Início » Celular » Nokia 9 PureView traz cinco câmeras e promessa de fotos caprichadas

Nokia 9 PureView traz cinco câmeras e promessa de fotos caprichadas

Além de cinco câmeras na traseira, Nokia 9 PureView traz tela 2K de 5,99 polegadas e chip Snadpragon 845

Emerson Alecrim Por

O Nokia 9 PureView é oficial. Depois de muitos rumores, a HMD Global, empresa que responde pela produção dos smartphones Nokia atualmente, anunciou o modelo no MWC 2019. Tal como os vazamentos adiantaram, o grande destaque do celular está na traseira: são cinco câmeras por ali.

Nokia 9 PureView

Todas elas têm 12 megapixels e abertura f/1,8. Porém, três contam com sensor monocromático enquanto que, nas outras duas, os sensores são RGB (coloridas). As lentes foram fabricadas sob encomenda pela Carl Zeiss. Nenhuma delas é grande angular ou telefoto, ao contrário do que acontece em outros smartphones com múltiplas câmeras.

Mesmo assim, a promessa é a de que, juntas, as cinco câmeras gerem fotos com qualidade muito acima da média. Para tanto, a HMD fechou uma parceria com a Light — aquela empresa que criou um smartphone com nove câmeras — para implementar um chip responsável por controlar as câmeras traseiras.

No momento do disparo, o sistema da Light faz cada câmera registrar a imagem usando ajustes distintos de balanço de branco, exposição e outros parâmetros. Logo em seguida, as imagens são mescladas para formar uma única foto com um nível elevado de detalhamento.

Esse detalhamento inclui imagens claras mesmo em ambientes com iluminação reduzida, sem que isso resulte em excesso de ruído. A HMD também fala em fotos com fundo desfocado mais realistas: mesmo não havendo uma lente específica para isso, as cinco câmeras produzem um mapa de profundidade para gerar um efeito de desfocagem convincente — via Google Fotos, é possível fazer o ajuste de foco depois de a imagem ter sido tirada.

Repare que a traseira tem sete "buracos". Além das cinco câmeras, eles abrigam o flash LED e um sensor 3D ToF que ajuda justamente na coleta de dados de profundidade. Esse sensor também é útil para aplicações de realidade aumentada, como uma régua virtual.

Outra parceira da HMD Global na concepção do smartphone é a Adobe. Graças a ela, é possível editar imagens em formato RAW diretamente no aparelho. O Lightroom vem instalado de fábrica e receberá atualizações específicas para trabalhos com as cinco câmeras.

Estas são algumas fotos que, de acordo com a HMD Global, foram feitas com o Nokia 9 PureView:

Foto feita com o Nokia 9 PureView

Foto feita com o Nokia 9 PureView

Foto feita com o Nokia 9 PureView

Devemos esperar pelos reviews independentes para termos certeza de que o Nokia 9 PureView é tudo isso mesmo quando o assunto é fotografia, mas as expectativas são altas.

Um celular com todos esses recursos precisa de um hardware com fôlego, é claro. As especificações do Nokia 9 PureView não decepcionam: temos aqui um chip Snapdragon 845, 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento interno de dados, bateria de 3.320 mAh e Android 9 Pie.

Na frente, encontramos uma tela P-OLED de 5,99 polegadas e resolução de 2880x1440 pixels (2K), tecnologia PureDisplay (proporciona cores mais intensas, mais contraste e mais brilho), HDR10 e sensor de impressões digitais integrado. Ali também está uma câmera de 20 megapixels com flash LED duplo.

Nokia 9 PureView

O Nokia 9 PureView vai ser lançado em março com preço sugerido de US$ 699.

Nokia 9 PureView — ficha técnica

  • Tela: P-OLED PureDisplay de 5,99 polegadas, 2880x1440 pixels (2K), formato 18:9, HDR10, sensor de digitais e proteção Gorilla Glass 5
  • Processador: octa-core Snapdragon 845 de 2,8 GHz e GPU Adreno 630
  • RAM: 6 GB
  • Armazenamento: 128 GB (não expansíveis com cartão de memória)
  • Bateria: 3.320 mAh com recarga rápida e carregamento sem fio (Qi)
  • Câmeras traseiras: cinco sensores de 12 megapixels, abertura f/1,8 e lentes Zeiss, sendo três monocromáticos, dois RGB
  • Câmera frontal: 20 megapixels com flash LED
  • Dimensões: 155 x 75 x 8 mm
  • Peso: 172 g
  • Conectividade: 4G, Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 5.0, NFC, GPS, USB-C
  • Sistema operacional: Android 9 Pie
  • Outros: corpo de metal, cor "midnight blue", certificação IP67

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

paulo yan
Preço excelente. Aguardar pra ver se as câmeras são tudo isso mesmo.
Rod
Realmente, é uma bela foto.
José Vieira
Sem edição no próprio aparelho...
Leumas Ninguem
Mas a concorrência permite também fotos em RAW...
Rafael Rocha
Desde quando a HMD trouxe a marca Nokia de volta ao mercado, sempre houve críticas no sentido de estarem apenas usando o nome, sem de fato apostar em algo inovador como a antiga Nokia fazia. Esse aparelho tem a grande chance de mudar essa opinião, nem que seja um pouco, ao trazer uma aposta realmente diferente (e cobrando menos do que muitos concorrentes fazem).
José Vieira
Concordo em parte. pois também é muito fácil editar o exif de qualquer arquivo fotográfico. Entretanto, o passado da Nokia em câmera fones e a expertisse da Zeiss em produzir lentes para celulares me deixam tranquilos a esse respeito. Também é lógico que essas fotos são feitas por fotógrafos profissionais com alguns apetrechos e truques de gente que conhece do riscado (filtros, defletores e iluminação artificial - essa sombra a favor da foto é claramente resultado de uma iluminação indireta colocada artificialmente, um defletor por exemplo ou uma photoshopada básica, rs). Mas só o fato de produzir um arquivo raw que me dê liberdade de trabalhar essas características na foto já o coloca a frente da concorrência.
Gertrudes, a Lhama
Tripofobia é aversão a padrões IRREGULARES de furos.Na internet todo mundo diz que tem só pra poder comentar alguma coisa.
Don Ramón
É sempre bom desconfiar dessas fotos de demostração que têm as informações do exif suprimidas...
José Vieira
Pelo que vi das fotos no GSM Arena... é A-NI-MAL!Infelizmente os exemplos dessa matéria não demonstram o real poder de detalhamento dessa câmera... Se existe algo difícil de fotografar são ambientes gelados, o branco do gelo apaga detalhes finos... Porém, a equipe de desenvolvimento dessa câmera se superou:https://cdn.gsmarena.com/im...
Car Xpert
Caramba, essas fotos parecem tiradas de DSRL, tá absurda essas fotos, se realmente forem do PUREVIEW da Nokia a concorrência ficou pra trás.
Car Xpert
A MELHOR COM CERTEZA
Car Xpert
Por causa do 845 ele vai ser o MELHOR custo benefício do mercado disparado
LekyChan
Celular do dragon ball
Car Xpert
Em alguns reviews já deu pra perceber que a câmera é REALMENTE PODEROSA.
Car Xpert
A câmera é INCRÍVEL, pode-se dizer que elevou o patamar da fotografia em telemóveis
Car Xpert
Cara, será se aquela foto foi tirado com o NOKIA 9 mesmo, que foto espetacular é aquela mano, ABSURDA
Daniel R. Pinheiro
Com todas essas câmeras, ele deve (tem que) trazer resultados impressionantes. HDR's incríveis (uma vez que teoricamente pode tirar até 5 fotos simultâneas com exposições diferentes, tudo sem a ajuda de um software no PC). Dá até pra fazer fotos em movimento, como a própria Nokia trouxe anos atrás, com esses focos ajustáveis pós shoot. É bacana o que se pode fazer com essa câmera, se o software permitir...
Mendonza
Já atacou aqui joven
Seraph
Quanto anos vão demorar para que as câmeras fotográficas sejam de fato extintas?
Leonardo
até hoje quando olho as minhas fotos do finado 920 e 930, elas continuam sendo melhores em ambientes de pouca luz do q os outros celulares de hoje (talvez o s10 e o p20 superem atualmente, mas não tive contato real com eles). Então imagino que sim, esse celular vai colocar a fotografia em outro patamar. Quanto ao zoom, as lentes combinadas devem tirar fotos de dezenas de megapixels, então você pode dar zoom digital sem perda significativa de qualidade.
Mateus B. Cassiano
Li no Engadget senão me engano que eles começaram o desenvolvimento do chip da Light pra dar conta das 5 câmeras antes mesmo do Snapdragon 855 ser anunciado, quando ele chegou no mercado não dava mais tempo de trocar o SoC...
Tudo Hi end, mas acho q vacilou em não ser snap 855, não que 845 seja ruim.
Maicon Bruisma
A frente é um LG G6, a traseira achei bem bonita, simétrica e única. Agora, se as câmeras tiverem tanta qualidade assim, talvez a HMD emplaque finalmente um aparelho top. Espero que sim, pq, se as fotos do lançamento forem realmente do aparelho, principalmente a da lhama, meu Deus, quero muito, vendo meu S8 Plus é desisto do Mi9 pra pegar um.
Jairo ☠️
Olha que pelas specs , câmeras o preço não está salgado , me.oarece ser uma boa compra para os amantes de fotografia.
uB.
Olha, preço bem interessante diante do padrão de $999. Gostei!E sobre não ter super grande angular ou tele zoom, tudo bem se a qualidade for superior, até pq, a gente tira mais fotos na lente padrão mesmo.
Uriel Dos Santos Souza
O aparelho é legal! Quem tem tripofobia pode se incomodar!É um belo celular mesmo!
Franco Luiz
O aparelho é bonito em , Essas cameras atras sao estranhas mas com capinha deve da uma "mascarada" mas a cor e a frontal achei bem bonito embora tenha bordas demais