Início » Celular » Google testa atualizações do Android Q através da Play Store

Google testa atualizações do Android Q através da Play Store

Update apareceu em alguns aparelhos Pixel que rodam o Android Q beta

André Fogaça Por

Aparentemente o Google está testando uma nova forma de entregar atualizações do sistema operacional e ela envolve a Play Store. Usuários que estão com a versão beta do Android Q encontraram updates de sistema que chegam por meio da loja oficial do gigante das buscas para softwares, deixando de lado a distribuição via menu de ajustes.

A mudança já é utilizada por alguns fabricantes para entregar recursos de alterações da interface, como é o caso de apps da One UI que são entregues via Galaxy Apps e partes da ZenUI, que chegam pela Play Store. A diferença é que a alteração que é entregue ao usuário neste teste é mais profunda e envolve alterações no firmware.

A novidade foi encontrada por algumas pessoas que testam o próximo Andorid em um aparelho Pixel. Uma notificação de atualização de sistema aparece, o arquivo é baixado por meio da Play Store e tocar na notificação de conclusão do download faz o celular ser reiniciado automaticamente.

Forçar a atualização ao tocar nas notificações pode não ser a melhor forma de entregar updates (não é, usuário do Windows 10?), e isso pode estar acontecendo pelo estágio inicial de testes da nova ferramenta. Certamente ela será alterada para que o proprietário do aparelho possa escolher quando quer atualizar o dispositivo – da mesma forma como acontece atualmente com estas alterações.

De qualquer forma, o Google já entregou novidades para aparelhos por meio de sua loja, como é o caso do Google Play Services. Entregar alterações mais profundas pela loja também pode ajudar na hora de diminuir o tempo entre a liberação do update e a instalação pela base de usuários do sistema.

Com informações: Android Police e 9to5Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celso

O exemplo da atualização do Windows 8 para o Windows 8.1 é ainda melhor (já que era possível mediante Windows Store).

Gaius Baltar

A Samsung (2ª maior fabricante mundial) já tem um sistema próprio e a Huawei (3ª maior) está desenvolvendo o seu sistema.

jefferson gobbo

E que empresa hoje trocaria o Android, consolidado mundialmente por um sistema proprietário?
Duvido muito que se o Google pressionar alguma empresa, mesmo a Samsung, abandonaria o Android..

Eduardo Papa

Ah sei lá, um sitema basico igual para todos e cada uma faz a sua modificação, acredito não ter problema. Mas na real, é mais profundo que isso tudo... e envolve muita grana, esse lance de atualização no android.

Alexandre Copi

To sonhando com a função de desktop sair nessa versão, mas acho que vem só na do ano que vem, infelizmente. Hoje só dependendo dos Galaxies S / Huawei.

John Smith

Tipo o finado WP/W10M que tinha partes do sistema atualizadas da mesma forma?

Por isso que é sonho hehe. Mas várias fabricantes disponibilizam drivers mais novos sim, as fabricantes de celular que não colaboram.

Felipe Silva

Provavelmente estao testando até onde podem pressionar as fabricantes sem que elas se rebelem e criem outro SO.

Felipe Silva

Não acho que resolveria o problema de forma geral, acredito que poucos aparelhos que possuam os drivers para a versão nova do Android deixam de ser atualizados, a maioria nem é feito drivers compatíveis.

Eliézer José Lonczynski

A Loja já lida com downloads e instalações, faria sentido distribuir por lá, principalmente updates de segurança.

Rodrigo Sena

Vai morrer que nem isso aqui: https://tecnoblog.net/21516...

anderson

Não deixa de ser uma possibilidade.

Gaius Baltar

O Google não pode bater de frente com os fabricantes, pois a produção de hardware própria da empresa é ínfima comparada ao universo de dispositivos Android. Esticar a corda contra os fabricantes pode significar sistemas operativos alternativos no futuro e isso afetaria o core business da empresa de Mount View: captação de dados para a publicidade.

Gaius Baltar

Seria bom se existisse algum sistema de dispositivos móveis atualizasse aparelhos com pelo menos 5 anos não é?

Meu sonho é o Google disponibilizar as versões do Android no play store com todo os drivers na ROM pra qualquer celular poder ter a ultima atualização do sistema, igual ao Windows
Não custa sonhar

Exibir mais comentários