Início » Celular » As novidades da Samsung para o Android 9 Pie no Galaxy S9+

As novidades da Samsung para o Android 9 Pie no Galaxy S9+

Samsung Galaxy S9+ com Android 9 Pie inclui modo escuro, novo visual para alternar entre apps, e opção de ocultar barra inferior

Felipe Ventura Por

A Samsung vai atualizar o Galaxy S9+ para o Android 9 Pie, e está adaptando o sistema do Google para incluir sua interface personalizada. O XDA Developers obteve acesso a uma versão inicial da Samsung Experience 10 para o celular: ela inclui um modo escuro, um novo visual para alternar entre apps, e a opção de ocultar o botão Home.

Você vai notar que a interface adotou alguns elementos do novo Material Design. Isso inclui botões redondos nos ajustes rápidos, acima do painel de notificações; e cards brancos com cantos arredondados em vários lugares, especialmente nas configurações.

A interface de multitarefa mudou: agora o Android exibe cards grandes de cada aplicativo, que você desliza para os lados. É possível até mesmo selecionar texto nessa prévia do app. No entanto, não temos aqui (ainda?) os gestos implementados pelo Google, que permitem deslizar o botão Home para cima e acessar os apps recentes.

Em vez disso, a Samsung dá a opção de ocultar a barra inferior: dessa forma, você desliza para cima (em vez de tocar) na área onde ficariam os botões Voltar, Home e Multitarefa. Isso libera mais espaço na tela para seus apps.

A tela de bloqueio foi atualizada. O relógio fica mais centralizado, e os atalhos rápidos na parte inferior — para o telefone e câmera — foram substituídos por texto sublinhado com a cor dos respectivos ícones (uma linha verde para o telefone, por exemplo). E com o Levante para Ativar, a tela irá despertar quando você pegar o aparelho.

A Samsung criou um “tema noturno” que fica ativado por padrão nessa build inicial — é basicamente um dark mode. Apps como Telefone, Mensagens, E-mail e Bixby já têm suporte, enquanto outros permanecem no tema claro tradicional.

Apps como Telefone e Mensagens receberam ajustes no visual: as opções que antes ficavam na parte superior — como “Recentes” e “Contatos” — foram deslocadas para baixo. Por sua vez, os apps E-mail, Galeria e Meus Arquivos ganharam elementos com cantos arredondados.

Se você não gostou de alguma coisa na interface, calma: esta é uma versão bastante inicial da Samsung Experience 10, então ela deve melhorar até seu lançamento oficial. A Samsung ainda não diz quando vai lançar a atualização para o Android 9 Pie, nem mesmo confirma quais aparelhos receberão o update. Esperamos que o Galaxy S8/S8+, S9/S9+, Note 8 e Note 9 sejam contemplados.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André G

Instale a versão limpa do Android, sem os lixos que a operadora coloca

Tony Rhutson Araujo dos Santos

E pra quem comprou com operadora???Até agora não recebi. To PUTOOO

Tony Rhutson Araujo dos Santos

Rapaz, comprei com a Tim e até agora não recebi a atualização. Tô PUTOOOO

Marcio Raposo

Alguém que comprou o S9+ via operadora já recebeu a atualização do Pie?

Daniel Pedrosa

Vai demorar

Celso

Compilações mais recentes já mostram algo bem mais interessante, trocando o fundo branco por um fundo cinza-escuro, o que faz mais sentido.
Algumas coisas não melhoraram (o título da tela com um espaçamento gigante até as opções é de gosto bem duvidoso), e vi até alguns retrocessos para o que era na TouchWiz Grace UX.

Agora é esperar pra ver se teremos um novo pacote de ícones.

Guilherme da Silva Manso

É uma fase pré-beta, ainda muito imatura. Muito provável que muita coisa mude pra melhor até o lançamento.

Celso

A questão não é nem o minimalismo.
E sim o fato da Google estar deixando o Android bem "iOSizado" em vários aspectos, e retrocedendo em práticas antigas em outros.

Celso

E possivelmente até a versão final, esse pacote de ícones que vem desde a versão 8.1 (com atualizações pontuais até a versão 9.5) será atualizado.

Celso

Mas esse "Night Mode" da Samsung Experience ainda está bem esquisito.
Temas escuros na loja de temas da Samsung, até o momento (e desde a TouchWiz 3.5), fazem um trabalho melhor como um "modo escuro" do que essa opção nativa que virá na versão 10.

Jadson Medeiros

mas isso é possivel sim, inclusive os temas modificam ate o formato dos botoes, e a posição é o usuario q define

Guilherme da Silva Manso

Já usei e não gostei desse tema. Não é em todo lugar o tema escuro e há perda de performance. Acredito que de forma nativa não tenha essa problema.

Baguigo

E sinto falta disto, ainda bem que vão implementar nativamente.

Ygor Cortes

Diretrizes essas que a Samsung não segue.

Ygor Cortes

Ficou ridículo kkkkkkkk. Samsung, como sempre, estragando a interface do Android.

Exibir mais comentários