Início » Negócios » Spotify deixa artistas publicarem músicas sem intermediários

Spotify deixa artistas publicarem músicas sem intermediários

A nova solução do Spotify deve ajudar artistas independentes a divulgarem seus trabalhos

Victor Hugo Silva Por
1 ano atrás

O Spotify apresentou nesta quinta-feira (20) uma nova solução para ajudar artistas independentes a divulgarem seu trabalho. Segundo a plataforma de streaming, eles poderão publicar suas músicas por conta própria.

Com isso, não haverá mais a necessidade da intermediação de uma gravadora ou de um agregador para a música ficar disponível para o público. O processo é gratuito e pode ser feito pela área Spotify para Artistas, que já oferece dados sobre a quantidade de ouvintes das músicas.

Spotify para Artistas

Além do arquivo das músicas, a plataforma permite enviar a capa e informações complementares sobre as faixas. Em seguida, é possível visualizar qual será o resultado após a publicação. Antes de confirmar, é preciso informar qual será a data de lançamento.

O Spotify recomenda que os artistas enviem as músicas com uma antecedência de, no mínimo cinco dias. Esse intervalo é usado para confirmar que as regras do serviço não estão sendo violadas e que as faixas ainda não foram publicadas.

O serviço explica que, assim como nos demais casos, os artistas independentes serão pagos "quando os fãs ouvirem suas músicas". Os royalties serão depositados mensalmente e estarão detalhados na mesma ferramenta usada para enviar as músicas.

Por enquanto, a nova funcionalidade está disponível somente para alguns artistas nos Estados Unidos. O Spotify espera receber os comentários deles para aperfeiçoar a solução antes de torná-la disponível para todos.

Spotify para Artistas

Com informações: Spotify, The Verge.

Mais sobre: