Início » Celular » Motorola prepara celular dobrável diferente do Galaxy Fold e Huawei Mate X

Motorola prepara celular dobrável diferente do Galaxy Fold e Huawei Mate X

Motorola deve lançar smartphone dobrável no terceiro trimestre, inspirado no design do Razr V3

Felipe Ventura Por

Rumores diziam que a Motorola iria lançar um smartphone dobrável com a marca Razr em fevereiro. Isso não aconteceu — hoje é o último dia do mês! — mas um executivo confirmou que a empresa está, sim, preparando um celular do tipo. Ele deve chegar ao mercado no terceiro trimestre.

Motorola Moto G7 Plus

Motorola Moto G7 Plus

Uma fonte diz à CNET que a Motorola planeja lançar seu smartphone dobrável no verão americano — que corresponde ao terceiro trimestre — e que o design do aparelho será diferente do Samsung Galaxy Fold e do Huawei Mate X.

Dan Dery, vice-presidente de produtos globais da Motorola, diz em entrevista ao Engadget que a empresa vem trabalhando com dispositivos dobráveis “há muito tempo”. Se for lançar um celular do tipo, ela não pretende colocar a tela do lado de fora, por arranhar muito fácil.

“Estamos testando um dispositivo OLED de plástico com filme plástico por cima”, diz Dery, referindo-se a um design semelhante ao Huawei Mate X. “Você arranha esse tipo de tela ao tocá-la com suas unhas. O dispositivo tem uma vida curta, começa a estragar no dia em que você o tira da caixa. Mas no primeiro dia, ele é lindo.”

Motorola deve usar design dobrável do Razr V3

Registro de design da Motorola na WIPO

É um sinal de que a Motorola deve usar o design do clássico Razr V3 para seu futuro celular dobrável. Ela recebeu nos EUA a patente de um smartphone dobrável com uma tela interna.

A empresa também fez um registro de design na WIPO (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) de um celular dobrável semelhante ao V3. O aparelho dobra ao meio e parece ter duas telas, uma interna (maior) e outra externa.

Além disso, Dery conta que a Motorola vem explorando um dispositivo com articulação dupla, ou seja, com uma única tela que se dobra duas vezes. Seria algo semelhante ao protótipo que a Xiaomi apresentou recentemente. O executivo avisa, no entanto, que esta “definitivamente não será nossa primeira tentativa” em celulares dobráveis.

A Samsung deve lançar o Galaxy Fold em abril por US$ 1.980; enquanto isso, a Huawei deu um prazo mais vago (meados de 2019) para seu Mate X, que custará 2.299 euros. O celular dobrável da Motorola deve custar cerca de US$ 1.500, segundo o Wall Street Journal.

Patente da Motorola para celular dobrável

Com informações: Engadget, CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celso

Pensei a mesma coisa.
O problema é que a TCL já demonstrou na MWC algo nesse formato proposto pela Motorola.

Celso

Isso é algo a ser comprovado, ainda.
Vale ressaltar que na Ásia, aparelhos do tipo nunca saíram de moda (a Samsung ainda tem três famílias de aparelhos só voltadas para smartphones flip na China e Coréia do Sul (estranho não no Japão, também)).

Celso

Pior que não.
Eu também estranhei uma patente recente demonstrando o finado Moto Blur como UX.

Vinicius H

A maioria dos comentários que vi do Fold ou Mate X se referem a possibilidade de ver filmes. Mas acho que estão esquecendo que pelo formato dos filmes, a área útil ficará praticamente a mesma dos atuais smartphones, com grandes bordas pretas sobre e sob o vídeo. Se for pra produtividade vale à pena pra consumo de multimídia, me parece besteira...
Ja com a tela dobrado pra cima como é a ideia da Motorola e se o aparelho for um pouco mais largo, de forma a manter uma proporção próxima a 18:9 quando aberto fará sentido para consumo de mídia. E me parece ser a opção mais lógica.

GTR TELEFONIA

realmente um celular dobrável que me despertou interesse pois fica pequeno no bolso.

Talvez vire tendência novamente celulares pequenos dobráveis.

Jefferson

Esse vai ser o Top (dos +Feios) 😁

Daniel R. Pinheiro

Se não for pra encerrar uma ligação, dobrando o aparelho sem quebrar a tela, nem vale a pena... ^^

Marcelo Yon

Não via uma idéia tão boa desde o primeiro iPhone de 2007

Willguevara

Gostei mais deste aparelho da patente da motorola do que os dobráveis apresentados até agora. Enquanto as outras empresas estão mostrando aparelhos já grandes que se desdobram em algo maior ainda, esse entendeu que os aparelhos atuais já são grandes e se dobra no meio para algo que caiba melhor no bolso.

Carlin

Bom embora serão apenas pedidos de patentes, não sei se esse aparelho vai realmente ser tão interessante quanto o Mate X, que apesar das falhas (tela altamente exposta a riscos), ainda consegue ser a solução mais aceitável quando o assunto são smartphones dobráveis, o aparelho tende a ser muito quadrado quando fechado, a tela de forma não vai ser tão util, obrigando o usuario a usa-lo quase que sempre aberto, a versatilidade vai embora por simplismente se torna uma necessidade ao usa-lo!

Yago G. Oliveira

Essa patente parece da época do froyo.

Franco Luiz

Ate parece legal mas acho que a moda flip nao volta mais nao

Jairo ☠️

Gostei da proposta , me pareceu ser mais interessante que as propostas da Samsung e Huawei

Alisson Santos

Acho bacana a tecnologia das tela dobráveis, serão excelentes em determinados aparelhos, mas acho que em celulares é perfumaria, vai chamar atenção e despertar interesse por um tempo, depois sumirá do mercado igual as TVs 3D.

Blunicórnio

Vejo com bons olhos um celular dobrável com o design do V3, talvez seja o tipo que mais faça sentido: um smartphone grande quando aberto e uma telinha menor quando fechado só para ver notificações.