Uma decisão judicial publicada na sexta-feira (24) cria um novo capítulo na discussão sobre o Uber ser ou não considerado um emprego convencional. O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), em São Paulo, reconheceu o vínculo empregatício entre a empresa e um motorista.
A decisão da 15ª Turma do tribunal é a primeira em que um colegiado no Brasil estabelece um parecer contrário ao Uber. Até então, as decisões favoráveis aos motoristas eram tomadas em primeiro grau, por apenas um juiz.
No caso, o colegiado entendeu que o motorista deve ser considerado um empregado da empresa. Com isso, ele tem direito a registro na carteira de trabalho e ao pagamento de valores como aviso prévio, férias, FGTS e multa rescisória.
Ele esteve cadastrado na plataforma entre julho de 2015 e junho de 2016. Antes do recurso à segunda instância, seu pedido foi recusado pela 38ª Vara do Trabalho de São Paulo.
Em seu parecer, a relatora do caso, desembargadora Beatriz de Lima Pereira discordou do Uber, que não ser considera uma empregadora, mas, sim, uma plataforma de trabalho parceira dos motoristas.
A desembargadora entende que, com pagamentos de 75% a 80% do valor da corrida ao motorista, a relação não pode ser considerada uma parceria. Segundo ela, se fosse somente uma plataforma, o Uber deixaria o preço da corrida livre e retiraria somente a sua participação.
“Não se pode cogitar de plena autonomia na medida de que a taxa de serviços não pode ser alterada”, resumiu. Ela também lembrou que características como habitualidade, pessoalidade e pagamento, criam um vínculo que tornam a plataforma um emprego.
Agora, o assunto será levado ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), já que o Uber pretende recorrer. Em nota, a empresa afirma que há “sólida jurisprudência confirmando o fato de não haver relação de emprego entre a Uber e os motoristas parceiros”.
Além disso, outros magistrados do próprio TRT-2 já consideraram que não há relação de emprego entre o Uber e motoristas. “Em todo o país, já são 123 decisões favoráveis à empresa, 22 delas julgadas em segunda instância”, aponta o comunicado.
O Uber diz que, em vez de contratar motoristas, são eles próprios que usam a plataforma para se conectar a passageiros sem que haja exclusividade. “Os motoristas parceiros são totalmente independentes e não têm qualquer subordinação”.
O parecer mais recente em torno da relação entre Uber e motoristas é apenas mais um entre as dezenas que já foram tomadas em vários países. No entanto, por se tratar da primeira em um tribunal regional no Brasil, ela poderá ter repercussão em outras decisões judiciais.
Com informações: Folha, Migalhas.
Atualizado às 23h34 de segunda-feira (27) com o posicionamento oficial do Uber.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
O carro é meu😉
Isso só vai aumentar o valor do serviço.
O cara dirige o táxi dos outros e vem tirar onda... kkkkkkkk
Anarcobobo,sonha😉
Lindo na sua 🍩😂😂😂Pague meus direitos 😉
Sentado no meu carro novo😎 Enquanto outros vai de celtinha 😂😂😂😂Eita profissão mais invejada, até o Google agorahttps://m.tecmundo.com...
Não precisa me chamar de lindo...
Aham, espera sentado...
Resumo: Anarcobobo 😂😂😂😂
Só te digo uma coisa, vai chupar uma pingola seu corno, filho de uma cadela...
Nem escrever ele sabe coitado, acha mesmo que vai conseguir tocar um negocio? Deixa ele correr atrás do papai estado e ficar pagando a boa vida de um figurão ou político para alugar um táxi por aí.
Tem pessoas que possuem baixo poder de discernimento e não sabem diferenciar quando temos opção, caso desta matéria, e quando nos é suprida a opção, caso do exemplo que você citou. Se eu tivesse a opção de ter a minha própria polícia, não estaria usando o estado para me "proteger", coisa que ele não faz. Sou obrigado a pagar por uma segurança que não é executada.
Como bom alienado, você defende a presença do estado em todas as fases da sua vida, do nascer ao morrer, por isso que passa a vida atrás de alvarás ou mamando nas tetinhas dele. Você já pensou em produzir algo de útil para a sociedade?
Brasil sendo Brasil... Doido pra enfiar mais taxas em cima dos apps que não entendem, pra enriquecer os cofrinhos e acabar com o serviço que começou a se popularizar justamente pq a gente sabe oq vai pagar antes de começar. Mesmo motivo que fez com que os taxistas perdessem mercado. Aqui no Aeroporto da minha cidade que fica a pouco mais de 1km de distância, os taxista cobram o preço tabelado de 30,00 R$, enquanto no Uber em momentos de tarifa mais baixa, o mesmo percurso custa 7,00 R$. O cara pode fazer o próprio horário, não precisa nem ter o Uber como renda principal, mas a mania de acabar com tudo que beneficia de alguma forma ao público, é realmente o que reina por aqui.
Engraçado o cara falar como o estado fosse opcional 😂😂😂😂 Lembrei do MBL que metia pau no estado 😂😂😂agora usa o estado para se proteger (Através da Justiça). Aposto que se entrar ladrão na sua casa vc não vai chamar a mamãe, né?😂😂
Sai fora sim,mas antes, paguem meu FGTS
Pobre que pega celtinha, então 😂😂😂😂
Pede um X salada no urb então 😂😂😂
Sim, adoro sombra e água fresca, mas tenho capacidade suficiente para pagar por isto, sozinho. Não preciso ficar sob as asas do estado, USANDO ALVARÁ, para ficar protegidinho da ação dos mais competentes.
Não tá contente trabalhando de uber , sai fora ,tantas oportunidades de emprego por aí.
Essa que é a graça do UBER ,vc trabalha quando quer, faz um bico a noite . Vc tem liberdade . Um serviço legal que a população tem . Se criar muitas regras pode ter certeza ,vai ficar mais caro e ruim , vide o táxi.
Querer fazer uma CLT para uber ,muito inteligente . Regulamenta logo . E tem cara dizendo que nos EUA tem até salário UBER, tá louco, não foi aprovado . Daqui a pouco o uber vai ficar igual a táxi, ai já era e voltar a pegar busão, motoristas sem demanda de trabalho . E pronto Brasil sendo Brasil.
Numa franquia os valores também são pré-determinados, garoto.
Liberdade pelo amor de DEUS! Gente isso é um apelo em nome da liberdade, VOTEM DIREITO PORRA, é 30 de ponta a ponta, não desistam!
pura realidade amigo!
Bandido sempre bandido,agora sei pq defende as coisas erradas
#fakenews
Desesperado heim apoiador de Estuprador e clandestino 😂😂 Coloca no meu Facebook ,por favor 😉😉😉
Faz um alvará com seu Corel draw😂😂😂😂
Dor na sua bunda😂😂😂Anda de carro velho,ou ônibus 😂😂😂😂
Fake 😂😂😂😂 Aproveita e faz um alvará de motorista de aplicativo 😂😂😂😂😂Esses desesperados clandestinos
Taxista com dor de cotovelo é foda né kkkkkkk
TAXISTA WELBER MABA RESPONDE CRIMINALMENTE POR CORRUPÇÃO DE MENORES, só para o Google indexar. https://uploads.disquscdn.c...
Aí que medo!!Sabia que acusar falso testemunho é crime!!! Bandido, ilegal e estuprador 😉😉😉
Eu peguei a tua mãe e vc😂😂😂😂😂Fake News
Olha!!Dq a pouco comi sua mãe 😂😂😂😂
Vassoura a tua mãe escondeu 😂😂😂😂
Fake😂😂😂Vc defende estuprador, assassino e clandestino 😂😂😂😂
Adorei o meu advogado 😂😂😂 Abdon?? É isso??Vc monta fake😂😂😂Esse processo é igual Alvará de motorista de urb😂😂😂😂
É você quem está sendo processado criminalmente, seu bandido. É o meu nome ali no processo? Eu que estou como réu? Então ponto. Deixarei a imagem aqui junto com o texto TAXISTA WELBER MABA RESPONDE CRIMINALMENTE POR CORRUPÇÃO DE MENORES, só para o Google indexar. Nossa interação termina aqui. Espero que seja bem recebido na cadeia.
https://uploads.disquscdn.c...
Assassino agora,tá feio o negócio dos clandestinos,heim😂https://m.tecmundo.com.br/a...
Olha aí quem defende assassino 😂
https://m.tecmundo.com.br/a...
Quem defende assassino???Os iguais andam juntos 😂😂😂
https://m.tecmundo.com.br/a...
O pedófilo sendo processado criminalmente é você https://uploads.disquscdn.c...
O livre mercado te permite escolher outra plataforma. Só acredito que não te dará tanto retorno quanto o Uber
Não tem dinheiro 😂😂😂😂Choro é livre!!!
Pare de falar de Clandestino e estuprador!!Todos querem ser Táxi,afinal é autônomo 😂😂😂
Eu não vou perder meu tempo com pedófilo safado que está sendo processado por corrupção de menores. Fique aí latindo sozinho. https://uploads.disquscdn.c...
Qual o sonho de Clandestino??? É ser Táxi 😂 https://www.google.com.br/a...
Qual o sonho do estuprador ilegal???E ser Táxi 😂😂😂https://www.google.com.br/a...
Choro de quem? De vocês, né, pois mesmo o Uber subindo os preços eu vou continuar usando.
Tem alvará de funcionamento o estuprador de Urb?
Negativo,puxa o mundo inteiro 😂😂😂 Aliás,o urb só tem 4 anos,tá estuprando bem😂😂
O choro é livrehttps://www.google.com...
Fake!!!😂😂😂Urb é mais
Tua mãe deve ta nas estatísticas 😂😂😂
Tua mãe já foi, né?😂😂😂
Tua mãe eu não quero 😂😂😂
Sua bunda vai ser comida por Urb 😂😂😂
Corrigindo sempre errado, aliás,o certo sou eu
Do Urb, né??? notícia fresquinhahttps://www.googl...
Paguem os DIREITOS 😉
De estupro você entende, né? Sabia que era bandido
"Art. 218. Induzir alguém menor de 14 (catorze) anos a satisfazer a lascívia de outrem:
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos."
https://uploads.disquscdn.c...
Corretor que corrige errado?
A única vassoura nova é a que está enfiada no rabo da tua mãe.
Fiscalizado a sua bunda.
Viu ele comendo a piranha da tua mãe.
Hauhauhau. E é por isso que não uso mais táxi. Motoristas mal educados, trambiqueiros. É raro conseguir um bom. Prefiro andar de carroça (apesar de que, pela sua educação, conseguiria emprego como puxador de carroça tranquilamente). Kkkkkkjj
Uber Estuproshttp://g1.globo.com...
Nossa!!!Tem mais Estupros no Google drive urb🤔🤔🤔http://g1.globo.com/pr/para...
Coloca o dobro de Estupros do urb ai
Anda de Celtinha 2 portas 😂😂😂😂 Cuidado com o fiofó
https://www.google.com.br/a...
Vc é pobre,e falido😂😂😂😂Anda com estupradores
É um Táxi
https://www.google.com.br/a...
https://www.google.com.br/a...
Só no Brasil os estupros de carros de aplicativos já ultrapassou os Táxi
Aham!!!Se é pau velho, é urb😂😂😂https://www.google.com.br/a...
Eu vi no urb esse cara!! Aliás o urb pega qualquer lixo😂😂😂
Negativo!!Puxa táxi do mundo inteiro!!!Se o serviço do urb fosse tão bom!!Teria poucas reclamações 😂😂😂
Tá vendo!!!! Táxi é fiscalizado com 😉Do urb quem fiscaliza??
Imagina os estupros no Urb😉Tem vários!! Não era vassoura nova??😂😂😂😂https://www1.folha.uol.com....
Corretor maldito!!Deve ser ilegal TB😂😂😂
Nenhum nem outro.. mas você deve ser os que só querem ter benefícios, trabalhar que é bom, não quer.
Mas não deixa de ser serviço clandestino 😂
Rebateu nada meu caro😂😂😂 Tua mãe deve gostar de urb, estupra coisa feia😂😂😂
Se a pesquisa é feita em português, só vai retornar resultados nessa língua, animal. Ou português é língua universal agora?
Acho que tais falando de taxi, olhando na frota da rua o que mais vejo é classic pau velho. Siena pau velho.
Andar com dinheiro? Que coisa mais pré-histórica. Já ouviu falar de cartão de débito e de crédito?
Eu disse: Segunda Instância 😉Vc tá se referindo ao urb, né?De passar droga e roubar na dinâmica 😂😂
Taxis tem 298 mil casos de estupro. Uber tem 175. Parabéns, bandido de bosta. https://uploads.disquscdn.c...
Burro quem defende o indefensável 😉
Táxi do mundo inteiro!!! Aliás qts anos tem o urb???Quantos tem o Táxi???? Vassoura nova era para varrer bem😂😂😂
A Polícia Civil de Indaiatuba prendeu nesta quarta-feira (7) um homem suspeito de estuprar uma adolescente de 14 anos ao transportá-la em uma viagem intermediada pelo aplicativo da Uber. De acordo com a corporação, Luis Eduardo Pereira, de 32 anos, já foi condenado em outros dois casos de estupro.
Vassoura nova era para varrer bem 😂😂😂😂😂
A julgar pelos seus comentários, é o típico taxista que anda com camisa de time e discute e xinga os passageiros. Passo.
Antes de Celtinha 2 portas do que com um taxista trambiqueiro ;-)
Motorista de aplicativo não é Taxista 😉 Não venha deturpar as coisas
O taxista Henrique Miera Alves foi preso junto com Emanuel Emerson
Santos Matos e Yuri Vinícius Costa dos Santos. Eles são suspeitos de
usarem o veículo de transporte de passageiros para cometerem roubo.
Um taxista identificado como Edson Santana
da Silva, de uma cooperativa de Marabá, sudeste do estado, foi preso em
flagrante na madrugada desta terça-feira (19), acusado de participar de
um assalto a uma casa, localizada no residencial Cidade Jardim.
O acusado foi localizado depois de a Polícia
Militar receber informações de que bandidos entraram em uma casa,
amarraram os moradores e do local roubaram vários objetos.
Entre os produtos roubados estava um
aparelho celular com o rastreador ativado, o que facilitou para os
militares localizarem o telefone dentro do veículo do taxista Edson, no
Bairro São Félix.
Ao chegar ao local foi visto um táxi
estacionado em frente a uma casa. O veículo de imediato foi reconhecido
por uma das vítimas como o carro usado para dar apoio no roubo.
