Início » Celular » WhatsApp para Android apaga backups antigos nesta segunda-feira

WhatsApp para Android apaga backups antigos nesta segunda-feira

WhatsApp terá espaço ilimitado para guardar mensagens no Google Drive, mas vai apagar backups antigos com mais de um ano

Felipe Ventura Por

O WhatsApp está mudando a forma como salva seus backups no Android graças a uma parceria com o Google. Você terá espaço ilimitado no Google Drive para guardar suas mensagens, fotos e vídeos: eles não contarão no seu limite de armazenamento. No entanto, backups antigos com mais de um ano serão apagados a partir desta segunda-feira (12).

WhatsApp

Essa mudança levou a alguns títulos apocalípticos na imprensa, dizendo que “suas mensagens no WhatsApp poderão ser apagadas para sempre na 2ª feira”. Pode ficar tranquilo: o WhatsApp para Android só vai apagar backups mais antigos que um ano, como explica o FAQ oficial. Suas mensagens estarão a salvo se você fez uma cópia de segurança hoje, na semana passada ou há um mês, por exemplo.

Vale esclarecer também que o WhatsApp para Android vai apagar backups antigos, não mensagens antigas. Ele continuará guardando todo o seu histórico desde o início: ou seja, mensagens, fotos e vídeos recebidos há mais de um ano permanecerão a salvo.

Além disso, a mudança não se aplica ao WhatsApp para iPhone. Os backups no iOS são salvos no iCloud, e ainda contam no limite de armazenamento (que começa em 5 GB gratuitos).

A empresa explica:

Importante: a partir de 12 de novembro de 2018, os arquivos de backup do WhatsApp passarão a não ser contabilizados pelo armazenamento em nuvem do Google Drive. Ou seja, independentemente do tamanho do backup, o arquivo não “ocupa espaço” na sua conta do Google Drive.

Outra mudança é que arquivos de backup mais antigos que um ano passarão a ser apagados automaticamente. Se você tem backups antigos que deseja preservar, recomendamos que você faça backup do WhatsApp antes de 12 de novembro de 2018.

Como fazer backup do WhatsApp no Android

Para fazer backup no Google Drive, não tem segredo: basta seguir o caminho Menu (…) > Configurações > Conversas > Backup de conversas e tocar em Fazer Backup. É recomendável estar conectado a uma rede Wi-Fi para não consumir sua franquia de dados.

As mensagens do WhatsApp são protegidas por criptografia de ponta a ponta. Isto significa que elas são encriptadas por duas chaves, e uma delas fica apenas com o destinatário. No entanto, o FAQ lembra que “arquivos de mídia e mensagens dos quais você fizer backup usando o Google Drive não ficam protegidos pela criptografia de ponta a ponta do WhatsApp”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Everton

Meu argumento nem era esse, era das funcionalidades que o user disse não ter tanto.

Mas quanto ao uso, felizmente ~todos~ os meus bons amigos tão lá. Talvez por isso sinta a diferença gritante quando tenho que falar com a família ou gente do trabalho no whatsapp. Mas sei que nem todo mundo acaba tendo essa sorte.

Caio Everton

Tudo que eu citei do Telegram agiliza o uso, melhora a usabilidade e simplesmente gera um sentimento melhor, que me faz querer usar mais. Tudo no whatsapp parece atrasado ou feito em forma de gambiarra. Funciona? Funciona. Só de forma pior, mais lenta e mais tosca. A sensação que eu tenho quando uso é de tá viajando pro passado.

E se você não gosta da funciona editar, beleza, mas por isso não querer ela implementada? É só não usar, po. O caso hipotético de "disse não disse" que você citou já acontece no whatsapp: a pessoa e fica lá a prova da mensagem apagada. A diferença? No Telegram com um clique você edita e mais outro tá lá corrigido. No WhatsApp cê tem que dar uns três cliques pra aparecer o aviso perguntando pra quem quer apagar, depois digitar tudo de novo e enviar. É ainda fica aquele lixo avisando que teve uma mensagem deletada. Pior, mais lento, mais tosco. ¯\_(ツ)_/¯

Trovalds

Bom, então devo tá fazendo coisa MUITO errada. Porque já troquei de celular e a namorada também. Ambos Android, ambos devidamente configurados pra fazer backup na nuvem e etc e ambos com problemas de perda de dados na restauração/migração de aparelho.

Fred

Na verdade não. Pq já guiei troca de celular de toda família e nunca ninguém perdeu nenhuma conversa. As pessoas gostam é de ficar reclamando, e se escutaram que um dia um infeliz teve problemas, ficam propagando isso aos 4 ventos como se fosse regra.

Seraph

Quando se usa algo bom de verdade, você acaba entendendo pq o Whats é ruim.
Não tem dekstop independente, não tem versão web independente, não trabalha com nuvens e não é seguro

Trovalds

Sorte a sua.

zoiuduu .

vc está correto

Fred

O Telegram é melhor que o WhatsApp. Mas o Betamax era melhor que o VHS.
Nem sempre o melhor vence. Infelizmente, dos meus contatos, 100% usa WhatsApp, e menos de 5% o Telegram. Então não quero dois Apps comendo bateria, e já apaguei o Telegram faz tempo.

Fred

Já troquei de celular e nunca perdi nada. Os backups no Google Drive são perfeitos para mim

Rodolpho Camargo

Mas por que o povo acha o Zap tão ruim assim, gente?

Felipe Silva

Não muda merda nenhuma.
O texto deixa subentendido que é o backup em nuvem que muda, já que localmente nem da pra chamar de backup, já que ele só cobre as mensagens, não o conteúdo de mídia e fica na memória interna sem opção de mudar.

Rod

Não diz em lugar nenhum, mas foi observado.

Rod

Fica tudo na nuvem, e não no teu aparelho.

zoiuduu .

eu quero usar a versao web, foi justamente ela que critiquei...
sobre editar msg: nao tem como fazer no telegramweb e eu prefiro que nao de pra editar mesmo, pra nao ocorrer akele disse nao disse, melhor deixar a prova escrita.

a maioria que vc falou aí é firula msm

esse negócio de nao ficar atrelado ao número do cel é bom,

pra quem usa só pra se comunicar os dois satisfazem, por isso que o povo não vai pro tg em massa

555

Imagina que uso Telegram no PC, Tablet e celular.
To na rua, com o celular, falando com você. O tablet em casa, no wifi, PC desligado.
Se eu ficar sem sinal no celular a sua mensagem não será entregue nele, mas o tablet recebe. Ela foi entregue?
Se o sinal volta, ela chega no celular. Mas o PC continua desligado, então não foi entregue a todos os dispositivos.

Qualquer outro tipo de distinção de entregue seria invasão de privacidade, daria pra controlar em quantos dispositivos a pessoa está conectada.

Exibir mais comentários