Início » Cultura » A Revolução dos Bichos, de George Orwell, vai virar filme na Netflix

A Revolução dos Bichos, de George Orwell, vai virar filme na Netflix

Netflix fechou parceria com Andy Serkis para produzir filme baseado em A Revolução dos Bichos, uma das obras mais conhecidas de George Orwell

Emerson Alecrim Por

Para a Netflix, investir em conteúdo original é uma estratégia cada vez mais importante. A última investida recai sobre uma das fábulas mais icônicas do século 20: a companhia adquiriu os direitos para produzir um filme baseado em A Revolução dos Bichos (Animal Farm, no original em inglês), de George Orwell.

Animal Farm - Imagem: WikiPedia

A informação vem do site Deadline, que também revela que a adaptação ficará a cargo de Andy Serkis. Talvez o nome não lhe soe familiar, mas certamente você conhece alguns dos trabalhos dele. Com mais de 30 anos de carreira, Serkis já participou de diversos projetos para o cinema e a TV, com destaque para interpretações com captura de movimentos para personagens em computação gráfica. Um de seus papéis mais conhecidos é o de Gollum, em O Senhor dos Anéis:

Serkis negociou os direitos para produzir uma adaptação de A Revolução dos Bichos em 2012, mas teve dificuldades para conseguir apoio para o projeto. Com a chegada da Netflix, os planos finalmente serão retomados.

Ainda há poucos detalhes sobre a produção, mas tudo indica que Serkis usará a sua experiência com captura de movimentos (motion capture) para fazer o filme ser baseado em computação gráfica. Sabe-se que Matt Reeves, que dirigiu Planeta dos Macacos: O Confronto e Planeta dos Macacos: A Guerra — duas produções que também tiveram participação de Serkis —, topou trabalhar na produção de A Revolução dos Bichos.

Também não há informações sobre quando a produção começará, tampouco há previsão sobre a sua estreia na Netflix. Mas pressa é uma característica que não pode fazer parte do projeto: a adaptação de uma obra tão emblemática merece ser cercada de todos os cuidados para corresponder ao máximo ao que é manifestado no livro.

Animal Farm

Publicado pela primeira vez em 1945, no Reino Unido, A Revolução dos Bichos é um livro distópico, cuja história é protagonizada por animais que retratam comportamentos humanos nocivos, como traição e corrupção. A obra também é vista como uma sátira política sofisticada, que reflete principalmente as críticas de George Orwell aos princípios ditatoriais de Josef Stalin.

Mas o enredo da história mostra que a obra também se encaixa em contextos políticos atuais: os animais se rebelam contra os donos humanos de uma fazenda com o intuito de construir um ambiente justo e igualitário para os bichos que vivem ali, porém, esses ideais acabam sendo substituídos por ações que beneficiam os líderes da revolução.

Um dos mandamentos instituídos ali é o de que “todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sergio Rainor

Não, não mesmo, esquerdistas é que são estúpidos. Sabe aquele cara que só faz merda na vida, sempre se dá mal e continua a fazer as mesmas coisas querendo alcançar outro resultado? Pois é, é que nem os esquerdistas que, mesmo depois de mais de um século de fracassos totais, ainda ficam defendendo uma ideologia ridícula que nunca melhorou a vida de ninguém (exceto dos líderes, é claro, basta ver o Luladrão que ficou multi-milionário).

Wellington Gabriel de Borba

Ele era comunista que defendia a extinção do estado.

Sergio Rainor

Exato, e Chaves vivia gritando: "Revolução! Revolução! Temos que acelerar a revolução e destruir as oligarquias". Pois bem, agora um motorista de ônibus está continuando o trabalho dele, fazendo mais "revolução" e deixando milhões passando fome.

Sergio Rainor

Que tipo de argumento é esse? É o mesmo que dizer que Hitler não era ruim pois houve outros igualmente ruins. Típico papo de esquerdopata idiota.

Sergio Rainor

A crítica é EXATAMENTE ao socialismo, sim senhor. Tudo no livro remete à revolução bolchevique da Rússia. Quem conhece história vê claramente os personagens cujos bichos servem de caricatura.

Sergio Rainor

Mãe Diná.....

Sergio Rainor

Não, estúpido é você que ainda acredita em uma ideologia que em mais de um século de existência só trouxe fome, ditaduras, morte e sofrimento. Mais de 100 milhões de mortos, mais de dez vezes o que os nazistas (que também eram socialistas) mataram. Vote no Maduro, retardado.

Sergio Rainor

É uma crítica clara à revolução soviética. Tem até a figura dos porcos líderes da revolta e que acabam virando inimigos (igual a Stalin e Trotsky).

Nathan

Pelo que li é uma crítica ao comunismo. Sendo que o próprio Orwell era comunista. Deveria ser leitura obrigatória nesses tempos sombrios

paulo yan

Não sei se a Netflix consegue entregar a qualidade que essa obra precisa. Os originais dela tem sido muito ruins ultimamente

tuneman

Todos os golpes e revoluções basearam se no mesmo princípio de "construir um ambiente justo e igualitário". Olha nossa história recente com Collor e Lula. Ambos conseguiram apoio de uma massa que estava descontente. Provaram ser pessoas falsas e corruptas. Bolsonaro irá pelo mesmo caminho e será tão podre quanto seus 'inimigos'

ochateador

Tem a versão 1966 ou a 2018 (amazon) ;)

marcelomartins

Concordo 100%.

Mas o caso aqui é o socialismo retratado pelo "construir um ambiente justo e igualitário"

tuneman

Houveram inúmeras outras doutrinas não comunistas que fizeram a mesma porcaria.

tuneman

Claro que o enredo é atual... e sempre será! É basicamente o que sempre ocorreu na história da humanidade.

Exibir mais comentários