Início » Celular » Uma prévia do Android 9 Pie no Samsung Galaxy Note 9

Uma prévia do Android 9 Pie no Samsung Galaxy Note 9

Samsung Galaxy Note 9 com Android Pie tem cards na interface, opção de ocultar barra inferior e modo escuro

Felipe Ventura Por

A Samsung está preparando o Android 9 Pie para seus celulares high-end, incluindo o Galaxy S9+ e o Galaxy Note 9, e deve lançá-lo a partir de janeiro de 2019. Ele virá personalizado com a Samsung Experience 10, incluindo uma tela de configurações rápidas em tela cheia, controle por gestos e cards com cantos arredondados pela interface.

O XDA Developers testou uma versão beta do Android 9 Pie para o Galaxy Note 9. Vale lembrar que a interface ainda está sujeita a mudanças, dado que ela seguirá em desenvolvimento pelos próximos meses.

A Samsung Experience 10 coloca um fundo translúcido mais escuro nas notificações, enquanto a tela de configurações rápidas agora fica em tela cheia. Os ícones de aplicativos ficaram um pouco maiores, e alguns ícones mudaram.

A tela de bloqueio não exibe ícones como atalhos rápidos na parte inferior; em vez disso, eles foram substituídos por texto sublinhado com a cor do respectivo ícone (uma linha roxa para a câmera, no caso). Enquanto isso, o Always on Display mostra ícones coloridos para as notificações dos apps.

O Galaxy Note 9 terá controle por gestos. Você pode deslizar o botão Home para a esquerda e para a direita: isso vai alternar entre os aplicativos recentes. Também é possível ocultar a barra com botões Voltar/Home/Multitarefa: neste caso, você desliza para cima (em vez de tocar) na área correspondente, liberando mais espaço na tela.

Samsung modifica Android Pie com cards

As mudanças ficam um pouco mais perceptíveis no app Configurações. A Samsung está adotando cards brancos com cantos arredondados por toda a interface, incluindo os apps Email, Mensagens e Contatos. Há também um Tema Noturno, que coloca um fundo cinza na maioria dos cards.

O Relógio tem uma interface totalmente preta, e mostra em quanto tempo o próximo alarme vai tocar. Por exemplo, se for 22h e o alarme estiver definido para 6h da manhã, ele dirá: “o próximo alarme vai tocar em 8 horas”.

Na câmera, os diferentes modos foram movidos para a parte inferior em uma barra de rolagem. Enquanto isso, os botões do AR Emoji e Bixby Vision foram para a parte de cima. E o Samsung Notes, bloco de notas com suporte para a S Pen, ganhou um novo ícone e uma nova interface mais limpa.

A Samsung deve começar a distribuir o Android 9 Pie em janeiro de 2019, segundo o app Samsung Members para a França. Esta será a primeira grande atualização para os dispositivos Galaxy após a implementação do Project Treble, que promete acelerar os updates do sistema.

Com informações: XDA Developers.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Caracciolo Novais

Eu sai de um android "puro" (Motorola Z2 Play) e estou ha duas semanas com o Samsung Note 9. Confesso que sinto muita falta do Android "puro". Estou tentando me acostumar ainda com a ideia de ter um android tão modificado, vamos ver se consigo rsrs

Magno Souza

tenho um s8 tambem e a unica coisa que vejo que é melhor do que o android puro é a opção de usar apps como janela e a opção de espelhar o aparelho na tv, fora isso só vi desvantagens

phsodre

Eu que nem uso celulares high-end estou gostando da Samsung Experience. Meu J5 Pro atualizou na semana passada para o Andoird 8.1 e a mudança foi significativa, a começar pelo desempenho, que fez o aparelho ficar tão rápido qnt era novo. Melhorias até no app de câmera. O efeito bokeh na frontal faz um ótimo trabalho com uma câmera só (claro que não é perfeito, mas tem uma boa qualidade), além de novos modos na traseira, incluindo um modo pro mais completo. A única coisa que tenho a reclamar da interface, é o app Finder, que eu não costumo usar e nem posso desativar. De resto estou adorando a experiência que o Android puro não me proporcionou!

7martini

Eu tenho o Pixel 2XL e discordo do que dizes. Porém respeito. E sou um grande fã da Samsung desde o S7. Usei o S8 até bem pouco tempo mas a minha experiência com o Pixel 2 xl no android puro é espectacular.

Kodos Otros

Mas nada como usar o Baidu Launcher, né?

Baidu feat MC Brinquedo

Eu já acho o contrário (uso Android puro no momento)!

Interfaces muito customizadas e poluídas, bloatware e aplicativos nativos de gosto duvidosos.

Cristina Nascimento

Ah tá, eles lançam pro mais atual primeiro e assim por diante. Depois q sair pro 5t q sai pro 5.
Mto rápida a OnePlus. Tou adorando a marca e o meu OP5.

Matheus Henrique

O meu e o 6, acho que já deve ter lançado também para o 5T, já que vinha ser lançado depois do 6 atualizar e já tem um tempo que atualizei. Mas deve ser como a atualização do 6, ela lançou de forma gradativa, o meu só recebeu quatro dias depois de começarem.

Cristina Nascimento

Será q já tem Estável do Pie pro OP5? Tenho acompanhado uma comunidade da OP no Brasil e não li nada sobre.

Matheus Henrique

Estável, a Beta foi saindo bem antes

Cristina Nascimento

Beta ou estável?

danbrg

Horroroso, estragaram o visual refinado da Samsung Experience, que dó.

Kodos Otros

É impressionante como os Android modificados estão muito melhores que o Android Puro no design!

Ed. Blake

Pena que, como todas, só se aplica ao topo da gama atual e da outra antes dessa.

Ed. Blake

Jamais imaginei que diria isso mas, Samsung Xperience PIE > Aosp Pie.

Exibir mais comentários