Início » Antivírus e Segurança » Google transforma seu celular Android em chave para autenticação de dois fatores

Google transforma seu celular Android em chave para autenticação de dois fatores

Google permite usar smartphone com Android 7.0 Nougat ou superior como chave física para verificação em duas etapas

Por
14 semanas atrás

Uma medida essencial para se proteger na internet é ativar a autenticação de dois fatores sempre que possível: dessa forma, você terá que inserir um código adicional para login, ou mesmo usar uma chave física. Agora, o Google oferece uma opção ainda mais segura, permitindo que seu celular Android seja uma chave física.

Há uma chave de segurança embutida em todo celular rodando Android 7.0 Nougat ou superior com Play Services. Ela pode ser ativada nas configurações da sua conta Google. Feito isso, basta segurar o botão de volume no smartphone para confirmar o login.

Como sempre, você perderá um pouco de comodidade por mais segurança: a chave física do Android requer um computador com Bluetooth ativado e só funciona com o navegador Chrome nesta fase beta. Isso está disponível no Windows 10, macOS e Chrome OS (não em outras distribuições do Linux).

O Google diz que esta é uma forma melhor de proteger sua conta se comparada a códigos via SMS ou aplicativo: “invasores sofisticados podem contorná-los direcionando você a uma página falsa de login para roubar suas credenciais”.

Esta novidade também funciona no G Suite e Google Cloud, e é pensada para empresas: “sua organização pode implementar mais rápido a verificação em duas etapas, ao mesmo tempo em que minimiza o treinamento dos usuários e os custos em geral”, diz o Google.

A chave física do Android será útil inclusive para quem está no Programa Proteção Avançada: ele é voltado para pessoas físicas com mais chances de sofrerem ataques direcionados, como jornalistas, ativistas, empresários e equipes de campanhas políticas.

Como ativar a chave física do Google no Android

Para ativar a chave de segurança interna do Android, faça o seguinte:

  • adicione sua conta Google no Android, caso não tenha feito isso antes;
  • acesse este link em seu computador para ativar a autenticação por dois fatores;
  • ainda no computador, desça a página e, na seção Configurar segunda etapa alternativa, clique em Adicionar chave de segurança;
  • selecione seu smartphone e clique em Adicionar;
  • insira sua senha e o celular será adicionado às formas de autenticação de dois fatores.

Vale lembrar que este recurso está em beta e funciona apenas no Chrome. Ele está disponível para computadores rodando Windows, macOS ou Chrome OS que tenham Bluetooth. Não é necessário parear o smartphone com o PC.

Ao fazer login, você verá um aviso do sistema operacional para usar a chave de segurança. Segure o botão de volume em seu smartphone para confirmar. Se não der certo, você poderá usar outra forma de verificação em duas etapas, como Google Authenticator ou uma chave física.

Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.