Início » Celular » Facebook registra patente que liga microfone do celular para gravar sua reação a anúncios

Facebook registra patente que liga microfone do celular para gravar sua reação a anúncios

Victor Hugo Silva Por

O Facebook garante que não usa o microfone do seu celular para ouvir suas conversas e direcionar anúncios. No entanto, isso não significa que ele não tem interesse em descobrir o que você fala para outras pessoas.

Uma patente registrada pela empresa descreve um processo capaz de fazer o smartphone gravar alguns sons que estão ao seu redor. A solução se baseia em um sinal sonoro que seria emitido em anúncios de televisão, por exemplo.

Foto por Anthony Quintano/Flickr

Esse sinal é inaudível para seres humanos, mas pode ser captado pelo celular. Ao identificá-lo, o aparelho começaria a gravar sua conversa e os sons emitidos no local em que você está. O material serviria para analisar como você reagiu a um anúncio e poderia ser usado pelo Facebook. Poderia.

Vale lembrar: O Facebook jura que não usa o microfone do seu celular para direcionar anúncios

A empresa diz que não pretende implementar a solução descrita na patente. Procurado pelo Mashable, o vice-presidente e conselheiro do Facebook, Allen Lo, disse que o objetivo é apenas impedir a má conduta de outras empresas.

“É uma prática comum registrar patentes para prevenir agressões de outras companhias”, disse. “Por esse motivo, patentes tendem a se concentrar em tecnologias de futuro que geralmente são de natureza especulativa e podem ser comercializadas por outras empresas”.

Para tranquilizar a todos, o executivo prometeu que que a solução não será utilizada. “A tecnologia desta patente não foi e nunca será incluída em nenhum de nossos produtos”. Veremos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

InvaderZIM

redes sociais são ótimas pra empregar quem é da área digital você nunca vai ver uma empresa de construção civil ou posto de gasolina pegando gente pra trabalhar dentro de facebook tem que acordar cedo pra ir lá fazer seleção ou falar com alguém que já trabalha por lá a famosa peixada a grande maioria dos empregos que são gerados aqui nesse pais são por indicação e não por redes sociais ou sites de empregos tem site ai que a mais de três anos que eu mando currículos pra áreas simples que não exigem muito da pessoa e nem pra marcar uma entrevista o empregador se quer liga

Caleb Enyawbruce

Eu trabalho com TI, é uma realidade completamente diferente. Pra você ter ideia, é comum as empresas fazerem entrevista via Skype. Enfim, cada caso é um caso.

InvaderZIM

até parece que as empresas por onde eu ando pra ir entregar os currículos usa rede social pra receber currículo, isso não tem utilidade nenhuma pra um trabalhador comum como eu, com tanto site falso de emprego circulando por ai, isso fora os golpistas, a única chance que você tem hoje de conseguir fazer uma seleção é correr atrás do empregador presencialmente

David Carvalho

Ia comentar a mesma coisa... Como são altruístas 😂

Caique Reis

Isso não é fakenews? Kkkk

Caleb Enyawbruce

Eita, alguém precisa te apresentar o LinkedIn

Caleb Enyawbruce

aheuahua!!

Eric Viana

eeeee facebook... perdendo o senso do timing... nem esfriou o escândalo da Cambridge e aparecem com um registro de patente desses? Não seria possível segurar um pouco mais?

Julio Pereira

Fake news, The Verge ja anunciou que é mentira

Charles Killuminati

GADO imundo é assim, prefere ficar de quatro pro judeubook e colocar a culpa nos politicos, mas se esquece que esses politicos estão lá porque GADO imundo como voce votaram nekes. Acorda!!

Charles Killuminati

Judeubook

Carlin

É bom registrar mesmo, vai que o Google resolvi implementar algo similar no YouTube.

Arthur Reyx
Rodolpho Camargo

I see what you did there https://uploads.disquscdn.c...

Henrique Picanço

Ora, olhem a benevolência do Facebook!

Exibir mais comentários