Início » Celular » Apple proíbe apps que escondem preço de assinatura

Apple proíbe apps que escondem preço de assinatura

Mudança chega pouco tempo depois da Apple fomentar este modo de cobrança

André Fogaça Por

A Apple está mudando algumas regras da App Store, com o objetivo de banir todo e qualquer aplicativo que não deixa claro qual será o custo de uma assinatura. Com a novidade, se um app tem um plano de assinatura, o valor precisa estar visível e não pode aparecer em fonte menor do que outros textos.

Além de deixar claro a quantidade de dinheiro que deixará seu cartão de crédito, as novas regras deixam claro que termos e condições precisam estar visíveis. Principalmente a forma de gerenciamento da assinatura, como é feito o cancelamento e como que o período de testes funcionará.

Todos os valores e tempo de teste gratuito devem estar na mesma tela, já que alguns aplicativos colocam estes dados em telas que estão distantes da confirmação de pagamento. Em alguns casos, apps que mostram o valor por mês não avisam claramente que o plano semestral ou anual cobrará de uma só vez o cartão de crédito.

As mudanças podem fazer com que mais empresas deixem a assinatura para um site específico, como é o caso da Netflix que pulou fora do iTunes. A empresa agora oferece a assinatura no site, aberto no computador – certamente para evitar que a Apple fique com uma porcentagem do valor que foi transacionado a partir de um iPhone, iPad, iPod Touch ou um Mac.

Recentemente a própria empresa da maçã mostrou os benefícios para que desenvolvedores migrem do sistema de apps pagos para assinatura. Com o argumento de maior rentabilidade e o foco da própria Apple em uma empresa de serviços, o mundo das microtransações pode estar mais próximo do que gostaríamos.

Com informações: Apple e Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Uriel Dos Santos Souza

Não é moda é a Apple que esta incentivando!

John Smith

Isso de IAP não entrar no compartilhamento família é uma merda.

Keaton

No Store da Apple não indica que tem IAP? No PlayStore indica, ai sei lá.

Mas seria uma boa ter versão trial, apesar que algumas pessoas iriam chiar...
Também acho interessante a indicação de app limitado por iap.

FastSloth87

Ah sim, claro, mas eu gosto de saber que o app é pago antes de testar. Poderia ter 2 botões, um pra teste (limitado por funções ou tempo) e um pra comprar.

Keaton

Tem uma diferença entre compra IAP e compra no store.
Pelo menos no Play, dá pra compartilhar produto comprado via Play usando conta da familia. Mas via IAP não.

Outra coisa... se o preço está por fora, geralmente afasta os usuários. Ninguém tá afim de comprar um app às cegas. Ao menos eu prefiro testar antes, sei lá.

FastSloth87

Não fi, se o app é pago, BOTA COM O PREÇO NA PORRA DA APP STORE E NÃO DENTRO DO APP, CARALHO!

Keaton

Mas é como o pessoal faz dinheiro... ou é isso, ou um zilhão de propagandas... ai o pessoal reclama das propagandas.

Fabio Santos

Hoje em dia todos querem uma fatia dos seus ganhos mensais, praticamente desisti de jogar por este método faz tempo e também compras dentro do app é uma vista da uma opção viável pra comprar tudo de uma vez num valor aceitável e pior nunca pensei que tinha pessoas que gostavam tanto num game, o amigo de escola da minha filha o pai dele da todo mês 300 reais pra gastar naquele tal PUB.

Renan Alves

não foi a própria apple que tava forçando a galera a mudar pra versão de assinatura ao no lugar de venda?

FastSloth87

Cara, não tem coisa mais irritante que in-app purchase. Tu acha um app dahorinha, vai usar a FUNÇÃO PRINCIPAL e vem o pop-up "Compre a versão completa pra usar isso bla bla bla". Fidaputa!

Baidu feat MC Brinquedo

Era uma vez o Airdroid e seu sistema de assinatura.

Fui obrigado a abandonar.

Lucas Santos

Lembro dum app(android) pra virtualizar Chromecast na tv box. Fiquei usando o app, gostei e resolvi adquirir o pro. Desisti por não ter opção de compra vitalícia.

Eduardo Braga

Odeio essa moda de apps com assinatura. Parece que todo app no iOS tem isso. É horrível.

Trovalds

Válido pra Apple também. Obrigando os desenvolvedores a terem políticas