Embaixo da cama do taxista foram encontrados
vários objetos levados da casa da vítima. Entre os quais, notebook,
receptor de antena parabólica, HD externo, um celular J5,várias jóias,
bolsa feminina, caixa de cerveja, perfume, mochila, mala de viagem,
óculos, inversor de voltagem, relógio, controle do portão da residência
da vítima, chave do veículo, sendo que a caminhonete foi subtraída e em
seguida abandonada.
Os militares também encontraram um revólver
calibre 38, com seis munições intactas do mesmo calibre. Edson foi
apresentado na Seccional de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante
pelos crimes de roubo com emprego de arma, extorsão e cárcere privado.
A Polícia Militar (PM) prendeu um taxista de 40 anos suspeito de
estuprar uma adolescente, de 16, na noite desta quarta-feira (28), no
bairro Serrano, na região da Pampulha, em BH.
Aos policiais, a vítima contou que aguardava a chegada de um ônibus
para ir ao serviço quando um táxi passou. Ao pará-lo, perguntou ao
motorista qual seria o valor de uma corrida até o local onde trabalha. O
homem disse que ficaria em R$ 10 e a jovem embarcou no veículo. No
caminho, o taxista começou a assediá-la.
Para chegar mais rápido ao destino, a adolescente solicitou que o
condutor pegasse um determinado caminho. No entanto, ele fez outro
trajeto alegando que demoraria apenas cinco minutos para chegar. Já na
avenida Heráclito Mourão de Miranda, o taxista entrou em um motel com a
garota, travou a porta e com auxílio de um funcionário do
estabelecimento abaixou o toldo.
A vítima contou ainda que foi obrigada a descer do carro e a entrar
no quarto. Por lá, o taxista tentou tirar a blusa dela. Foi então que a
adolescente começou a chorar e a pedir para que ele se afastasse. A
jovem tentou sair do quarto, mas o homem a segurou com força e a
pressionou contra a parede beijando seu pescoço. Ele ainda tentou fazer
com que ela pegasse em sua genitália.
Ao ameaçar gritar pedindo socorro, o homem ficou com receio e disse
que a levaria embora. No entanto, pediu para ela não contasse a ninguém
sobre o ocorrido e mandou que anotasse seu telefone. A garota anotou a
placa do táxi ao ser deixada no local de trabalho e chamou a Polícia
Militar (PM).
Depois de ouvir a versão da adolescente, militares realizaram
patrulhamento pelo bairro Padre Eustáquio, local em que ela embarcou. O
homem foi encontrado pelos agentes na rua Pará de Minas e tentou
resistir ao receber uma ordem de parada dos agentes. Por conta disso,
foi necessário o uso de técnicas de imobilização.
Um taxista foi preso após atacar e roubar uma passageira em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Depois de permanecer com a mulher por quase uma hora, o acusado a deixou no centro da cidade. Bruno Oliveira de Souza foi identificado e preso. A vítima procurou a polícia apenas 48 horas depois por medo das ameaças. Veja!
Um taxista foi preso na manhã de ontem, acusado de estuprar uma
menina de quatro anos. Antonio Souza dos Santos, 62 anos, foi flagrado
por uma câmera do sistema de segurança de uma loja de conveniência,
local onde a mãe da criança trabalha, beijando na boca e tocando nos
órgãos genitais da vítima.
O taxista era amigo e vizinho da família. Em depoimento, ele negou ter
praticado o crime, e ainda afirmou que conhece a criança desde quando
ela nasceu e que agiu como um avô acariciando a neta.
Os donos da loja de conveniência viram as imagens e encaminharam para
a polícia. Segundo o delegado Moisés Damasceno, o taxista aparece
escondido abaixado, puxando a menina pela mão e a beijando várias vezes
na boca. O acusado ainda aparece esfregando a vítima em suas pernas e a
abusando sexualmente.
Antonio foi detido em sua residência, localizada na Rua Quitino
Bocaiúva, centro da cidade, após a juíza da 1ª Vara Crime, Antonia
Marina Faleiros, analisar o pedido de prisão temporária da polícia.
De acordo com o delegado, o acusado será processado por estupro de
vulnerável, de acordo com a Lei 1215 do Código Penal Brasileiro. Em
depoimento à polícia, parentes da menina afirmaram que Antonio trabalha
em um ponto de táxi na Estação Rodoviária, que é conhecido da família há
muitos anos e até já frequentou a casa onde a menina reside. Parentes
ainda disseram que consideravam o acusado como uma pessoa de confiança e
que não desconfiavam que ele pudesse cometer esse crime.
Um taxista foi preso nesta manhã acusado de pedofilia contra uma
menina de 4 anos em Itabuna, no Sul da Bahia. Imagens de uma câmera de
segurança instalada em uma loja de conveniência mostram o acusando
tentando beijar a menina na boca por várias vezes.
O flagrante aconteceu na última sexta-feira. Nas imagens, o taxista
aparece se afastando da menina quando alguém se aproxima. O acusado nega
e disse que estava apenas brincando com a criança, pois seria conhecido
da família da garota.
A Justiça já decretou a prisão preventiva por 30 dias do acusado.
https://uploads.disquscdn.c...
Aqui os caras vendem a alma pro diabo por qualquer caramingua. Depois quando for procurar outro trampo e a empresa fizer uma checagem de processos contra empresas e descobrir a canalhice, vai Campinar terrenos, zolhudo, porque no Uber não vai ter mais chances.
O taxista Alexsandro Leonardo de Carvalho
foi preso em flagrante, na noite de terça-feira (24), em Marabá, sudeste
paraense, acusado de manter relações sexuais com uma garota de 12 anos.
Policiais militares faziam ronda na rodovia
PA-150, no núcleo Morada Nova, quando viram uma mulher sendo jogada para
fora de um táxi. Os militares, então, foram atrás do carro.
Os policiais sinalizaram indicando que o
condutor do veículo parasse o automóvel, mas o taxista fugiu, pegando a
rodovia BR-222, sentido Marabá.
Os policiais pediram apoio à guarnição do
Núcleo São Félix, que conseguiu abordar o veículo. Segundo os policiais,
o suspeito se recusou a sair do veículo, e foi preciso usarem força
para retirá-lo para fora do automóvel.
No momento em que estava ocorrendo a abordagem, chegou um primo da menina de 12 anos e contou que o taxista vinha abusando dela.
Em razão das acusações, os militares foram à
casa da jovem, em Morada Nova. Lá, a menina confirmou que havia mantido
relação sexual com o acusado anteriormente e naquele dia.
A adolescente contou ainda que a tia flagrou
o ato sexual no interior do veículo, pois no exato momento da relação
chegou ao local e abriu a porta do veículo. Diante da situação, todos
foram conduzidos para a Seccional. Alexsandro Leonardo de Carvalho foi
autuado por estupro de vulnerável e está à disposição da Justiça.
Coloque urb estupros.vai aparecer mais que Táxi 😂😂😂
Vai voltar de Celtinha 2 portas😂😂😂
Direitista Capitalista sem Capital pira😂😂😂 Empresa séria fica!! Empresa malandra vaza!!!Se fosse assim Wolksvagem,Fiat e Chrysler teriam abandonado o Brasil
Corretor que escreve errado? É tão burro quanto você.
Tu só falou asneira...
O correto é segunda instância, bandido imbecil. Isso que dá só saber passar droga e roubar passageiro.
Na cama da sua mãe.
O correto seria "serviços clandestinos". Nem sabe usar o plural.
DO URB ESTUPRA,MATA,PAGA PROPINA E FAZ TRABALHO ESCRAVO.. ANALFABETO E VC QUE DEFENDE O INDEFENSÁVEL 😂😂
Do Urb é empregado,sem mais😉
Fui lá e tua mãe mandou vc ficar caladinho 😂😂😂
Analfabeto é vc !! Defende o indefensável!!!😂😂😂 Pague meus braços Direitos!!!
Faltou o Alvará 😉Se não tem Alvará, é clandestino 😂
Esquerdinha querendo pagar de liberal... Tá sacando bem de livre mercado, hein fera?! Se ele for embora, os outros 10 que pensavam em vir, vão procurar saber o motivo de uma empresa tão grande ter abandonado um mercado que parecia promissor, quando descobrirem os impostos e taxas que terão que pagar, pfff... não passam nem perto.
Não precisa de crase mais,anta Clandestina😂😂😂
Rebateu aonde?? Pague o FGTS 😂
Novo acordo Ortográfico dispensa a crase😂😂😂4 patas é fogo
A mentira nunca ganha da verdade!!Urb tá pela mentira, empresa de tecnologia é meu novo😂😂😂
Segunda instância!! Maldito corretor!!Deve ser de urb Ilegal 😂
Fazendo o quê? Sofrendo, sendo explorado de todos os lados e sem grana, proficiência no inglês ou qualificação suficientes para sair desta merda mesmo tendo muita vontade, como a maioria da população... Se querer fosse poder, população do Brasil já teria caído pra menos da metade...
E a tua senta na canhaça com o furico de trás 😂😂😂
Eu,tu e eles..Se vc mudou gramática, não posso fazer nada😂😂😂
É tudo clandestino 😂😂😂TB fala de urb,comprar conta animal de 4 patas 😂😂
Nossa!!!Carro de aplicativo e Celta,CLASSIC e polo antigo 😂😂😂😂 Só de locadora de salva😂😂😂Sobre preços,e o livre mercado 😉😉😉Vc dizer que paga mais caro no urb ..Vc nunca teve dinheiro para táxi, é obrigado andar com Celta😂😂
Eu gosto especialmente quando estou no aeroporto, no ponto de ônibus, que aqui em Floripa fica a 10m do ponto de taxi, e sempre para um taxista furando a fila perguntando se não quero táxi, oferecendo preço fechado. Pergunto se não é irregular e ele desconversa. Taxista dá golpe até em taxista.
Antes do Uber preferia andar de ônibus do que de táxi, caindo aos pedaços, motorista mal educado gritando comigo porque não voto no candidato dele. Não foi um nem dois que peguei assim.
E se por ventura o Uber aumentar o preço, continuo usando pela praticidade e facilidade. Antes do Uber era raro taxista que aceitava cartão, mesmo usando os apps de táxi. Se precisa de táxi de madrugada, liga no ponto e não tem ninguém. Tem que ficar com celular de taxista pra agendar. Coisa mais pré-histórica.
O motorista é honesto sim, mais honesto que os bandidos como você que vivem de tráfico e roubos. Só se for nos aplicativos de táxi(como 99 taxis e rio.taxi), pois esse está lotado de bandidos como você, analfabeto imbecil.
Começa no onde e no "é tu". Nem conjugar verbo sabes.
Vai melhor que a sua que sai distribuindo a troco de cachaça.
"Segunda estância"
É um analfabeto tão imbecil que nem sequer encontrou o erro ou isolou o vocativo.
Que seja, o importante é que sua mentira foi rebatida ponto a ponto.
"Serviços clandestino"
Mas é uma anta, mesmo.
Único documento realmente necessário é a CNH com EAR. O resto é firula de taxista bandido que compra a licença e acha que ela vale de algo.
Atrás da sua mãe eu sou um jumento mesmo, analfabeto imbecil.
Se não existisse uber, um monte de gente nem teria como pagar as contas. E vem um imbecil completo que nem você falar merda. Faz um favor, vá pra puta que te pariu, seu lixo. Some da humanidade, socialista imbecil de merda.
Livre mercado!!Se ele for embora,vem 10!!!
Isso é verdade essa insegurança jurídica trava muitos investimentos no Brasil, quem vai ser louco de investir uma dinheiro alto aqui sabendo que as regras podem mudar a qualquer instante e ele ser processado, taxado, multado e etc, eu tenho um cliente que é empresário também, infelizmente ele não teve a mesma sorte que você, a funcionária pilantra acessou o sistema fora do expediente de trabalho de propósito sem ninguém pedir e quando saiu da empresa processou dizendo que trabalhava fora do horário de expediente, lá vai a empresa ter que gastar com advogado, gastar tempo do dono indo lá se defender pq a empresa é pequena então ele mesmo tem que ir resolver as coisas, tem muita gente honesta precisando de emprego mas infelizmente sempre tem umas laranjas podres no meio.
Então Uber é Franquia de Táxi!!!Tem que pagar para os Taxista,se for pensar assim
Até entendo que o motorista tem custos bem altos mas dizer que a Uber também não gasta nada é um exagero porque vai embora um dinheiro gigantesco para manter a estrutura de data centers necessária para fazer funcionar a o aplicativo, isso sem falar nos outros custos e taxas de ter uma empresa, funcionários e etc
Brasileiro que gosta de coisas ilegais,tá certo vc!!Pague meus direitos!!!
Blá blá blá Táxi sempre será o presente,e o futuro!!!Vc Brásileiro!!!Gosta das coisas ilegais!!! Não preciso falar mais nada, né.Taxista tem profissão,aliás reconhecida por lei!! Táxi é Táxi!Resto é imitação barata(Desculpe a piadinha).
Urb e vc!!https://www.thebrief.com.br...
Vai lá sozinho defender seus interesses!!!!Vê se alguma companhia vai abrir a porta!! Jumento Capitalista sem Capital
Mostre alvará de motorista de aplicativo que te dou 1000 reais e pago cerveja 😉😉😉
Tua mãe gostou do meu SIMIO 😂😂😂😂😂
Ninguém disse que Uber é franquia. Dissemos que como numa franquia, o há exigência diversas e compartilhamento de parte do faturamento.
E Uber não é escravidão, pois ao contrário de um escravo, o motorista do Uber pode abandonar a plataforma a qualquer momento, vender seu carro e ir vender bala no trem se não conseguir outra fonte de renda. Um escravo que se nega a trabalhar é acorrentado e açoitado.
Serviços clandestino se pronuncia Urb mesmo 😉O choro é livre!!
Resumo: Vínculo empregatício!!!!O choro é livre!!!
Segunda estância pilantra,o choro é livre!!
Tua mãe vai bem???Aonde escrevi errado???Haaaa esqueci, você e mula!!!
Aonde eu escrevi errado???? Pilantra é tu que gosta das coisas ilegais.
Pilantra e quem defende empresa pilantra,se vc é, problema seu.Alias os Iguais andam juntos (Uber e vc)
Quem aluga contas?? Isso além de imoral, é crime!!!
https://olhardigital.com.br...
Livre mercado!!Se ela sair, problema dela!!Saí ela e vem 10
Honesto aonde??? Empresa ferra com os funcionários,e vc vem defender??? Aliás, tem mais estupros e aviãozinho nos aplicativos que no Táxi!!! Vassoura nova era para varrer bem!!Sqn
Welber Mana você acha que vai simplesmente receber todas as mordomias e pronto? Ou o preço da corrida vai ficar bem mais alto e oo uber vai perder clientes ou A uber sai do país. Sua perspectiva está olhando somente o seu lado e não é sustentável.
Mas esses custos qualquer um tem. Não é exclusividade do UBER, do táxi ou seja lá qual for a empresa. Agora querer que uma empresa pague por um "direito" que por via de regra não é obrigação dela é no mínimo ridículo.
O negócio é que até agora só pegaram um deles no flagra. Falta pegar os outros.
Isso edes igual a bingo um vicil e quem ganha ea casa, no caso os aplicativos e os passageiros.
Também deveria nos pagar um salário mínimo pois oque ganhamos só serve para combustível, internet e aluguel do veículo. O final nosso trabalho é gratuito.
Q preconceito, eu os admiro. Uma pena eu não ter conseguido me tornar uma..
Vou virar taxista então, já q Uber logo sairá do Brasil, pelo andar da carruagem..
Se isso for aprovado, ou a Uber sai de sp e os varios motoristas vão ter tempo livre pra arrumar empregos com todos os seus "direitos" ou vai começar a pagar salário mínimo, exigir horário e meta. O que é ruim sempre pode piorar.
Eu estou lendo os comentários e de certa forma até concordaria com a questão da Uber pagar FGTS e 13° , porém, já foi comentado aqui, que o Uber faz seu horario, não tem uma carga horária especificada, e outra o dinheiro de FGTS os governantes trabalham com esse dinheiro.
Pensa, O uber tá funcionando bem. Sem as regras brasileiras, o governo já quer se meter vai acabar com o serviço.
No meu ver só é preciso a Uber manter a taxa fixa como a 99 uma porcentagem em até 20% já está ótimo tem muito motorista arredor do mundo e a Uber ganha do mesmo jeito ela não gasta nada e sim os motoristas quem gasta com manutenção de veículo e combustível
Já fiquei uma semana em casa e a Uber não questionou sobre isso, só não concordo com a taxa aleatória sobre cada corrida
E as ruas da cidade esburacadas como ficam a justiça deveria cobrar das prefeituras, e a uber no meu ver poderia manter a taxa fixa em vez de aleatória já fiz corrida que ficou nos 47 a 48% não deu nem para livrar o dinheiro gasto no abastecimento do gnv
Taxistas tem 13º. Em dezembro eles são autorizados a usar a bandeira 2 independente do horário.
https://www.acritica.com/ch...
Mais fácil lucrar 1.000,00 de forma honesta que fazer que nem vocês fazem, lucrando com tráfico e roubos, cocotinha do tráfico.
https://www.hojeemdia.com.b...
https://noticias.r7.com/bah...
Alvará que qualquer um pode comprar ou alugar por 250,00? Ou acha que o motorista que detém o alvará que vale milhares de reais é o mesmo que dirige?
E alvará não é garantia de nada, pilantrinha.
Santos tem a concessão autorizada de motorista auxiliar
Apesar de ter passagens por tentativa de homicídio e roubo, Santos conseguiu autorização
http://g1.globo.com/distrit...
http://g1.globo.com/distrit...
Com esse português chulo nem CNH você deve ter. Um dia o Denatran suspende essa sua carta comprada, bandidinho sujo.
Canalha é o safado que é nacionalmente reconhecido pela pilantragem, malandragem e envolvimento com a criminalidade, como os taxistas em geral, o que se aplica perfeitamente ao seu caso, que nem sequer sabe escrever como gente, mas quer vir aqui para relinchar em nossos ouvidos.
"segunda estância"
Vá fazer um EJA, analfabeto.
"urb retém os valores e paga como quer"
Vá mentir para outro, Shill. A plataforma trabalha com cartão de crédito e o repasse é feito 2 vezes por semana. Como o prazo padrão, de mercado para o repasse de vendas com cartão é de 30 dias, não há o que falar em retenção de valores. https://uploads.disquscdn.c...
Urb não existe, analfabeto.
Melhor pagar um EJA para você, símio semianalfabeto.
É um pilantra taxista.
Alvará de funcionamento é documento exclusivo de empresas, símio iletrado. Taxista tem condutaxi/alvará(que não o de funcionamento).
Esse vagabundo pilantra é taxista. Só ver o histórico de comentários sempre shillando contra o Uber
Tinha que ser pilantra defensor de sindicato para falar tanta merda.
Aprenda o significado das palavras que usa. Isso não tem nada a ver, semianalfabeto.
"urb"
ZzZzZz
"tl tr"
Puts...
Pra mim não há relação de emprego, o motorista ganha com a infraestrutura, e a uber tira sua participação.
Já que é considerado vínculo empregatício, então o governo poderia cobrar os 11% de INSS, e a Uber pode escolher quem quiser colocar lá sendo que o motorista então teria que ir até um centro fazer uma entrevista de emprego, e poderia ser demitido por justa causa caso não cumprisse um horário fixo, além de que a Uber poderia dar um salário mínimo e ficar com todo o restante nao é memso?
Então quem vende no Mercado Livre também pode processar exigindo ser registrado como vendedor? claro que tem a questão do preço ser definido pelo próprio vendedor mas seria interessante o uber abrir os preços e deixar o motorista colocar o que ele quizesse e a pessoa pudesse filtrar pelo preço e carro que estivesse disposto a pagar, ia ser uma experiência interessante e eu acredito é que iria achatar mais ainda os preços porque sempre ia ter alguém desesperado querendo cobrar um valor menor, esse tipo de ação não vai pra frente, já tem outras decisões de segunda instância que já reconheceram que o uber é só uma plataforma de serviços que conecta motoristas com clientes, primeiro tentaram derrubar o uber dizendo que era ilegal, o uber agora é regulamentado então estão jogando vários processos na justiça para infernizar a vida da empresa mas como é sempre sobre o mesmo assunto se brincar eles já tem um modelo e só alteram os dados principais rsrs
Vixi, chegou o argumento eloquente do complexo de vira-latas. /topico
Liga não... são brasileiros com complexo de vira-latas e que acham que lá fora não tem limites na relação trabalhista.
Eu sei que vc sabe que tem tantos (ou talvez mais) casos de estupros em taxi do que em Uber, tb reparei que vc ta usando qualquer argumento desesperado pra denegrir um serviço que lhe afeta.
Taxista não é mais profissão, mas uma função. Acabando o uber, as pessoas não vão pro ponto de taxi, mas pra outros aplicativos. Formais ou informais, as pessoas vão se virar, a cooperativa perdeu o sentido de existir, a prefeitura não consegue controlar, o sindicato não tem mais o mesmo poder de lobby e, mesmo com regulamentação, só vai empurrar esse pessoal pra informalidade(fazendo com que seja feito o transporte por outros meios).
Vc querendo, brigando ou reclamando. O taxi nunca mais será como antes.
Obs: Odeio explicar a piada mas .. Angélica não anda nem de taxi nem de Uber. Ela anda de motorista desde que dizia andar de taxi.
São graças aos nossos "direitos" trabalhistas que temos tantos desempregados.
Aí vc vê a diferença, vários motoristas já estão de olho em poder ganhar mais trabalhando menos, pensando apenas na vantagem provisória, aí o serviço acaba e vão ficar desempregados de novo.
Nos EUA se vê várias vídeos do pessoal que vai pra lá com visto de turista, trabalha 12 horas por dia e não quer nem saber de direito trabalhista.
