Início » Celular » Facebook para Android permite bloquear acesso à localização em segundo plano

Facebook para Android permite bloquear acesso à localização em segundo plano

Saiba como desativar a localização em segundo plano no Facebook para Android e iPhone

Felipe Ventura Por

O Facebook para Android ganhou a opção de bloquear o acesso à sua localização em segundo plano. O app para iPhone já contava com isso, mas seus usuários também serão convidados a analisar o Histórico de Localização. A nova opção está sendo oferecida após uma reportagem revelar que a rede social monitora a posição de alguns usuários considerados ameaças.

Se você ativou o Histórico de Localização do Facebook, o aplicativo para Android vem coletando seu local sempre que possível, mesmo que não esteja aberto. Para impedir isso, haverá a opção de desativar a “Localização em segundo plano” nas configurações.

O Facebook vai colocar um aviso no feed de notícias para os usuários do Android com Histórico de Localização ativado. Haverá um link para abrir as configurações e desativar a localização em segundo plano.

O Android tem uma abordagem tudo-ou-nada para a localização: os apps recebem permissão para acessá-la sempre que quiserem, incluindo em segundo plano; ou simplesmente ficam proibidos de obtê-la. O Android Q vai enfim implementar uma terceira opção: permitir acesso somente quando o app está aberto.

O iOS já possui essas três opções: sempre, nunca ou durante uso do app. Ainda assim, o Facebook para iPhone vai exibir o mesmo aviso do Android sobre o Histórico de Localização, para “verificar se suas configurações também estão como desejam”.

E quem nunca ativou o Histórico de Localização? Neste caso, não será necessário fazer nada; o recurso continuará desativado, e o Facebook não coletará seu local.

Como desativar a localização em segundo plano no celular

No Android, siga estes passos:

  • abra o aplicativo do Facebook;
  • toque no botão de menu ≡, desça a lista e toque em Configurações e privacidade;
  • toque em Atalhos de privacidade e depois em Gerenciar suas configurações de localização;
  • toque em Localização em segundo plano para desativá-la.

No iPhone e iPad, é assim:

  • abra os Ajustes do iOS, role a tela para baixo e toque em Privacidade;
  • toque em Serviços de localização;
  • role a tela até encontrar o Facebook e escolha as opções Nunca ou Durante Uso do App.

Facebook obtém local de pessoas que ameaçam a empresa

Segundo a CNBC, o Facebook obtém a localização de pessoas que são consideradas uma ameaça a seus funcionários. Isso inclui os dados de localização coletados por meio do aplicativo para Android e iOS, além do endereço IP (no caso do site).

O Facebook tem uma lista de monitoramento com centenas de indivíduos que ameaçam publicamente a empresa, seus escritórios ou funcionários. Ela também inclui pessoas que fazem comentários ameaçadores para executivos como o CEO Mark Zuckerberg e a diretora de operações Sheryl Sandberg.

Outras empresas mantêm listas semelhantes de ameaças, mas o Facebook tem o poder de usar seus próprios produtos para identificar essas pessoas e rastrear sua localização.

Com informações: Facebook, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Desliguei o histórico do Youtube por isso, é mto lixo sendo sugerido, e não assino nada lá tb.
Contra o Swarm tem mil opções de avaliações e indicações de locais, o próprio Google Maps faz bem isso com busca, avaliações e sugestões. Qdo viajo é só o Maps e qdo muito um TripAdvisor.

Diego F. Duarte

Swarm eu so n cancelei ainda pq eu tenho mta gentel a e eles sao ativos. Isso da uma minima graca. Alem do mais, ele já me salvou mais de 1x em viagens qdo eu n conhecia o local direito lol. Acho q e uma plataforma bem util (ainda).

O Instagram a graca e q eu simplesmente consigo filtrar as merdas q aparecem la e nao sou obrigado a engolir o conteudo q o Instagram acha q eu deveria consumir, coisa q o Youtube tem feito de pouco em pouco. O que eu já dei de "nao mostrar novamente" em video com cada assunto zuado q mddc.

Caso exemplar foi um canal q eu assinei outro dia por causa de 2 videos q asssiti la. Do nada, o Youtube comecou a me sugerir do nada um monte de videos sobre depressao e suicidio. Eu WTF?

Isso comecou imediatamente apos assinar o canal. Eu pensei e voltei la: O canal do kra tem ZILHOES de videos sobre isso na playlist e eu simplesmente ignorei. Dei unsubscribe e o YT magicamente parou de sugerir esses videos. Provavelmente os 2 videos q eu assisti, q apareceram na lista de sugestoes do YT, eram iscas pra atrair incautos pro canal.

Eu fico atento, o problema e qm n esta...

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Sim, um dos apps dos meus clientes só funciona com facebook, swarm perdeu a graça faz tempo, instagram eu gosto, e filtro muito mais que o face apesar das propagandas terem enchido mto o saco

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Eu uso qdo estou no trabalho, mas mto pouco tb... não gosto mto do face

Eduardo Braga

Usa no navegador

Diego F. Duarte

Eu simplesmente refiz meus logins nos pouquissimos sites q eu usava o Facebook login, antes de cancelar ha 2 anos, e esse ano cancelei o twitter e to focando mais em RSSs e videos. Por ora só mantive o Estragão e o Swarm, mas até eles já to reconsiderando.

Zero arrependimento!

Por incrivel q pareca, existem sites q EXIGEM uma conta do FB p vc logar (tipo Turbi ou Tim Beta). Esses eu boicoto e passo longe, n quero contabilizar nem fakes nessa plataforma nunca mais

Seraph

tô dois anos sem usar. Não faz falta

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Não sei porque ainda não desinstalei essa porcaria... quase não abro, bloqueei rodar em segundo plano, bloqueei uso de dados em segundo plano, bloqueei qquer acesso a localização faz tempo... tem alguns sites que ainda uso face pra login... fora isso....