Como impedir o WhatsApp de compartilhar dados com Facebook

Descubra como impedir que o Facebook colete dados do WhatsApp, desde os seus hábitos particulares até sua lista de contatos

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
WhatsApp / Facebook / Pixabay

O WhatsApp, um dos mensageiros instantâneos mais populares, compartilha os seus dados com o Facebook desde 2016. No entanto, você pode optar não enviar nenhuma dessas informações se não quiser. Para isso, é preciso alterar as configurações do app.

WhatsApp compartilha dados com Facebook

Como forma de potencializar seus negócios, o Facebook alterou os seus Termos de Serviço e passou a coletar metadados dos usuários do mensageiro instantâneo, com uma série de objetivos: desde oferecer a possibilidade de encontrar um contato seu no aplicativo na rede social, como comercializar tais dados com seus parceiros comerciais. Como o WhatsApp utiliza criptografia de ponta a ponta, suas conversas não podem em teoria ser compartilhadas, mas seu comportamento, ou sua lista de contatos, sim.

No entanto, você pode optar por não enviar absolutamente nada ao Facebook, e manter os seus dados e contatos do WhatsApp apenas dentro do app. Veja como fazê-lo.

WhatsApp / whatsapp facebook
  1. Abra o WhatsApp, e toque no botão Menu (os três pontinhos no canto superior direito);
  2. Toque em Configurações;
  3. Toque em Conta;
  4. No iPhone: toque para desligar a chave Compartilhar Dados da Minha Conta.
    No Android: desmarque a caixa Compartilhar dados da conta;
Facebook WhatsApp
  1. Em ambos os casos, será exibida uma mensagem pedindo a confirmação da mudança.
    toque em Não compartilhar.

E pronto.

Tanto no Android quanto no iPhone, a opção de compartilhar ou não os dados é um passo único. Ao confirmar o não compartilhamento, a opção desaparece no Android, e no iPhone, ela se torna indisponível. Assim, o usuário não pode voltar atrás em sua decisão.

Independente de optar ou não pelo compartilhamento de dados, o Facebook informa que não compartilha os números de telefone, ou as conversas de seus usuários.

No entanto, isso já se mostrou não ser bem a verdade.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados