Início » Internet » Yahoo Mail é mais invasivo que Gmail ao analisar suas mensagens

Yahoo Mail é mais invasivo que Gmail ao analisar suas mensagens

Yahoo Mail analisa recibos enviados por e-mail para descobrir quais produtos seus usuários compraram

Felipe Ventura Por

O Yahoo Mail pode estar indo longe demais ao analisar seus e-mails — até mais que o Gmail. Funcionários da empresa podem ler suas mensagens, de acordo com a política de privacidade; e a coleta de dados é tão grande que a Amazon decidiu reagir.

Yahoo

Segundo o Wall Street Journal, o Yahoo Mail analisa recibos de empresas de e-commerce para descobrir quais produtos seus usuários compraram. Um terço deles são clientes ativos da Amazon.

O Yahoo deixava isso claro em apresentações para anunciantes. A Amazon ficou sabendo e, em 2015, parou de enviar recibos detalhados por e-mail, porque não queria que outras empresas reunissem esses dados para uso próprio.

Essa prática não acabou. Na verdade, o Yahoo Mail analisa recibos de compra para provar que uma campanha publicitária convenceu seus usuários a adquirir determinado produto.

Yahoo usa seus interesses para anúncios em outros sites

O Yahoo foi combinado com a AOL após sua aquisição pela operadora americana Verizon; elas formam uma nova empresa chamada Oath.

A Oath analisa mensagens do Yahoo Mail e AOL Mail para criar perfis de interesse dos usuários. Por exemplo, quem recebe muitos e-mails sobre dirigir para o Uber é classificado como “funcionário autônomo”. Quem comprou muitas passagens de avião no último ano é rotulado como “viajante frequente”. Quem recebe confirmações de corretagem online é marcado como “investidor”.

Esse perfil de interesse é usado pela Oath para segmentar anúncios vistos em toda a web. Isso vai além do que o Google fazia até o ano passado: a empresa diz que analisava e-mails para direcionar anúncios apenas dentro do Gmail, não na web em geral.

Yahoo Mail escaneia mensagens mesmo se você pagar

No ano passado, o Google anunciou que o Gmail para consumidores “não será usado nem escaneado para personalização de anúncios”. As propagandas são direcionadas usando outros sinais, como seu histórico de buscas e de navegação.

No Yahoo Mail, suas mensagens são escaneadas mesmo que você pague pela versão sem anúncios — é preciso desativar isso manualmente nas configurações. (O Gmail diz que nunca analisou e-mails de usuários pagos.)

E uma nova política de privacidade, que entrou em vigor em abril, permite que funcionários leiam seus e-mails: “podemos analisar manualmente certas comunicações comerciais”. (O Google se envolveu em uma polêmica semelhante, por permitir que seu e-mail seja lido por humanos em serviços de terceiros.)

Você já deletou sua conta do Yahoo? A empresa sofreu um ataque em 2013 que afetou mais de 3 bilhões de contas, e demorou anos para confirmar isso. Ela também criou ferramentas para a NSA espionar mensagens do Yahoo Mail.

Com informações: Wall Street Journal.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce

Quem ainda usa esse queijo suíço? Aka casa da mãe Joana / farra do boi

Lisa Su ✪

Quem usa email yahoo?

DeadPull

Usuário cabeça dura tem mais que se... Você sabe.

Jeffrey Sinclair | ᴳᶤᶻᴾʳᵉᵐᶤᵘᵐ

Conheço um usuário que mantém o email lá e não troca. O pior que esse é o único email que ele utiliza onde concentra todas as informações. A gente avisa, avisa, avisa...mas ele não troca.

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Eu tinha yahoo mail e usava muito o messenger.

Há pelo menos uns 15 anos atrás. :D

Stella

verdade kkkkkkkkkkkk

DeadPull

Alguém ainda usa essa bagaça? Por mim, e eu acredito que pra quase todo mundo, pode ser descontinuado, que não fará a menor falta.

Keaton

Ei povo, é nessa hora que devemos fingir surpresa?

Matheus Dias

Só aguardando o Flickr (comprado pela SmugMug) remover o Yahoo pra ficar livre "disso".

John Smith

Alguém ainda usa essa porcaria?

Era um e-mail terciário que eu tinha já inutilizado e mantinha por... sei lá.
Quando começou aquela onda de vazamentos, importei tudo pro Gmail e deletei essa bosta.

Yahoo morreu já faz tempos.

Fernando Henrique Soares

Já ia dar a mesma sugestão! Uso Tutanota, e foi a melhor opção para mim.

Ele pode não ter a interface mais rápida, mas ela é bonita, moderna e intuitiva.

Will

Como assim sites de entretenimento adulto são menos importantes?

Alisson Santos

Eu ainda tenho o e-mail do Yahoo, mas só uso para fazer cadastros menos importantes, como em sites de entretenimento adulto.

Capitão Caverna

nossa,. chegou o raquér!!!!!111

Capitão Caverna

esse tutanota, além de ter um nome bem feio, ainda tem um app que parou em 2011.

Exibir mais comentários