Netflix encerra assinaturas in-app no iPhone e iPad

A mudança atinge novos usuários e os que cancelaram a assinatura, para voltarem ao serviço mais de um mês depois

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Netflix Natal Ben White Unsplash

A Netflix acaba de eliminar permanentemente a possibilidade de que usuários do iOS assinem o serviço de streaming através do iTunes. No lugar de utilizar a plataforma da Apple para pagamento, o aplicativo abrirá uma janela do navegador e o pagamento cairá direto na empresa.

A mudança não é novidade, já que a Netflix ensaiava em alguns países a saída do iTunes como forma de pagamento, com um teste que permitia o pagamento em um navegador que abre dentro do próprio app. Nele, o usuário registra o método de pagamento direto no site da Netflix.

Além de novas assinaturas, a mudança atinge usuários que cancelaram o serviço e estão voltando ao menos um mês depois do fim do pagamento – para os que estão renovando e já estavam com o iTunes como plataforma de pagamento, nada muda por enquanto.

A Apple não é a única que está na mira de desenvolvedores e gigantes da tecnologia. O Google passou recentemente pelo sucesso do Fortnite, que fez questão de transacionar tudo fora do sistema do Android, deixando assim de receber os 30% que vai para a plataforma. Com a Netflix o mesmo acontece, já que deixando de lado o iTunes, ela deixa de repassar a parte da Apple na cobrança – no Android, usuários não podem pagar pelo Google Play desde maio deste ano.

Outros nomes de peso que estão deixando Apple e Google são o Spotify, a Valve com o Steam e o jornal Financial Times. A Epic foi além e criou sua própria loja para distribuir jogos para PC e Mac.

Com informações: VentureBeat.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados