Início » Negócios » Spotify deixa artistas publicarem músicas sem intermediários

Spotify deixa artistas publicarem músicas sem intermediários

A nova solução do Spotify deve ajudar artistas independentes a divulgarem seus trabalhos

Victor Hugo Silva Por

O Spotify apresentou nesta quinta-feira (20) uma nova solução para ajudar artistas independentes a divulgarem seu trabalho. Segundo a plataforma de streaming, eles poderão publicar suas músicas por conta própria.

Com isso, não haverá mais a necessidade da intermediação de uma gravadora ou de um agregador para a música ficar disponível para o público. O processo é gratuito e pode ser feito pela área Spotify para Artistas, que já oferece dados sobre a quantidade de ouvintes das músicas.

Spotify para Artistas

Além do arquivo das músicas, a plataforma permite enviar a capa e informações complementares sobre as faixas. Em seguida, é possível visualizar qual será o resultado após a publicação. Antes de confirmar, é preciso informar qual será a data de lançamento.

O Spotify recomenda que os artistas enviem as músicas com uma antecedência de, no mínimo cinco dias. Esse intervalo é usado para confirmar que as regras do serviço não estão sendo violadas e que as faixas ainda não foram publicadas.

O serviço explica que, assim como nos demais casos, os artistas independentes serão pagos “quando os fãs ouvirem suas músicas”. Os royalties serão depositados mensalmente e estarão detalhados na mesma ferramenta usada para enviar as músicas.

Por enquanto, a nova funcionalidade está disponível somente para alguns artistas nos Estados Unidos. O Spotify espera receber os comentários deles para aperfeiçoar a solução antes de torná-la disponível para todos.

Spotify para Artistas

Com informações: Spotify, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce
Por enquanto, a nova funcionalidade está disponível somente para alguns artistas nos Estados Unidos.
Caleb Enyawbruce

interessante hein!! ta ficando bom!

João Almeida

As paradas musicais só começam a contabilizar os números a partir de sexta. Então se lançar antes, vc perde um pouco

Baio-kun

No aguardo pela discografia da UDR

Renan Alves

acho que é por divulgação mesmo, igual o pessoal que cria playlist, quando ela bomba ajuda a divulgação do criador, o sportify tá aumentando o numero de usuarios, então porque não mais uma forma de aumentar o publico

Keaton

Opa. Agora sim.

Se bem que o Spotify além de fazer streaming, deveria vender as MP3/OGG/FLAC para as pessoas por um preço mais interessante que as outras lojas... (seria uma renda extra, revertida direto pros artistas)

tuneman

Aí!
Agora sim a verdadeira revolução! Gravadoras são empresas engessadas e acomodadas. O musico recebe a maior parte do dinheiro através de shows e pouquíssimo sobre a venda de musicas.

Andre Costa

Pelo o que o pessoal do 99vidas comentão não rola pagamento pra podcasts não, é apenas mais uma forma de divulgar o trabalho. Muitos podcasts não estavam lá até essa semana porque o Spotify não permitia podcasts que usam músicas com royalties, até fizeram a proposta pro 99 reeditar os episódios novamente, o que claro era totalmente inviável, então essa resemana resolveram isso e agora permitem.

Capitão Caverna

Com certeza ajuda

Capitão Caverna

Eu tbm

Zé das Covi

não achei nenhuma informação concreta, mas tem muita gente indo pro spotfy e não vejo a galera sendo atraída pra lá se não tiver dinheiro

S Y N T H W A V E + L O V E R

Será que os meus 8.50 mensais ajuda em alguma coisa? rs

Diego F. Duarte

Ja pago plano familia p td mundo em casa e p mim =p

Diego F. Duarte

No trump$ atualmente, 3600 da qse 16mil golpinho$, da prá ganhar um cascalhinho bom por ano, de graça sem esforço algum nessa

Will

Eles só colocaram no Spotify para ter mais audiência, e consequentemente, pra ter mais baganha com os patrocinadores, fora que, não tem pq não colocar lá

Exibir mais comentários