Típico brasileiro preguiçoso que quer levar uma vantagem trabalhando menos. Aí lá na frente a plataforma acaba, tá desempregado de novo. Oh raça, brasileiro nos EUA trabalha até 12 horas por dia e tá feliz da vida.
A lógica só se cabe quando é conveniente.
Brasil não tem esperança, tem que tacar fogo e começar novamente... o cara teve a chance de ganhar dinheiro de forma honesta, e faz isso com a empresa que DEU a oportunidade a ele, tem que se f.der mesmo.
E cobrar performance
Tomara que as empresas de caronas deixem o país e larguem essas pessoas sem trabalho...
Depois essa galera vá pedir emprego para os juízes que condenaram as empresas...
Tá fazendo o que aqui??
Os maiores responsáveis pelo Brasil ser esse esgoto são os urubus togados, são verdadeiros vermes.
Trabalha quem quer,meu caro!!Mas os direitos trabalhistas vai pagar😉
Não estou me atacando!!Estou atacando as mulas aqui😂😂😂😂 Angélica só vai de táxi,urb pode ser estuprada!!
Mas logo vai voltar a pegar Táxi 😉
Pagar o que meu bacano? Eu trabalho em outra área, e uso o Uber esporadicamente.
Quando não existia, preferia ir a pé do que pegar táxi.
Btw, mais um prego no caixão dos taxistas, prego esse cedido por você, que só está queimando ainda mais a classe.
Parabéns.
Farei se acontecer. Só não vou de táxipq é muito ruim. Acho que nem a Angélica vai mais.
Obs: vc sabe que ta atacando a si mesmo né?
Eu quero,alias , vários motoristas querem
Conte-me mais sobre sua vida de Hipócrita😂
Um ilegal aqui😂😂
Urb não é franquia!! Vc já pediu lanche para o motorista???
Valores que o motorista não pode exigir!!! Resumo: Tá na mão da uber
Taxista tem alvará!!! Aliás!! Até vc quer viver na sombra e água fresca!!Larga de ser Hipócrita
Vai lá no Uber pedir X salada😂😂😂 Franquia é uma coisa, serviços clandestino como o uber é outra
Uber não é franquia!!Uber quer ser malandro,e não pagar os direitos!!! Franquia vc tem apoio,assina contratos!!Urb não faz isso!! Só escravidão
Eles já os possuem, e até demais.
Único caminho,igual sindicato!!!Mau nescessário 😉
Sim!!!Vc pode ser desligado a qualquer momento!!!! Só o uruber fica com o filé,tá certo a desembargadora
Mas os preços quem dá e o urbana,quem fica com dinheiro TB... Tem que pagar os direitos!!!Se for falar em direitos,quem tem é o Taxista!!!Ele tem alvará de funcionamento
Então vaza!!!Livre mercado meu caro
Pois é, deveriam exigir todos os benefícios de funcionários pupúblic municipais.
Boa tentativa de não pagar os direitos,vai pagar agora,chora menos
Urb leva vantagem e vc não diz nada😂😂😂
Negativo,urb contrata e não registra,tá aí a prova em segunda estância
Parque meu FGTS, fica triste não 😂😂😂
Sem sacanagem esse negócio de Justiça do Trabalho deveria acabar, não estou dizendo que o empregado não tenha direito de exigir seus direitos, o que eu acho escroto, e que todos ao entrarem assinam, concordam com os termos, e na hora que sai e bota na justiça nada tem valor. Que segurança jurídica é essa que as empresas terao para crescer, no guem tem seguranca. Eu sou um pequeno empresarem, tenho 8 funcionários de carteira assinada nunca fui ajuizado, mas sei como todo empresário sabe que quando o ex empregado bota na justiça, e quase certo que ele ganhe. Isso precisa mudar, justiça do trabalho não passa de uma forma de extorsão. Os contratos assinados entre empregador e empregado deveriam ter valor mas a justiça do trabalho só serve pra arrebentar com as empresas
Mimimimi,pague meu FGTS 😂😂😂
Por isso q esse país não vai pra frente. Se for assim os taxistas tb tem direito a férias, 13º, fgts e por aí vai.
Hahahahahahaha tipo isso.
Mimimimi!!!Ate nós EUA já limitou e obrigou a pagar salário (Nova York)..O cara tem todo direito de por no pau..
Não existe subordinacao. Trabalha quem quer, quem não quer faz outra coisa.
Ex taxista querendo ganhar dinheiro fácil
Como é que um cara que trabalha onde e quando quer acha que tem emprego?
É por esse motivo que empresas ficam com o pé atrás quando vem pro brasil, um bando de gente que se acha esperta e quer levar vantagem em tudo.
A uber deveria exigir MEI pra eles. Assim para com a palhaçada.
Sai daí, taxista!
Quem contrata o Uber é o motorista, e não o contrário.
Vários outros paisepno mundo aconteceu isso, incluaive nos EUA.
Ele só fala de subordinação, tô achando mesmo que foi ele kkk
Esse final disse tudo.
Que ser humano peculiar você hem. Só trabalha se obtiver vantagem sobre os outros.
Não sei não, semana passada perguntei para dois motoristas sobre isso, ambos disseram que ainda é rentável. Um deles inclusive veio me buscar de Honda Civic, até questionei ele sobre o tipo de carro dele não ser o "ideal" para o trabalho, ele disse que sim diminui um pouco o lucro, mas dá pra fazer.
Depende da franquia e depende da região. Um McDonand's não vai cobrar o mesmo valor para o Big Mac em SP e no RJ, pois há outros fatores além do imposto final ao consumidor. Também podem haver diferenças em regiões de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. E isso se dá justamente por causa de fatores como distância e renda média da região. Um restaurante em Santa Cruz no Rio de Janeiro está distante 60km de outro da mesma franquia no Centro. Mas o mais comum é que todos os restaurantes de uma franquia X tenham o mesmo preço numa região. Imagina o problema se um Subway em Copacabana pudesse cobrar preço diferente de outro Subway distante 3 quadras. Isso não é nada bom pra franquia.
136 coments, todos em matérias sobre Uber, descendo a lenha.
Boa tentativa taxista.
O uber gerou emprego para tanta gente e agora querem considerar os motoristas empregados!!!
Muito louco isso!!
Eu não duvido nada que essas "causas" partam de pessoas ligadas à sindicatos e associações de taxistas ou assemelhados. Já que eles não conseguiram deter o UBER, fazem de tudo pra atrapalhar a vida da empresa por aqui. Só que eles se esquecem que a maioria do público do UBER e concorrentes nunca usou transporte individual antes, foi uma nova leva de pessoas que passaram a usufruir por esse tipo de serviço. Claro que teve gente que trocou o táxi pelo UBER, enfim.
E ao mesmo tempo que quero que o UBER saia do Brasil eu fico pensando nos milhares de pessoas que vão perder renda com essa decisão. Só que a empresa acaba ficando refém de um judiciário decadente e decrépito que vive no século passado.
Daí surgem as dúvidas: se o UBER cede a esse tipo de chantagem (porque não sei de nome mais adequado), quem não garante que vai ser uma enxurrada de ações parecidas na justiça? Se o UBER resolve lutar na justiça, quanto de prejuízo ela vai ter? Enfim, em ambos cenários a empresa perde financeiramente. É, definitivamente o BraZil não é para amadores.
De jeito nenhum!!! Que os brasileiros de bosta possam continuar andando de uber!!
Não sei se existe lá. Mas aqui fez sucesso pelo serviço porco dos táxis.
Talvez lá táxi funcione e não seja a vista daqui e lá não tenha feito sucesso.
Mas a sociedade brasileira é evoluída!!! Pois tem uber... Agora imagina a situação dos pobres dinamarqueses q não tem uber!! Esses sim não são evoluídos!!! Kkkkkkk
Encarecendo por causa dos direitos, o povo foge e vc não trabalha.
É nessas horas que eu tenho vergonha do país que moro (não me referindo ao seu comentário e sim à notícia).
Em relação ao valor final do produto, isso sofre alteração sim de franquia para franquia. Não sei dizer como o processo funciona, se existe limite a ser cobrado, ou algo do tipo, mas que o preço é diferente é sim.
Na realidade vestimenta e conduta entrariam na questão de franquia. Vamos dar um exemplo de uma franqueada do Mc Donald's: ela é obrigada a utilizar padronização visual, logotipo, padronização de decoração, uniformes, atendimento padronizado. No Uber, entra como praticamente se fosse uma "franquia de uma pessoa só" (agradeço à quem fez a correta analogia ajudando a me expressar melhor, observei a analogia nos comentários e adotei para meus argumentos)
Eu não conhecia o sistema tão bem para comentar, agora posso reafirmar minha opinião mais ainda!
Exige calça comprida e camisa, mas ele quer dirigir de calção de banho e camiseta rasgada. Exige educação, mas ele quer fumar dentro do carro, cuspir pela janela e xingar todo mundo no trânsito. Então a empresa faz muitas exigências de vestimenta e conduta.
Você é motorista uber?
Que vestimenta que a Uber exige?
Que conduta ela exige? Ser educado e civilizado?
O país que faz de tudo pra gerar desemprego. Justiça legislando, congresso inerte, perseguição ao cristianismo, mídia que mente, difamada e manipula descaradamente, violência total, bandidos bem remunerados e trabalhadores mal remunerados, minorias que possuem mais direitos do que a maioria, ditadura de esquerda globalista, ordem e regresso!
Isso não é subordinação. Isso são normas de conduta. Sobre o preço, chama-se tabelamento. Todos que se prestam a UTILIZAR o serviço o sabem antecipadamente. Se não gosta, opte pelo concorrente. Ou pague a diária do proprietário da autonomia do táxi e vá ser auxiliar. Ajude a aumentar a disponibilidade de motoristas no WillGo, Cabify, Televo ou EasyGo. Isso é livre mercado.
Pelo menos tem educação e saúde de graça
Mania do povo de achar que manter um app/serviço funcionando, com suporte a uma centena de dispositivos, disponível 24h por dia, não custa nada. Sou desenvolvedor e essa visão é muito comum ainda hoje.
E as milhares de pessoas que trabalham no Uber? Seriam pagas como?
Aí os amiguinhos do Uber iriam se unir, criar uma cooperativa para ninguém cobrar mais que o amiguinho, e aí... Ops, onde já vi essa história??
Cara, você tem franquia? Sabe como funciona? Se não sabe, não opina. Todo franqueado paga para entrar na franquia. Depois é obrigado a seguir padrões e normas da franquia. Não pode adquirir produtos fora da cadeia de suprimentos determinados pela franquia. Não pode escolher o preço final ao consumidor. E ainda paga uma taxa mensal, que é um percentual de seu faturamento, para manter a franquia.
Não existe subordinação. Existem regulamentos para que haja o bom tratamento do cliente, que é o passageiro, caso contrário vira zona como tuctuc indiano. Mas o motorista não é obrigado a cumprir carga horária.
Em sociedades evoluídas (e a brasileira não é um delas), comprovada a prática, as empresas podem ser processadas e punidas por cartel. E nesses países não existe tribunal do trabalho.
É o mesmo tipo de subordinação que todo franqueado tem. Se um monte de clientes começarem a fazer reclamações de uma loja franqueada, o proprietário corre o risco de ser excluído da franquia.
Quando a empresa sair do Brasil, quero ver os burocratas arrumarem outra fonte de renda pros motoristas. Estado maldito, por ele ainda dependeríamos dos taxistas mafiosos que prestam o serviço no preço e qualidade que querem. Não me espanto muitas empresas fecharem aqui e mudarem pro Paraguai, isso aqui é um inferno para quem quer empreender de maneira honesta.
Brasil sendo Brasil....quero um emprego assim - trabalho a hora q quero, no tempo q quero. E ainda tenho direito trabalhista.
Livre concorrência em que o preço varia de acordo com o motorista. Uns vão cobrar R$10/km e outros vão cobrar R$5/km. Ótimo sistema para se adaptar a zona que é o país.
Por essa lógica todos os taxistas são funcionários públicos e deveriam ter férias e 13º, visto que são taxados no ISS e o preço da tarifa é fixado pela cidade.
Preço quem deveria era o motorista,livre mercado,meu caro
Existe TB das contas fales para trabalhar no urb
Entraria lindo,se tu não gosta de direitos, problema teu,eu gosto
Pagando os direitos 😉 Eu trabalho
Subordinação total meu caro
Vc é ilegal 😂😂😂
Mas o franqueado paga um valor X,já o urb retém os valores e paga como quer,E no subway tem valores diferentes,como no MC Donald's TB... Geralmente é até mais caro comer em bairros luxuosos
Tipo ser escravo de taxistas, donos dos carros e dos pontos.....Este Welber quer viver de bolsas e assistencialismos, trabalhar que é bom, não quer.
Vestimenta, conduta e o preço que o uber exige!!!
E agora tem que pagar os direitos trabalhistas, já deixou de ser escravo,tá vendo 😂😂😂
Por isto o brasileiro tem que viver de bolsa esmola.
O motorista do Uber pode rejeitar as corridas que ele quiser e quantas vezes ele quiser ou não?
Serviço escravo?? É sério isso? O motorista pode usar trabalhar a hora que ele quiser, pode usar outras plataformas, pode não usar plataforma (aplicativo) nenhuma. A única coisa que o Uber faz é estabelecer um preço fixo.
Que subordinação?
Nem os burocratas conseguem defender uma decisão dessas. Surreal.
pensei exatamente a mesma coisa.
Um franqueado do Subway pode escolher o preço do lanche? Pode escolher os fornecedores? Pode criar sanduíches novos sem a autorização do franqueador?
Achei vc, é taxista!
Conte-me mais sobre sua experiência... insubordinado!
Ninguém é obrigado a trabalhar de Uber. Trabalha quem quer e precisa.
O resto é apenas chororô de desocupado acomodado que não se prest
Estou começando a achar que foi vc quem entrou na justiça contra a Uber
Agora vai dizer que não existe fraude nos táxis no brasil?
Mais fácil o urb pagar a propina
E tu acha que os preços deveriam ser decididos pelo motorista, igual os taxistas falcatruas que rodam com o taxímetro desligado?
Sem nenhuma previsão para o cliente de quanto vai custar a corrida na hora de pedir?
Ganhos, vestimenta, preço que o aplicativo aplica e subordinação
Mas quem vai querer isso? Nem os aproveitadores que agem de má fé vão aceitar.
Fale-me mais sobre essa subordinação? quantos dias por semana tu trabalha? quantas horas? tá proibido de fazer hora extra?
Registrando,pode exigir tudo
Lucra agora 1000 e uma jujuba😂😂😂
Já pensou se essa moda pega? Vendedores processando a Hinode, Influenciadores Digitais processando o PT...
Eu como cliente fugiria da plataforma se não tivesse uma regulação de preço e deixasse na mão dos ex taxistas decidirem.
Alias, uber fez sucesso pelas falcatruas que os taxistas faziam, como cobrar valores muito maiores do que o valor do taxímetro daria se estivesse ligado.
Até parece que essa juíza andou recebendo umas maletas de dinheiro de algum grupo de taxistas.
Mas os valores e o motorista que pré determina??Claro que nao, subordinação
Canalhas é quem usa serviço escravo
Mas a subordinação
Você não compreendeu a sugestão da desembargadora. Por "deixar o preço livre" ela quis dizer que quem deveria escolher o preço da corrida é quem presta o serviço da corrida, no caso, o motorista, e como parceiro, o Uber tiraria uma participação desse valor escolhido.
Se pé nem cabeça, motorista faz o seu horário
Isso iria prejudicar os clientes com regras de preços pouco claras e afastarias eles da plataforma.
BRASIL ta um lixo só, deveriam tomar vergonha na cara, cambada de .....
O uber deveria começar a exigir horário dos seus funcionários, com demissão por justa causa caso não cumpram, e limitar as "horas extras'.
Não sei exatamente como foi o caso, isso é importante. Mas se for como é nos moldes da divulgação do Uber, onde o motorista trabalha onde e quando quiser, esse reconhecimento é uma aberração jurídica, principalmente porque falta um requisito essencial para reconhecer a relação de emprego, é a subordinação.
Não há subordinação justamente porque o motorista trabalha quando quer. Não há exigência de horários por parte do Uber nem nada do tipo. Inclusive, o motorista pode sair do app a qualquer tempo, sem dar nem cumprir aviso.
Agora, se não for nesses termos, pode ser que exista a relação de emprego. Por exemplo, teve um caso onde o Uber exigia que o motorista trabalhasse em determinados horários. Aí se enquadra a relação de emprego
Eu concordo também com esse trecho, mas ela não pode ignorar todo o resto. O motorista pode trabalhar somente um dia do mês se ele quiser, pode usar outra plataforma se achar vantajoso, não tem meta, não tem horas minimas a serem trabalhadas, etc.
O motorista pode trabalhar uma vez no mês se ele quiser. Essa decisão não faz o menor sentido.
A monetização a empresa faz como quer, tu não é obrigado a concordar, podes ir para o cabify, virar taxi ou ir para qualquer outra empresa
Não sei hoje, mas no início era fácil o motorista lucrar de 4 a 6 mil por mês.
Parabéns Justiça do Trabalho, o Uber jamais vai pagar férias e FGTS pros motoristas, ou seja, a empresa vai deixar o Brasil, levando junto a fonte de renda de muitos motoristas e suas famílias. Nessas horas que me vem a mente o ditado "muito ajuda quem não atrapalha".
É bom que o uber saia de vez do Brasil e nós, brasileiros de bosta, fiquemos só com os taxistas canalhas de novo. É o que merecemos mesmo.
Por que?
Acredito que é para evitar abusos por parte dos empregadores. Imagine a seguinte situação: As principais empresas de domesticas entram em um acordo e decidem que só vão pagar metade do que pagam agora para todos os funcionários deles. Claro, a Maioria não vai concordar com isso, mas qual seria a alternativa deles? Protestar? Não ir trabalhar e correr o risco de perder o emprego? Já é uma classe que não ganha muito, tem pouca instrução, se não tiver alguém para garantir o básico, elas vão ser exploradas. Aliás, hoje elas já são exploradas.
Enfim, acho que cada caso é um caso, eu mesmo já me encontrei na mesma situação que você, me ofereci para empresa para virar PJ, para não pagar INSS/FGTS e etc...Mas não rolou. E tenho que concordar, o CTL atrapalha mais que ajuda em certas situações, só realmente ajuda a situação do Governo e de alguns sindicalistas.
O Uber, da forma que está, é insustentável. Só faz Uber quem não tem outra opção. Um emprego de salário mínimo mas com carteira assinada é mais vantajoso que fazer Uber.
O que o Brasil gasta para manter os tribunais do trabalho seria suficiente para pagar todas as causas trabalhistas do país!
Pensando por esse lado faz sentido.
Vínculo empregatício que vc trabalha o dia, a hora e o tempo que quiser? 🤔🤔
E como na franquia, é ele quem escolhe entrar no negócio. É absurdo que alguém aceite assinar um termo e tudo isso seja desconsiderado na justiça porque existem leis de "proteção ao trabalhador".
Na verdade, segundo sua analogia, os "meios de produção" são os carros, que são dos motoristas. Se fosse o uber que fornecesse os carros, até entenderia a analogia como correta.
O Uber é quase como uma franquia: o motorista ganha o direito de ser um franqueado mas precisa pagar 20% dos lucros brutos, por exemplo.
As leis são absurdas e a CLT só está aí pra atrapalhar a vida do empreendedor. Toda serviço remunerado é uma troca entre algo que você sabe fazer e o dinheiro que alguém pode te pagar pra fazer isso. É um absurdo que nossa lei não permita arranjos. Eu era CLT e precisava juntar dinheiro rapidamente. Tentei conversar com a empresa para deixar de ser carteira assinada e receber o valor integral, sem "direitos". Me negaram, obviamente, porque a lei não permite e eu ainda poderia pô-los na justiça depois. Se o funcionário quer e a empresa quer, que porcaria de lei poderia se interpor entre essas vontades?
Ótimo, supondo que o Uber permitisse que 100% da corrida ficasse com o motorista, de onde sairia o dinheiro para sustentar os servidores em número suficiente para o mundo. Ainda temos outras despesas da empresa. Lembrando que o motorista faz seu horário, tira férias quando quer. Então não parece fazer lógica nenhuma o motorista pedir férias e 13o. Lembrando que apesar do vínculo, não há como o motorista comprovar adequadamente seu trabalho.
Então Mc'Donalds não deveria cobrar dos funcionários deles já que é uma situação parecida? O MC fornece os meios e os "colaboradores" recebem pelas horas trabalhadas.
O problema, eu acho, não é com ela e sim com lei.
A lógica é a mesma de todo tribunal do trabalho de primeira instância, a empresa já entra perdendo, até coisas absurdas como "inversão do ônus da prova" existe na justiça do trabalho, então é isso.
Não admira que as empresas que podem estejam fugindo do Brasil, e as que não podem, estejam fechando as portas.
"A desembargadora entende que, com pagamentos de 75% a 80% do valor da corrida ao motorista, a relação não pode ser considerada uma parceria. Segundo ela, se fosse somente uma plataforma, o Uber deixaria o preço da corrida livre e retiraria somente a sua participação."
Não gosto do modelo CLT por alguns motivos que não veem ao caso, mas tenho que concordar com essa trecho, porque se ela fizesse isso seria mais como ML. A Monetização dela deveria ser feita de outra forma, como por exemplo facilitar mais corridas (igual como o ML faz melhorando a posição nas buscas). Se isso iria funcionar ou não já outra história.
Na verdade é o motorista quem contrata o Uber. O uber tem clientes, o motorista tem um carro. Ele contrata o serviço quando aceita os termos e clientes são direcionados a ele. Qual a lógica dessa desembargadora???
Fecha tudo, some desse país e deixa o povo se virando com a categoria que atende quem quer, quando quer e cobrando o que acha que deve
Thats why we cant have nice things