Início » Antivírus e Segurança » Atualização para Internet Explorer impede boot em alguns notebooks da Lenovo

Atualização para Internet Explorer impede boot em alguns notebooks da Lenovo

Certos laptops da Lenovo não fazem boot após atualização para IE no Windows 10; Microsoft promete resolver problema

Felipe Ventura Por

Imagine que você tem o Internet Explorer instalado no Windows 10, mas nunca o usa. A Microsoft descobriu uma falha séria de segurança e a corrigiu em uma atualização de emergência. Só que o update simplesmente impede seu PC de fazer boot. Bem, é isso que está acontecendo com alguns notebooks da Lenovo.

Foto por Josh Holmes/Flickr

A Microsoft explica em um artigo de suporte que, após instalar a correção de segurança para o Internet Explorer, o Windows "pode não ser inicializado em alguns laptops da Lenovo que tenham menos de 8 GB de RAM".

Há uma solução provisória: desativar a Inicialização Segura (Secure Boot) acessando as configurações da UEFI/BIOS. Se a criptografia de disco estiver ativada, "talvez seja necessário realizar a recuperação do BitLocker após a Inicialização Segura ter sido desabilitada".

Felizmente, o problema aparece somente no Windows 10 com a atualização de aniversário, lançada em 2016; versões mais recentes não são afetadas. A Microsoft garante que "está trabalhando com a Lenovo e fornecerá uma atualização em uma versão futura".

O Anniversary Update ainda é usado por quem comprou uma licença de longo prazo (LTSC), cujo suporte termina em 2026. Além disso, PCs com processador Intel Atom da geração Clover Trail permanecem nessa versão devido a uma incompatibilidade, e ainda recebem correções de segurança.

IE responde por mais acessos que Microsoft Edge

O Internet Explorer tinha uma falha grave: um invasor podia executar código arbitrário, assumir o controle do PC, instalar programas e excluir dados. Bastava convencer um usuário com direitos de administrador a abrir um site malicioso — enviando o link por e-mail, por exemplo.

A falha, identificada como CVE-2018-8653, estava presente no Internet Explorer 9, 10 e 11. O IE responde por 5,4% dos acessos vindos de desktop, segundo o StatCounter; é mais que o Microsoft Edge.

A vulnerabilidade foi corrigida nos seguintes sistemas:

  • Windows 10
    • Atualização de Outubro de 2018 (1809)
    • Atualização de Abril de 2018 (1803)
    • Fall Creators Update (1709)
    • Creators Update (1703)
    • Atualização de Aniversário (1607)
  • Windows 8.1
  • Windows RT 8.1
  • Windows 7 SP1
  • Windows Server 2016
  • Windows Server 2012
  • Windows Server 2008

Com informações: How-To Geek.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Stéffano
Imagina que foda, você está com sua internet de um Mega, tentando assistir sua video aula no interior do Pará, então a FILH* da PUT* da microsoft resolve durante o dia todo sugar tua internet, pra enfiar no seu rabo a atualização bosta dela que vai fazer o PC parar de dar boor.E o pior em muito PCs de entrada não dá pra desativar essa palhaçada.
Paulo Stéffano
E o pior de tudo é que esse bando de filh* da put* da Microsoft faz o sistema Win 10 te OBRIGAR a fazer as atualizações de Mer*a deles, ou seja, você pode estar trabalhando, você pode estar ligando o computador, pra imprimir seu trabalho e ir entregar esse trabalho na faculdade, mas o Windows simplesmente enfia, sem autorização e nos momento mais inoportunos possíveis uma atualização no seu CU, e FOD*-Se, você tem que esperar o tempo que for e se bobear ainda leva um bug junto e perde todo o seu trabalho.Na boa Microsoft, vai se F*der, meu sonho que surja uma concorrência a altura em sistemas operacionais, não o sistema da Aplle que é incompatível com nada e metido a burguês ou o Ubunto que tem muito incompatibilidade e é mais de nicho.
debbiesa14
vitor_targaryen ):
Juan Da Silva
IE existir tudo bem. Ele deve apenas deixar de fazer parte do SO por padrão.
marcos_5000
Ta aí pra quem queria ficar com versões antigas do Windows 10, porque achava que ficando com versões anteriores não teriam problemas com atualização. ksaopksopak
DanielBastos
E com o fim dos Applets java o governo vai.... ignorar e continuar usando Java desatualizado.
Maria B Amanda
EM VEZ DE OBTER UM EMPRÉSTIMO, OBTENHA UM CARTÃO EM BRANCO E SEJA RICO EM MENOS DE 7 DIAS!Veja como funciona!Você sabe que pode invadir qualquer máquina de cartões Atm com cartões Blank Atm?Faça a sua mente antes de aplicar, negócio direto ...Nós temos cartões de Atm especialmente programados que podem ser usados ​​para hackear as máquinas Atm Nation Wide,Os cartões Blank Atm podem ser usados ​​para retirar em qualquer Atm Cards ou Swipe Machines, em lojas e máquinas POS.Nós vendemos estes cartões para todos os nossos clientes e compradores interessados ​​em todo o mundo, o Blank Atm Cards tem um limite de retirada diário de $ 5.500 em qualquer cartão Atm Machines e limite de gastos de até $ 50.000 em online e lojas dependendo da sua escolha de Cartões Atm que você encomendar cartões também pode ser usado em qualquer outro cyber hack {Services}Aqui estão os nossos nomes de bancos e cartões Atm que oferecemos:1 [CARTÕES SKYMILES
Luís Felipe
Aposto que a Lenovo disponibilizou update de firmware para atualizar o microcodigo desse notebooks e ninguém deu a minima importância. Como sempre usurário fazendo merda
Matheus Nicolas
A galera que acha que a Microsoft devia tirar o IE de vez do mapa não deve conhecer o fato curioso de que todos os sites do governo só funcionam plenamente nele ou um fato bem curioso que é o mesmo ser o único compatível com o velho Java também utilizado nos sites do governo.
Luciano Alonso
Esse Windows 10 é um lixo total.
Gertrudes, a Lhama
Deve ser bem triste saber que a qualquer momento o sistema operacional pelo qual você pagou (ou não) pode parar de funcionar por atualizar sem você saber uma aplicação que você nem usa.
Gertrudes, a Lhama
Nem todo mundo que usa Windows usa o 10.
ばか
A lenovo deve modificar tanto o Windows de fabrica que isso não me impressiona.
Jairo ☠️
Sim , mas não podem sacanear com o melhor Chrome downloader
Bruno Santos
Mais uma cagada pra conta!
Luizão
vc já viu as notícias de que o edge vai ter a mesma engine de renderização do chrome?
Armageddon
Ou seja, nunca!
Renato Oliveira
Sites do governos são terríveis, pior quando tem que instalar o IE10 ou 9 pra eles funcionarem.
Renato Oliveira
Windows vai ser bem melhor quando tirar o IE da sua base de instalação e colocar Chrome ou Firefox.
Salviano Lima
o unico motivo pra usar navegador microsoft é sistemas legados q so funcionam no IE, o Edge é praticamente inutil
jacob
sites do governo e sistemas legados
Arnold
pra usar o windows vc tem que obrigatoriamente ser quase um tecnico kkk ou gastar grana kkkkkkk
Arnold
nenhuma novidade hahha, e pra variar qm se fode é o consumidor, a pessoa que tiver esse notebook da lenovo e tiver esse problema e não estiver na garantia se fodeu, vai ter que mandar para um tecnico e gastar dinheiro, cade a microsoft pra ressarcir isso? shauhsauhsa ou a lenovo sei lá, é claro que no texto diz que tem jeito, mas nem todo mundo manja dos pc... ou seja só fode o consumidor pra gastar mais ainda, eu mesmo usei windows a minha vida toda e digo que se eu só aprendi o mais avançado do sistema pura e simplesmente para arrumar ele e seus bugs e etc... para não gastar com tecnicos... é foda
Franco Luiz
Como ainda tem gnt que usa o IE com o Edge ? o Edge é extremamente veloz otimo navegador , nao tem a vasta variedade do chrome em extensões mas no quesito velocidade eu n tenho nada do que reclamar
Kodos Otros
Microsoft fazendo microsofitices, nada de anormal.