Tecnoblog

Google Maps mostra em tempo real onde está seu ônibus em São Paulo e no Rio

O Google Maps ganhou uma novidade interessante no iPhone e Android: o mapa vai mostrar exatamente onde está o ônibus ou trem que você está esperando. Isso funciona em várias cidades do Brasil, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, é possível planejar rotas com carro e transporte público, e controlar o Spotify ou Apple Music sem sair do app.

Usuários em 80 regiões do mundo podem ver no mapa, em tempo real, onde está o ônibus ou trem que eles estão esperando. No Brasil, isso está disponível nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Caxias do Sul (RS), Apucarana (PR), Itabuna (BA) e Santa Cruz do Sul (RS).

E em Sydney (Austrália), o Google fez uma parceria com a Transport New South Wales para mostrar a lotação do ônibus ou trem — ou seja, se ele está cheio ou vazio. A empresa diz que esse recurso vai chegar em breve a mais cidades ao redor do mundo.

Google Maps tem rotas que combinam carro, ônibus e trem

O Google Maps ganhou uma nova seção chamada “Commute”, reunindo as antigas abas “Carro” e “Transp púb” que ficavam na tela inicial. Dessa forma, é possível planejar deslocamentos que envolvem carro e transporte público — por exemplo, quem dirige até uma estação de trem.

“Você saberá se há trânsito no caminho, quando sai o próximo trem, e quanto tempo levará para ir da estação de trem até o escritório”, explica a empresa. No Brasil, o deslocamento multimodal está disponível apenas em São Paulo e no Rio.

A seção “Commute” também é útil para quem só anda de carro. Ela mostra informações de trânsito ao vivo adaptadas ao seu trajeto, incluindo avisos sobre acidentes ou engarrafamentos. Se necessário, o app sugere rotas alternativas para você.

Por fim, o Google Maps integrou o Spotify, Apple Music e Google Play Música (que será substituído pelo YouTube Music Premium) direto na interface. É possível controlar músicas e podcasts diretamente a partir da navegação curva a curva, sem alternar entre um app e outro.

As novidades serão distribuídas ao longo desta semana para todos os usuários no Android e iOS; é preciso atualizar o aplicativo.

Com informações: Google.