Início » Negócios » A estratégia dos planos família está dando certo para o Spotify

A estratégia dos planos família está dando certo para o Spotify

Serviço de música atinge 180 milhões de usuários, sendo 83 milhões de assinantes do Spotify Premium

Paulo Higa Por

O Spotify ainda não dá lucro, mas caminha para isso. Nesta quinta-feira (26), a empresa publicou o segundo relatório financeiro desde que estreou na bolsa, mostrando que o número de usuários pagantes subiu para 83 milhões no segundo trimestre, um aumento de oito milhões em relação a maio. O maior responsável por isso? Os planos família.

O serviço de música descobriu que os usuários de planos família tendem a se manter assinantes por mais tempo. Por isso, eles “continuam sendo o principal impulsionador de adições brutas [de usuários] e menor rotatividade” no Spotify, o que contribuiu para que a quantidade de pagantes aumentasse 40% ano a ano.

Spotify Offline - Pixabay

A maioria da base de 180 milhões de usuários ativos ainda é composta por usuários do plano gratuito, mas o ritmo de crescimento do Spotify Free é menor: 23% ano a ano. A empresa diz que a nova interface para não pagantes, com playlists personalizadas e a possibilidade ouvir músicas sob demanda, deve melhorar o “engajamento, retenção e conversão”.

A divisão de receita não mudou muito: os anúncios continuam não sendo suficientes para pagar os royalties dos artistas. Então, ainda que os assinantes do Premium representem 46% da base, eles são responsáveis por 90% do faturamento de 1,273 bilhão de euros do Spotify no trimestre; enquanto isso, os 54% de usuários do Spotify Free renderam à empresa apenas € 123 milhões.

E, assim como aconteceu com o Facebook, o Spotify viu o crescimento de usuários diminuir na Europa, onde o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) passou a vigorar em maio. É justamente na Europa que está a maior fatia de usuários do serviço de música (37%) — o que também contribuiu para que a empresa fechasse o trimestre com prejuízo operacional de € 90 milhões.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Carrijo Ferrari

Galera, apos um tempo pesquisando e analisando eu descobri o seguinte:

Quando vc manda o convite do Spotify Familia para uma pessoa, se ela mora na sua casa ou n, ela tem que responder um questionário de onde ela mora, e se vc colocar um endereço que n é igual ao do dono do plano, o Spotify te tira dps de um mês + ou -, mas se vc tiver uma conta Spotify ,SEM TER CRIADO ELA COM O FACEBOOK (se vc dps de criar uma conta e logou o face, tem como vc desvincular, se n, vai ter que criar outra conta), vc pode copiar o endereço do dono do plano e utilizar normalmente, tanto que uso isso, mas se a pessoa que quer entrar no plano com uma conta criada pelo facebook, n tem como, já que o spotify pega onde vc mora pelo facebook.

Vlw e dnd :3

Eric Viana

Fiz a mesma coisa.
Inclui mãe e cunhada (não moramos juntos na mesma casa), elas receberam o alerta eu entrei em contato falando que são família e que eles não tem que ficar controlando isso ou pertubando. Pararam de mandar mensagens e as duas estão utilizando normalmente. Acho que é questão de bater o pé que eles respondem.

Cassio

Obrigado, em breve vou tentar novamente e se der B.O abro um ticket, abraços! :)

JOsias SiLva

Se colocar uma virgula diferente as outras contas são desvinculadas ao plano. Basta ser exatamente o mesmo endereço;

Afrânio Gabriel da Silva

Uso o Spotify pelo simples fato de se poder utilizar cartão de débito para pagar direto junto com o desconto para estudantes. O preço fica mais bacana (8,50) e mais fácil de pagar ( Para quem não possui cartão de credito).

Lucas

Seria bom se o spotify investisse mais no social, algo parecido com o last fm. Descobria muito mais bandas e músicas lá do que atualmente no spotify..

Carlin

Os meus Daily Mix acertam em cheio, e acabo até adicionando algumas músicas que aparecem por la em alguma playlist minha.

Murilo Aquino

same here

Lucas Henrique

Gosto do Tidal

Carlos Gomes

Claro que planos famílias o cancelamento é mais complicado por não envolver 1 só pessoa e muitas vezes quem paga não é nem quem usa regularmente, quando vai cancelar acaba consultando demais, muda de ideia etc, no plano single a pessoa não quer mais cancela e acabou.
Uso a versão free mesmo, acabo tendo wifi onde mais uso (academia) e quando não tenho wifi escuto meus mp3 salvos.

Gabriel Ramos

cara, ele usa I.A (RBC ou RNA) para sugerir as músicas. Isso precisa de dados para te dar um resultado legal, e esses dados vão melhorando com o tempo, ou seja, com você usando. Portanto, dê uma chance e vai ouvindo.

Gabriel Ramos

O melhor que tem, simples.

Jhon

Eu fiz o plano familiar para mim e para minha irmã, mas como tinha vagas sobrando eu coloquei mais 3 amigos e nunca tive problema com o endereço, bastou cada um colocar exatamente o mesmo que o meu e deu tudo certo. Umas 3 vezes alguém teve que colocar o endereço novamente, mas voltou a funcionar na hora.

Bruno Pereira de Macedo

Gosto bastante do Spotify mas cancelei minha assinatura depois de um tempo,achei as playlist muito repetidas tipo as vezes no churrasquinho eu quero ouvir musicas variadasbeo flow do deezer atende muito bem.Seria muito bom se eles tirasse o daly mix pra fazer algo igual.

Diego Rocha

Aconteceu comigo, abri um ticket junto ao suporte e resolveu

Exibir mais comentários