Depois de vários adiamentos, placas veiculares no padrão Mercosul finalmente começaram a ser adotadas no Brasil, começando pelo Rio de Janeiro: o Detran-RJ informou que o novo modelo de placa poderá ser solicitado a partir desta terça-feira (11). Ele traz nova identidade visual, QR Code e chip.
Nesta fase inicial, a troca não é obrigatória. A nova placa está sendo disponibilizada para veículos novos e que, portanto, estão recebendo o primeiro emplacamento. Veículos já em circulação poderão receber o novo modelo se passarem por algum procedimento que envolva outro emplacamento, como troca por dano e transferência de estado.
Também é possível aderir ao novo padrão voluntariamente. No Rio de Janeiro, o custo do novo modelo é de R$ 219,35. De acordo com o Detran-RJ, é o mesmo valor que estava sendo praticado com o modelo de placa anterior.
O que muda com a placa padrão Mercosul?
A ideia é fazer as placas veiculares seguirem um padrão único nos países que integram o Mercosul. Argentina e Uruguai, por exemplo, emitem as novas placas desde 2016 e 2015, respectivamente. Além de facilitar os trabalhos de fiscalização por conta da padronização, o novo modelo traz recursos para combater fraudes.
No visual, a nova placa vem com fundo branco e uma faixa azul na parte superior com o nome Brasil ao centro e a bandeira do país à direita. A identificação do Mercosul aparece na ponta esquerda da mesma faixa.
Logo abaixo, na área de fundo branco, a sequência de identificação aparece com um novo padrão: sai o esquema com três letras e quatro números (AAA-1111), entra um formato com quatro letras e três números (AAA1A11) — o último caractere vai ser um número para não prejudicar programas de rodízio municipal. À direita dessa área ficam a bandeira do estado e o brasão do município.
Para veículos particulares, a moldura e os caracteres serão pretos. Mas a cor muda conforme o tipo de veículo. Aqueles destinados a fins comerciais — como táxis e ônibus — terão moldura e caracteres em vermelho, veículos diplomáticos seguirão a cor laranja, carros oficiais receberão cor azul e assim por diante.
Entre os itens de segurança estão a pintura difrativa dos caracteres principais, marcas d’água e um QR Code no lado esquerdo, acima dos dizeres ‘BR’. O QR Code contém um número de série que ajudará em ações de fiscalização e no combate à clonagem ou adulteração de placas.
Outro recurso de segurança é um chip que armazena dados do veículo para leitura rápida pelas autoridades. Por poder transmitir dados por radiofrequência, eventualmente, o chip poderá ser usado para cobrança automática em pedágios e estacionamentos.
Por conta dos recursos de segurança, o novo modelo não precisa de lacres.
Os tamanhos das novas placas não mudam: elas continuarão tendo 40×13 cm ou, no caso de motos, 20×17 cm.
Placas para motos
Nova placa no restante do Brasil
Não há informações sobre quando a placa Mercosul será adotada pelos demais estados, mas a regulamentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determina que todo o país deverá ter aderido ao novo padrão até 1º de dezembro de 2018 — isso se não houver mais adiamentos, é claro.
É válido ressaltar que a nova placa só é obrigatória para novos veículos ou para procedimentos que envolvam reemplacamento. Se a previsão for mantida, o padrão Mercosul só será exigido para todos os veículos no Brasil a partir de 2024.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
isso é um imposto disfarçado !!!!!!!!!!! e outra placa sem a cidade isso é ridículo e perigoso se tu ve um carro com placa que não é da tua cidade tem algo errado , suspeito muitas vezes
Já que a placa nova não a necessidade da lacração então podemos receber em casa e nós mesmo colicar, e está podemos atualizar os dados do novo veículo quando trocarmos e ficar com a mesma placa.
E isto que vejo para este modelo.
Jogue na centena, rsrsrs...
Esses fdp ficam mudando essa porra toda hora pra fuder nosso bolso. cambada de cornos
Porque não é mais importante
Aí na sua cidade não tem alguns peões rodeando o Detran oferecendo repintura de placa pra passar na vistoria? Por aqui, em algumas unidades, eles pintam as letras de volta (não sei que tinta que eles usam) pra reforçar as letras antes de entrar no pátio da vistoria. Se for ainda daquela placa com padrão antigo do antigo (entenda como as de fundo cinza (particular) não refletivas), ainda dá pra fazer essa gambiarra, e normalmente o Detran deixa passar, já que você não está rompendo nenhum lacre e nem tentando mudar a sequência. Daí mantém a placa até quando for trocar pelo novo padrão.
Bom primeiramente boa noite. Dizem q o tamanho n mudou da placa, hj fui fazer a transferência do meu carro tive q pagar o duda da placa nova blz, só q a placa n cabe em meu carro. Sendo q o Detran n me deu uma opção para colocação da placa, hj me encontro com meu carro irregular pois venceu a vistoria anual e se eu for parado em um blitz ainda corro o risco de perder meu veículo q lutei tanto para comprar. Por incompetência do Estado e do Detran q n dá uma solução.
Minas Gerais estava acabando com o estoque restante, com suas locadoras de veículos.
O estado de Minas Gerais.
Você só troca se quiser ué
sim, mas num tamanho que nem dá para ler
Não vai, não. Ali vai ficar o nome do país.
O Brasil escrito em cima vai ser trocado pelo nome do municipio de registro do veículo.
O mercosul e seus líderes sempre acha uma forma de tirar a grana do povo kkk.
Mas mantiveram...
Hum, é mesmo!?
Obrigado, mas eu já sei, quem não sabe é o cara que perguntou. haha
Esse formato me parece ter sido feito para leitura de placas por sistema de segurança, parece ser mais fácil de pegar do que a placa cinza.
Um salve para o panoptismo!
Tu é burro para carajjo.
Negócio é ver quem vai pegar placas como HEM4P20 rs
Ficou mto bom, só poderiam ter mantido o nome das cidades.
O novo padrão permite quase o triplo de combinações (quase 460 milhões versus quase 180 milhões, ou seja, 2,6x mais)... Logo acomoda com folga todos os veículos brasileiros e de todo o resto do Mercosul
Apenas mais uma forma do governo arrancar dinheiro do povo.
Tem BRASIL na parte de cima, bandeira do Brasil ao lado e mais um BR à esquerda do primeiro caractere do número da placa... Precisava mesmo desse BR?...
Seria tão bom se tivesse alguma forma de bloquear automaticamente comentários de pessoas que não leram a noticia... Cara só lê o título e vem falar merda.
Mas o padrão Mercosul foi definido pelo Brasil (e demais membros do Mercosul), logo isso não responde nada, o que reponde é o que já falaram acima.
Claro, porque as combinações para novas placas tão acabando e pra integrar melhor o mercosul precisa de padrões em comum, mas o "mestre de hiato" disse que não tem necessidade, então deixa os carros sem placa mesmo.
Opa, mais dinheiro para desembolsarmos e pagar pro governo. Aproveitem e façam um padrão mercosul de tomadas de 5 pinos.
Oooo eu vi o q vc fez ae huehuehuehu
https://uploads.disquscdn.c...
FOD-4S33 ( auhauhauahaha )
7/10.
kkkkk e essa mosca aí!
BOL-F4IL
sim, mas só em 2024
Recentemente tive que mudar as placas do meu carro, paguei 105 reais, agora terei que pagar 219 por essas placas?
LUL-2030
FHA-DD4D
CIR-0E12
LUL-4E13
Mosca chata kkkkk
Não gostei dessa coisa de apenas 3 números, e o jogo do bicho como fica?
oi
Eu preciso trocar a minha que está ficando desgastada, porém já fiz o licenciamento deste ano. Se eu fosse trocar agora, mudaria o número da placa por causa do novo padrão. Será que ele me dariam um novo documento sem ter que pagar por isso? Pois trocando pelo modelo antigo não precisaria de novo documento, pelo que sei.
Sem necessidade nenhum dessa porcaria, só fazer grana em cima dos outros.
Também queria igual nos USA.
porque com essa mudança aumenta o numero de combinações possíveis, o limite atual está longe de esgotar, porém como a intenção é padronizar no Mercosul as combinações da Argentina já estavam perto do limite
Com a unificação ou se mudava o padrão ou se aumentava o numero de caracteres, para acomodar todos os carros, mudar o padrão parece melhor.
Está dizendo no texto, para se adequar ao padrão Mercosul
Limite
As de Londres são as melhores ;)
Só queria saber por que não continuar com o formato de três letras e quatro números. É bem mais organizado que essa mistura do formato atual...
A placa é até bonitinha, mas queria poder personalizar como fazem nos Eua.
6,5/10
Finalmente, depois de 2 adiamentos... Vamos ver como vai ser. A unica reclamacao e a placa de colecionador, q devia continuar preta, mas provavelmente isso é por causa de algum padrão especifico.
Eu diria algo tipo a da California, q é mais ou menos parecida com essa, mas preta:
tipo aki: http://sfcitizen.com/blog/w...
Oh, um kra chamado Cazalbe passou aki e deixou um contrato hueuheuhe