate do windows lançadas posteriormente (fora os free upgrade), ao final desses 10 anos você não gastou quase a mesma coisa?

Gustavo

isso mesmo.

Gustavo

macbook air e pro são excelentes você pode pagar vale o investimento

Helmut

Sim, o que aproxima os dois modelos de negócio, né?

Gustavo

isso que ia falar hoje um dual core razoavel está por 1.500.
paguei 2.500 a uns anos atras em um i7 com 1tb de hd e 8gb de ram, por mais que sejam 4 anos que se passou o meu i7 bate muito i3 de hoje que está beirando a 3 mil

Leo Freire

Mas aí Pentium 4 já tem quase 20 anos, aí realmente não dá, não falo de tanto tempo assim por que claramente eu iria comprar outro.

Gustavo

é diferente Hp é fabricante de hardware e de software só atualiza drivers e alguns bloatwares no máximo que eles fazem e manter dois anos os drivers atualizados depois disso esquece.

Gustavo

o Windows 10 sai a cada 6 meses com uma nova build com novos recursos.

Gustavo

no windows e linux é igual cara. O Windows 10 já não roda em um intel pentium 4 por exemplo, não tem como você acompanhar a tecnologia nova preso em um computador velho, se você quer permanecer atualizado deve atualizar até os equipamentos que usa. atualizações por 6 anos já é bastante caso não queira atualizar é só ficar com o último sistema lançado que por mais anos ira funcionar

Helmut

Eu entendo seu ponto, mas acho complicado comparar os dois SO. Tem macOS novo todo ano e windows sai de 3 em 3 (desde o vista). É difícil colocar as duas estratégias lado a lado.

Leo Freire

Vou tentar explicar por que acho isso ruim: Várias vezes eu já "revivi" com Windows 10, computadores velhos e fracos que estavam largados sem uso na minha casa.

E eu tenho um agora de uso pessoal, mas que pretendo trocar por algumas razões, mas caso eu já tivesse antes um do jeito que eu quero, eu iria ficar com ele por anos e anos, pois iria me atender, e eu gostaria que ele ficasse sempre atualizado pois gosto de novidades nos SOs, não iria querer que o aparelho que trabalho ficasse parado no tempo, pra me obrigar a comprar outro caso eu queira desfrutar das novidades de um novo SO.

Anubis

Eu mesmo comprei um MacBook Air este ano e, não achei nada parecido com o mesmo preço como no da Apple. Paguei R$ 4.145.
Eu procurei um NoteBook com SSD, e todos estavam acima de R$ 5.500.

Diego

Indiferente pessoal é tão chorão, que cria casa pra tudo, foi igual na migração do 32bits para 64bits no iOS 11, sempre vai ter um mituco pra chorar.

Leo Freire

E é por isso que me vejo obrigado a continuar com Windows e Android.

Não tem essa de só receber atualizações até onde a empresa bem quer, se eu quiser eu atualizo o PC com Windows nem que seja comprando um novo sistema operacional, e no Android com Custom ROMs.

Pagar milhares de reais em um aparelho com obsolência programada pra depois pagar mais outros milhares em outro igual? Não.

fan

Os Mac duram uma vida... mas as atualizações de novas versões tem um tempo de vida. È chegada uma hora que vc precisa evoluir e até o hardware de um pc fica obsoleto pra tecnologias superiores.

Mas vejam só, Mac de 2011 recebeu 10.13 e vai continuar mais 2 anos recebendo os patches de segurança.

Blind

Mas a vdd é que eu queria mto que os Qualcomm já tivessem vingado. Quem sabe na terceira geração 950 por aí.

Mas tem q ser no estilo surfacebook, Transformer book da Asus.

Lucas Henrique

Um notebook da HP recebe mais att que um mac? Não né?

Burnerman_X

Achei o motivo num forum: O Mojave usa basicamente o Metal no sistema operacional todo. O OpenGL está só por razões de compatibilidade e em breve deverá ser removido.

Se o gpu do seu Mac não suporta o Metal, não terá atualização. Fim da linha.

Anubis

Ela é inteligente em usar sempre na bateria. As baterias costumam inflar quando usada sempre na tomada.

Drax

Qualquer note meia boca com W10 beira os 2K. Imagina um mac desses

Robert Rey

Tinha um Mac Mini 2009 com o Mavericks até uns tempos atrás. Tava super de boa, só vendi porque precisei de dinheiro pra consertar o carro. Rodava tudo que eu precisava numa boa, internet, office, videos, musicas etc.

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

A Apple colocou Windows Dark Mode no Mojave, mas não no iOS 12 😪

Victor Mateus Oliveira

Não poder instalar o 10.14 não significa ficar obsoleto...
Minha esposa tem um mac pro 13" de 2011, ela trata os calçados dela melhor que o computador, nunca desliga, só usa na bateria, tem sempre vários de safari e words abertos.... e ele está firme e forme, a bateria ainda dura bem, tudo que fiz foi trocar o hd por um ssd ano retrasado. Da última vez que vi, o uptime do computador dela estava em 72 dias.......
Ou seja, pelo menos o que vejo: sim, é um computador com alta durabilidade. E mesmo sem o 10.14, acho que ela vai usar por pelo menos uns 3 anos ainda...

A coisa

Hora de trocar de computador. Péssima hora com esse dólar por 3,80 temers.

Helmut

Ihhh vai ficar encalhado. Salva tudo, desliga e guarda em uma gaveta.

Kodos Otros

Isso que dá comentar no G1zmodo.

lordtux

Que beleza, tem tem modelos 2011 vai ficar com eles encalhados. Pena sempre ouvi uma galera falando que a vantagem do Mac é ter alta durabilidade, 10 anos, sempre falam, não foi dessa vez.

Gertrudes, a Lhama

Aaah, ué, acho que eu tinha lido errado mesmo. De qualquer forma, ficou mais claro agora :)

Jean Prado

Não recebe.

Jean Prado

Não. Nessa lista estão os Macs que receberam o High Sierra. Pra não causar confusão com o título, troquei a lista.

Gertrudes, a Lhama

Ali nos que NÃO vão receber, ao invés de "2010 ou mais novo" seria mais antigo, certo?

Pedro Henrique

e early 2011?