Galaxy S10 e primeiro Galaxy Fold ficarão sem Android 13 da Samsung

Celulares foram lançados em 2019 com Android 9 Pie; Samsung prometeu três anos de atualizações do sistema para o Galaxy Fold, S10 e Note 10

Bruno Gall De Blasi
Por

Samsung já está distribuindo a One UI 5 aos seus celulares e tablets. Alguns smartphones, no entanto, não vão receber o Android 13 em 2022, como é o caso do Galaxy S10 e Note 10, lançados em 2019 com Android 9 Pie. O primeiro Galaxy Fold também está na lista de modelos que vão ficar de fora da festa.

O fim de suporte às novas versões do Android acontece após o lançamento do Android 12. Em janeiro, a Samsung liberou o Android 12 ao Galaxy S10e, S10 e S10+. Para rememorar, o trio que marcou uma legião de fãs (inclusive este que vos escreve) veio ao mundo em 2019 com o Android 9 (Pie) – ou seja, já recebeu três versões do sistema desde então.

Os celulares chamavam a atenção pela mudança radical de design da Samsung. Diferentemente do Galaxy S9, os modelos quase não tinham bordas nas partes superior e inferior da tela. No lugar, a Samsung colocou um furo para abrigar a câmera, sendo um círculo no Galaxy S10e e S10 e uma pílula no Galaxy S10+.

O trio ainda se destacou por ser elegível à política de atualizações anterior. Em 2020, a Samsung anunciou que a linha Galaxy S10 receberia três atualizações de Android e quatro anos de correções de segurança. Três anos depois, os celulares só terão acesso aos pacotes para aprimorar a proteção.

Na política atual, a Samsung promete quatro versões de Android e cinco anos de updates de segurança para o Galaxy S21, Z Fold 3, Z Flip 3 e modelos mais recentes.

Primeiro Galaxy Fold também ficará no Android 12 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Primeiro Galaxy Fold também ficará no Android 12 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Primeiro Fold e Galaxy Note 10 também estão na lista

No anúncio de 2020, a Samsung também incluiu outros celulares icônicos. É o caso do primeiro Galaxy Fold, lançado em 2019 com Android 9 Pie, e que foi adiado logo em seguida. Novamente, o smartphone recebeu atualizações do sistema operacional até o Android 12, mas não terá suporte oficial ao Android 13 com One UI 5.

O Galaxy Note 10 e Note 10+ são outros modelos que entram na lista. Revelados no mesmo ano e com a mesma versão do software, a dupla foi atualizada para a One UI 4 no começo de 2022. Mas os telefones seguiram os demais: receberam o Android 10, Android 11 e Android 12. Agora, não terão mais suporte oficial para updates do sistema.

Todavia, a Samsung ainda vai disponibilizar correções de segurança por mais um ano.

Galaxy Note 10 recebeu o Android 12 e é compatível com o LineageOS (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Galaxy Note 10 recebeu o Android 12 e é compatível com o LineageOS (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

LineageOS pode dar sobrevida aos celulares da Samsung

Seguindo a política de atualizações de 2020, a Samsung não vai lançar novas versões do Android ao celulares. Todavia, isto não significa que os modelos vão ficar desatualizados: com exceção do Galaxy Fold, os usuários podem instalar o LineageOS em seus telefones. Mas por sua conta e risco, é claro.

O LineageOS ainda não liberou uma compilação baseada no Android 13. Todavia, é provável que os celulares sejam compatíveis com a nova versão, devido à ficha técnica avançada com o processador Exynos 9820, no Galaxy S10, e Exynos 9825, no Galaxy Note 10. Infelizmente, os modelos com Snapdragon não aparecem na lista de dispositivos compatíveis.

Confira a página dos dispositivos no site do LineageOS:

Para instalar o LineageOS no seu celular, é preciso ler as instruções atentamente antes de iniciar o procedimento. Também é recomendável fazer um backup para evitar perda de dados. Além disso, é importante destacar que nem todos os recursos podem funcionar adequadamente após o procedimento.

Com informações: SamMobile

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados