Amazon pode lançar serviço de streaming de música no Brasil

Segundo jornal, o Amazon Music deverá ser liberado no país até o primeiro trimestre de 2019

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Amazon Music

O Brasil poderá ter em breve um novo serviço de streaming à disposição. Segundo informações do Estado de S. Paulo, o Amazon Music passará a cobrar também em real entre o fim de 2018 e o primeiro trimestre de 2019.

A Amazon estaria se preparando para montar sua equipe, estruturar a operação e fechar parcerias. De acordo com o jornal, a empresa já realizou algumas reuniões para apresentar o serviço às gravadoras e distribuidoras que atuam no Brasil.

No entanto, ainda não há muito detalhes sobre o serviço. A Amazon não divulgou como será realizada a remuneração para empresas e artistas, muito menos qual será o preço da assinatura mensal de sua plataforma no país.

O que já se sabe é que a companhia busca um executivo para liderar a operação a partir do escritório em São Paulo. O anúncio da vaga descreve que o objetivo é contratar uma pessoa com “experiência provada em estabelecer negócios de mídia fora dos Estados Unidos para liderar nosso negócio no Brasil”.

O profissional escolhido coordenará a equipe e deverá ter experiência em “áreas como desenvolvimento de negócios, marketing, finanças e tecnologia”. Além disso, deverá contribuir para a criação de uma “experiência com relevância para o consumidor local”.

O Amazon Music foi criado em 2014 como um serviço exclusivo para assinantes do Prime e se tornou independente em 2016. Nos EUA, ele custa US$ 10 por mês de forma avulsa e US$ 8 para quem já possui o Prime.

A Amazon afirma que o serviço tem dezenas de milhões de usuários, mas não revela números mais exatos. De acordo com estimativas do mercado, o serviço tem ao menos 20 milhões de assinantes.

Ele estaria atrás de concorrentes como Spotify, que tem 83 milhões de usuários, e Apple Music, com 40 milhões. Ao mesmo tempo, posiciona-se à frente do Deezer, que também é bastante conhecido e tem cerca de 12 milhões de usuários.

Expansão do Amazon Prime Video

Ainda pensando no nosso mercado, a Amazon também procura um executivo para liderar a produção de séries originais brasileiras para o Amazon Prime Video.

“Estamos procurando um executivo de televisão experiente para desenvolver séries roteirizadas para os clientes do Prime Video no Brasil”, diz a descrição da vaga. Ainda de acordo com o Estado, a plataforma tem buscado acordos com produtoras locais.

O modelo usado para se aproximar do público brasileiro deverá ser bem parecido com o da Netflix, que tem lançado séries e filmes nacionais. Uma dos projetos, por exemplo, envolve um programa baseado em livros do escritor e músico Tony Bellotto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados