Início » Gadgets » Google Home expande suporte a comandos de voz em português

Google Home expande suporte a comandos de voz em português

Google Home permite controlar dispositivos de casa conectada, como lâmpadas, usando comandos de voz em português

Felipe Ventura Por

Os alto-falantes Google Home e Home Mini conseguem entender comandos de voz em português desde o ano passado, incluindo perguntas e rotinas para realizar uma sequência de tarefas. Nos últimos dias, os usuários no Brasil repararam que também é possível controlar dispositivos de casa conectada, como lâmpadas, usando o Assistente em nosso idioma.

Foto por Mack Male/Flickr

O usuário @AdrianooRodr do Twitter demonstra em vídeo que é possível ativar as lâmpadas de um cômodo através de voz: o Google Home responde quase que imediatamente ao comando “OK Google, acender cozinha”. A usuária @jujubas teve sucesso ao fazer algo semelhante. Este recurso não estava disponível anteriormente.

Aparentemente, o suporte a português no Google Home e Home Mini está presente apenas para usuários do Android. Para ativá-lo, siga estes passos:

  • abra o aplicativo Google Home;
  • no canto inferior direito, toque em Conta;
  • toque em Configurações e selecione a aba Assistente;
  • toque em Idiomas;
  • toque no idioma atual e depois escolha a opção Português (Brasil).

Vale lembrar que o Google ainda não reconhece oficialmente o português como idioma suportado no Google Home. Este artigo de suporte lista apenas o inglês (EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Índia, Cingapura), alemão, coreano, dinamarquês, espanhol (Espanha e México), francês, francês canadense, holandês, italiano, japonês, norueguês e sueco.

O Google diz em sua conta oficial do Twitter: “estamos sempre testando coisas novas em nossos produtos, mas não temos nenhuma novidade para compartilhar no momento sobre a língua portuguesa no Google Home”.

Google Home perdeu (e recuperou) suporte ao português

O suporte ao português no Google Home apareceu em outubro do ano passado, ainda em beta. Ele funcionava inicialmente apenas no iOS e foi expandido para o Android.

Mas, em janeiro deste ano, o alto-falante deixou de responder a comandos em nosso idioma. O Google disse no Twitter, em resposta a um usuário: “o idioma em português ainda não se encontra implementado, a versão que você acessava era apenas uma versão beta”.

Então, ainda em janeiro, nosso idioma voltou — mas aparentemente só para usuários do Android. Ele está presente no Google Home e Home Mini; relatos dizem que o Google Home Hub, com interface gráfica e tela de 7 polegadas, não funciona com o Assistente em português.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Viana

infelizmente não consigo mais usar o meu google home mini. Comprei no ano passado e usei até o final de fevereiro. Após uma atualização do App Home não consigo mais conectar o meu home mini. Aparece a mensagem: "Este Google Home Mini foi fabricado para um país diferente e não éo compatível com sua rede Wi-Fi." Alguém ai tá passando por isso?

Alexandre Marx

Deu certo obrigado!

Thiago Giolo

Aqui os comando de liga e desliga vão de boa.

uB.

Tenho um Home desde seu lançamento, mudei pro português pra testar e funciona legal, apesar de não ser tão completo quanto o inglês.

Porém, achei a voz do português muito robotizada, a versão inglês n chega a ser 100% humano, mas tá muito na frente que o pt-br

Rogério

Tenta o seguinte, reinicia o google home e talvez reinstalar o app, além de excluir teu perfil de "casa", aqui não estava funcionando aí fiz todos esse procedimentos e deu certo!

Alexandre Marx

Eu infelizmente não consigo, mando acender a luz da cozinha que está na minha rede e recebo a resposta que ainda não está disponível a função, isso no home, na mi box e no smartphone :(

Bruno Stecanella

Por aqui também, liberou o português mas muitas coisas ainda retorna o comando em inglês. Ligar e desligar a TV não rola em português também. *usuário ios

Gabriel Andrade

cara existe uma forma de usar o broadlink normalmente com o assistente google, uso a uns 3 anos

Beto Roberto Silva

Ok Google. Ligar sala de estar. Resposta . Oito coisas não estão disponíveis, você pode tentar fazer esse ajuste novamente....rsss o jeito é seguir usando rotinas para os comandos em portugues

Zanac_Compile

Uso ALEXA (Amazon ECHO) + Broadlink pra automatiza a casa toda.
Tudo em inglês, a baba do meu guri já está fluente :D

Muito bem vindo esse suporte do Google, detalhe que faz toda a diferença. Pode esperar sentado, que em 2030 a Apple e a Amazon anunciam suporte a português nos devices deles...

Gabriel Marques

Ontem mesmo chegaram minhas lampadas smart RGB da yeelight. Testei o controle usando o Home e deu certo para acender e apaga-las usando o idioma português. Infelizmente o controle de brilho e cor funcionam apenas com ingles

Diego F. Duarte

Aguardando o suporte ao home hub. O meu mini ja responde ha um tempinho

Thiago Giolo

Uso iOS e o Google Home Mini para ativar rotinas, ligar as TVs em pt-br Brasil há alguns dias.