Início » Brasil » Prefeitura de São Paulo inicia fiscalização de carros de Uber, 99 e Cabify

Prefeitura de São Paulo inicia fiscalização de carros de Uber, 99 e Cabify

Os motoristas de aplicativos precisam ter o Conduapp para evitar multa de R$ 4.500 e a retenção de seus carros

Victor Hugo Silva Por

A fiscalização da Prefeitura de São Paulo sobre carros de serviços de transporte como Uber, 99 e Cabify começou nesta segunda-feira (8). A medida está prevista no decreto assinado em janeiro pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) que definiu as atuais regras para o setor.

Os motoristas precisam contar com o Cadastro Municipal de Condutores (Conduapp) para evitar multa de R$ 4.500 e a retenção do carro. O documento é obtido ao final de cursos de treinamento oferecidos por empresas às quais prestam serviços, Centros de Formação de Condutores (CFCs) e instituições credenciadas pelo Departamento de Transportes Públicos (DTP).

Prefeitura de São Paulo inicia fiscalização de carros Uber, 99 e Cabify (Foto por Fernando Oda/Núcleo Editorial/Flickr)

Para conseguir o documento, os motoristas precisam ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que indique a realização de atividade remunerada, comprovante de residência e certidão de antecedentes criminais.

A Prefeitura também exigirá um adesivo fora do carro que indique a ligação com um aplicativo de transporte, além de foto e nome do motorista na parte interna. Os condutores precisarão, ainda, do Certificado de Segurança do Veículo de Aplicativo (CSVAPP).

O documento é oferecido pelos aplicativos após uma vistoria com prazos que variam de acordo com o número final da placa. A inspeção avaliará as condições de limpeza e segurança do veículo, mas será cobrada apenas em 2020 para os motoristas se adequarem à regra.

Após a análise do carro, serviços como Uber, 99 e Cabify enviarão as informações aos órgãos municipais. “O objetivo é garantir que somente veículos que reúnam condições de segurança, higiene e limpeza para os passageiros possam atuar no mercado”, diz a Prefeitura.

Entre as regras do novo decreto, estão o limite de oito anos de fabricação para carros cadastrados em aplicativos e a exigência do licenciamento na cidade de São Paulo. De acordo com a Folha de S.Paulo, as empresas reconhecem avanço do decreto, mas criticam este ponto.

Segundo elas, a regra que proíbe carros de fora da cidade de atenderem passageiros na capital é equivocada. A Prefeitura, por sua vez, diz que trabalha para proporcionar maior segurança aos passageiros e motoristas do setor.

“Não é correto que veículos que utilizem intensamente o viário da capital, gerando custos à cidade de São Paulo, recolham o IPVA em outro município”, argumenta o governo.

Com informações: Prefeitura de São Paulo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sávio Christi

Espero mesmo que sim, mas eu já reclamei do Mercado Livre lá no Reclame Aqui (por exemplo) e eles nunca me responderam!

Fausto Faria

Reclame no Facebook, sites de Consumidor, Reclame Aqui... Algum eles atendem.

Sávio Christi

Você tem toda a razão, me perdoe, eu agi errado mesmo! De qualquer forma, a Uber peca por não fornecer atendimento ao cliente / suporte ao usuário, já que eu não consigo mais confirmar meu CPF e atualizar meu e-mail e precisei ficar com a 99!

Fausto Faria

Nunca afirmei saber de tudo. Só porque apontei uma falta de justiça no seu julgamento, não quer dizer que eu me sinta melhor do que alguém.

Nunca vi esse vídeo, então não sei nem se realmente da para fazer da forma como mostraria. Fraude dá para fazer com qualquer App ou sistema, basta verificar alguma brecha ou se vc precisa de cúmplice. Eu conheço gente que viajou de táxi de forma gratuita e fraudulenta. Até ai... Sempre vai ter alguém buscando brechas em tudo. Se tem mais na Uber, ok. Mas como já vimos aqui, a Uber está muito mais exposta, então seria natural ver mais casos de fraude e mal uso. Agora, tudo isso vem da má índole e não é culpa da empresa/taxista/sindicato/App.

Sávio Christi

Já que você sabe de tudo nesse quesito ou sentido, me confirme que é possível viajar de táxi de graça! Sim, pois um adolescente filmou como viajar de Uber sem pagar nada!

Fausto Faria

Vamos pensar no sua frase: não se divulga de um lado, mas se divulga do outro, logo... vc vê mais notícias sobre um deles e é isso!?!??

Sindicatos ganham dinheiro do Estado. Imagine o tamanho do BO se tudo o que acontece de errado com taxistas pudesse ser reportado, organizado e divulgado. Se recebe grana do Estado, esse reporte deveria ser obrigatório, mas nem existe.

Do outro lado há uma empresa particular que tem canal de reclamação oficial, está cada vez mais abrindo seus podres ao público para assim corrigí-los (que seja para ganhar mais, dane-se), o usuário pode tornar público até o mal entendido (o que não dirá as grandes merdas) e que está exposta ao Estado, sendo atacada por ele...

Você está comparando algo escondido com algo quase público e que, ironicamente, é invertido.

Sempre vai ter merda, mas ficar batendo na livre iniciativa de uma empresa que está fazendo com que sindicatos e o Estado mostrem sua incompetência é jogar contra.

Sávio Christi

Nunca ouvi falar que já tivessem sido divulgados, mas têm muito mais notícias de uberistas do que de taxistas fazendo isso!

Fausto Faria

Quais são os números oficiais para confrontarmos?

Sávio Christi

Sim, eu sei disso tudo, só que a Uber nada faz para controlar esses casos, veja bem isso!

Sávio Christi

Sim, já teve, mas os casos de uberistas fazendo essas coisas são excessivos, sabia disso?

Anderson Pimentel

400 corridas tu ainda ta cheirando a leite meu amigo

Keaton

O tanto de maluco que eu já vi fazendo barbeiragem e que tinha carteira não é dessa conta... incluindo um certo mocorongo que tava dirigindo bebado, em altissima velocidade e com a carteira vencida, que acabou decapitando (sim, literalmente arrancou a cabeça) de dois jovens, ai o covarde enrolou a justiça por quase quinze anos e depois ainda conseguiu reduzir a pena o suficiente para ficar no regime semi/aberto....

wagner Soares Silva

CONSEQUENTEMENTE MONTADOS VENDERAM MENOS CARROS PARA LOCADOS

wagner Soares Silva

OS CARROS ALUGADOS COM A PLACA DE BELO HORIZONTE FICAM COMO NESSA SITUAÇÃO? LOCADORAS VÃO DIMINUIR MUITO SEUS ALUGUEIS PARA MOTORISTAS DE APLICATIVOS

DanielBastos

Se fosse no partido concorrente que teve proposta de lei feita dentro do sindicato dos taxistas ia mudar o que?

Exibir mais comentários