TB Responde Aplicativos e Software

Como fazer backup das conversas no WhatsApp 

Você pode realizar o backup do WhatsApp no Android pelo Google Drive, no iPhone com o iCloud e assim ter suas cópias de segurança na nuvem

André Leonardo
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil e se tornou uma importante ferramenta de comunicação e de negócios. Aprender como fazer backup no WhatsApp é muito importante para manter contatos, conversas, salvar fotos e documentos e até mesmo histórico de vendas, caso seu celular tenha algum problema. Confira maneiras de fazer um backup no WhatsApp usando serviços como Google Drive e iCloud.

WhatsApp (Imagem: Jeso Carneiro/ Flickr)
Como fazer backup no WhatsApp (Imagem: Jeso Carneiro/ Flickr)

Como fazer backup no Google Drive

Tempo necessário: 2 minutos.

O backup no Google Drive pode ser feito com facilidade, porém é importante que você faça as configurações corretas para controlar melhor o processo, definir a periodicidade e em qual conta Google o backup será feito. 

  1. Acesse as configurações do WhatsApp

    Abra o WhatsApp e clique no botão com três pontinhos no campo superior direito para acessar o menu de configurações do app;

  2. Encontre a opção de backup no Google Drive

    No menu de configurações, acesse a opção “Conversas” e depois “Backup de Conversas”;Imagem - como fazer backup de conversas de whatsapp

  3. Defina a frequência com que o backup será feito

    Na tela “Backup de conversas”, você deve definir a periodicidade com que o backup será feito. Acesse a opção “Fazer backup no Google Drive” para escolher opções como “diariamente”, “semanalmente”, entre outras. O importante é desmarcar o campo escrito “Nunca”;

  4. Defina a conta Google que receberá o backup

    No menu “Backup de conversas”, selecione a opção “Conta Google” para definir qual conta do Google será usada para fazer o backup. O aplicativo reconhece as contas logadas no aparelho, mas você pode adicionar outras, se desejar;como fazer backup de conversas do Whatsapp 002

  5. Faça o backup das conversas

    Após terminar de fazer as configurações, o backup estará configurado. Agora, você pode tocar no botão verde “Fazer Backup” e executá-lo.

Como fazer backup do WhatsApp no iCloud

O processo para fazer backup do WhatsApp no iCloud é parecido com o feito no Google Drive, mas conta com algumas diferenças

  • Você deve utilizar a Apple ID que usa para acessar o iCloud;
  • Ter o iOS 12 ou posterior, além do iCloud Drive ativado;
  • Ter no mínimo duas vezes mais espaço disponível na sua conta do iCloud e em seu aparelho do que o tamanho real do backup.

Para realizar o backup faça o seguinte: 

  1. Acesse “Configurações”;
  2. Depois marque a opção “Conversas”;
  3. Depois Backup de Conversas;
  4. Fazer backup agora.

Assim como no Android você pode ajustar a periodicidade do seu backup em nuvem.

Como fazer um backup local no Android

O WhatsApp realiza um backup local no seu telefone automaticamente todos os dias, às duas da manhã ou sempre que é feito um novo backup.

Para ter acesso aos arquivos no armazenamento interno é necessário usar um gerenciador de arquivos e abrir a pasta “WhatsApp”.

  • Em WhatsApp Database você tem acesso aos históricos de conversas;
  • Em WhatsApp Media você tem acesso aos arquivos de mídia, como fotos e vídeos.

O conteúdo destas pastas não pode ser aberto fora do WhatsApp, mas deve ser movido para um novo telefone em caso de recuperação manual dos arquivos.

Como proteger o backup com senha e criptografia

É possível aumentar a segurança do seu backup e reduzir a possibilidade que pessoas indesejadas tenham acesso a ele. Veja como usar criptografia de ponta a ponta no backup do WhatsApp no Android e no iPhone.

Como restaurar o backup para recuperar as mensagens

Se você trocou de telefone, é possível recuperar o backup feito em outro smartphone e assim não perder tudo que estava salvo. Veja como recuperar mensagens do WhatsApp em outro telefone

Como apagar um backup do WhatsApp

O WhatsApp apaga os dados de  backups anteriores quando realiza um novo backup. Contudo, para apagar manualmente um backup do WhatsApp, faça o seguinte:

  1. Abra um gerenciador de arquivos para investigar o dispositivo de armazenamento do celular;
  2. Encontre a pasta WhatsApp;
  3. Acesse a pasta “WhatsApp Databases” para ter acesso aos sete últimos backups feitos;
    como fazer backup de conversas do Whatsapp 003
  4. Selecione o backup desejado e apague.

Não consigo fazer um backup no Google Drive, e agora?

Caso você não esteja conseguindo fazer um backup no Google Drive é bom checar os seguintes pontos:

  • Certifique-se que sua conta Google está logada no aparelho;
  • Confira se o Google Play Services está instalado no aparelho;  
  • Verifique a conexão do celular com a sua rede. Se estiver utilizando os dados móveis é importante conferir se o seu pacote de dados é suficiente;
  • Tente realizar o backup em uma rede diferente da que está utilizando;
  • Confirme se o se cartão SD ou histórico de conversas não estão corrompidos.
Por que é importante ter um backup?

É importante, pois você pode recuperar todas as informações salvas como conversas, contatos, fotos, entre outras. Ter um backup gera mais praticidade para que você não perca dados e possa acessar informações e arquivos de maneira simples e rápida, mesmo que troque de aparelho.

O que o WhatsApp salva no backup?

O aplicativo pode salvar o histórico de suas conversas, fotos, vídeos, arquivos de áudio, músicas e mídias em geral.

Posso fazer um backup do WhatsApp no PC?

É possível, no entanto, um pouco mais trabalhoso. Você precisa ter um cartão SD extra, salvar o backup neste cartão e transferir o arquivo para o PC. Outra possibilidade é usar programas específicos para essa função.

Qual a diferença do backup no Google Drive para o backup local?

O backup local salva os arquivos diretamente no cartão de memória do seu telefone, enquanto o backup no Google Drive salva os arquivos na nuvem, diretamente na sua conta e pode ser baixado em qualquer Android com acesso à internet.

Com informações: WhatsApp

Esse conteúdo foi útil?

André Leonardo

Analista de Conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo antes de entrar para o Tecnoblog, em 2020. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque