O que aconteceu com o AirPower, base de carregamento wireless da Apple

Apple AirPower teve problemas de superaquecimento; ele seria capaz de carregar iPhone, Apple Watch e AirPods ao mesmo tempo

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple AirPower (Imagem: divulgação/Apple)

A Apple anunciou um carregador wireless bem ambicioso no ano passado. O AirPower seria capaz de carregar um iPhone, um Apple Watch e os AirPods ao mesmo tempo — algo que nem é suportado pelo padrão Qi. No entanto, várias fontes dizem que a empresa teve problemas técnicos, e que esse produto está praticamente cancelado.

John Gruber, do Daring Fireball, escreve que o AirPower tem muitas bobinas e isso esquenta demais o dispositivo. Engenheiros diziam que esse design nunca poderia funcionar, por questões técnicas, e agora eles “têm aquele olhar de ‘eu avisei’ no rosto”.

AirPower tem até 24 bobinas para carregamento wireless

Os carregadores wireless usam um princípio descoberto por Nikola Tesla no século XIX: transmitir eletricidade através do ar criando um campo magnético entre dois circuitos — um transmissor e um receptor.

A base de carregamento tem uma bobina de cobre que cria um campo eletromagnético. Por sua vez, o celular tem uma antena receptora que vibra na mesma frequência, criando uma corrente elétrica e carregando a bateria.

Sonny Dickson diz que o AirPower tem entre 21 e 24 bobinas de vários tamanhos para carregar três produtos ao mesmo tempo (iPhone, Apple Watch e AirPods). Por isso, o dispositivo produz muito calor, o que afeta o processo de carregamento. Além disso, as bobinas são divididas em três grupos num espaço muito pequeno, causando bastante interferência entre uma e outra.

O AirPower roda uma versão simplificada do iOS para gerenciar o carregamento de cada dispositivo. A ideia é que, se você colocar um iPhone na base, ele poderá informar a porcentagem da bateria do Apple Watch ou AirPods. No entanto, os engenheiros da Apple tiveram problemas de hardware e software com essa comunicação.

Site da Apple remove referências ao AirPower

A Apple planejava lançar o AirPower em 2018, e até cogitou remover a porta Lightning do iPhone X: ele dependeria apenas do carregamento wireless.

No entanto, quase todas as referências ao AirPower foram removidas do site oficial da Apple. Sobrou apenas uma imagem na página sobre os AirPods, sem mencionar o nome, dizendo: “Estojo de recarga sem fio (ainda não está disponível)”.

E agora? Sonny Dickson diz que o conceito do AirPower e a marca registrada provavelmente serão aplicados em um produto totalmente novo. Gruber acredita que a Apple “resolveu desistir e simplesmente não quer dizer isso”.

A Apple passou a adotar o carregamento sem fio no iPhone X, 8 e 8 Plus. Os novos iPhones XS, XS Plus e XR também têm suporte.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados